BOM
Climatização
O sistema é automático digital. A vazão de ar pelos difusores do painel é boa, bem distribuída e com rumorosidade de funcionamento satisfatória, mesmo na velocidade máxima. Não tem saídas específicas para os passageiros de trás, nem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou bom funcionamento e está bem vedado.
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto, com reações equilibradas nos dois eixos e o pedal de freio tem boa sensibilidade. O ABS está bem calibrado e, após uso constante em longa descida sinuosa, não apresentou superaquecimento. Em frenagem de emergência, o espaço percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade e sem alteração da trajetória. O freio de estacionamento atuou normalmente.
Câmbio
As relações de marchas/diferencial estão muito bem elaboradas em função do rendimento do motor e peso do automóvel. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez, além do bom curso da alavanca.
Motor
A potência gerada é boa para a sua cilindrada e torque, e, mesmo atuando com força máxima em alta rotação, satisfaz na dirigibilidade. A rumorosidade de funcionamento é baixa. Devido ao câmbio homologado, as retomadas de velocidade e aceleração são boas e a perda no rendimento, quando o veículo está carregado e o ar-condicionado ligado, é aceitável.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura, com bom curso. A assistência é elétrica, o que proporciona esforço muito baixo em manobras de garagem e estacionamento, sendo segura e com boa sensibilidade no uso na estrada. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno satisfazem. A precisão na reta e em curvas agrada bem e apresentou baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra com costelas.
Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas, no assoalho. Tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso. A operação de troca é normal e é facilitada por ter quatro prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem da roda. Os pontos de apoio do macaco estão bem identificados nas soleiras.
Limpador de pára-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, por meio de eficientes esguichos, palhetas de boa qualidade varrem uma área satisfatória, automaticamente. No vidro traseiro, o esguicho é único, de cima para baixo, tem boa vazão e a área limpa satisfaz. É fácil a reposição de água no reservatório dentro do vão do motor.
REGULAR
Vão do motor
O motor preenche todo o vão, que é pequeno, e invade a zona abaixo do painel de fogo, limitando bem o acesso à manutenção de vários componentes. Tem isolantes acústicos na zona central do capô e parte do painel de fogo, com resultado apenas aceitável em insonorização. Os itens de verificação constante têm fácil identificação.
Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso, com vários pequenos ruídos, mas o efeito aerodinâmico é contido, mesmo em velocidades mais altas.
Suspensão
O conforto de marcha é limitado e merecia melhor calibragem dos componentes das suspensões, pois é grande a transferência para dentro das imperfeições do solo. A estabilidade é boa em curvas de raios variados e com pouca inclinação da carroceria.
Iluminação
O farol tem eficiência normal no baixo e no alto (parábola simples) e não tem regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. Mas tem auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e pára-sóis. Na zona do teto tem duas luzes de leitura para condutor e passageiro e uma lanterna no centro, com resultado aceitável em iluminação.
Alarme
Tem chave de ignição codificada, com imobilizador do motor e proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica contra invasão e quebra dos vidros.
RUIM
Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois tem vários pontos com impurezas. As quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira está descentralizada, mas o capô tem boa montagem.
Altura do solo
Não tem chapa em aço para proteger a zona inferior do motopropulsor (cárter e câmbio), tendo apenas um pequeno prolongamento plástico do pára-choque de baixa resistência. Com somente condutor, raspa a frente em saídas de garagem em desnível e com carga útil de 400 kg toca também a zona central do chassi ao trafegar sobre estrada de terra com algumas imperfeições e ao transpor quebra-molas salientes de perfil curto.
Ferramentas
Não tem.
EXTRA
Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 289 litros, o mesmo encontrado na medição de Veículos, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan