BOM
Vão do motor
O motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção é satisfatório, assim como o manuseio e identificação dos componentes de verificação constante. O isolamento acústico no capô e parte do painel de fogo (mal fixado) apresentou resultado positivo em insonorização.
Altura do solo
Não tem chapa protetora para a zona inferior do motopropulsor, tendo apenas um pequeno prolongamento plástico junto à base inferior do pára-choque dianteiro. Com carga máxima, não ocorreram interferências com o solo.
Climatização
Sistema é por comando manual. São quatro os difusores de ar frontais no painel, que têm boa vazão e angulação, mas não há opção de vedação independente do fluxo de ar e nem difusor para o banco traseiro.
Freios
Estão muito bem dimensionados. O ABS está bem calibrado, o pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema, reações equilibradas nos dois eixos. Não ocorreu superaquecimento após uso constante em longa decida sinuosa, com carga máxima.
Câmbio
É o moderno XTRONIC CVT com transmissão continuamente variável. Proporciona uma ótima dirigibilidade, boa aceleração e eficientes retomadas de velocidade. Apresentou funcionamento muito bom, sem trancos e ruídos. Tem opção de uso mais reduzido e no quadro de instrumentos há display informando o modo selecionado.
Motor
Mesmo com carga máxima e ar-condicionado ligado, o desempenho satisfaz. A rumorosidade de funcionamento é baixa, além de boa elasticidade. A potência gerada é muito boa, assim como o torque.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Direção
A coluna de direção tem ajuste manual somente em altura. A assistência variável é elétrica com cargas bem definidas em conforto para o uso urbano e em manobras de estacionamento, sendo firme e com boa sensibilidade na estrada. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como a velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro.
Estepe/macaco
O estepe que tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso fica dentro do porta-malas. A operação de troca é normal e facilitada pelos prisioneiros fixos dos cubos de roda.
Limpador de pára-brisa
Os dois jatos dos esguichos são no tipo spray em "V" com boa vazão e abertura. Quando acionados, ativam automaticamente palhetas de boa qualidade que varrem área muito boa. É fácil o acesso ao reservatório d'água instalado dentro do vão do motor.
REGULAR
Acabamento da carroceria
Na montagem das partes móveis, só o capô está com pequena descentralização em relação aos pára-lamas e faróis. A pintura contém alguns pontos com impurezas.
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é aceitável para velocidades usuais, mas há ruídos no habitáculo, principalmente na traseira.
Suspensão
Está muito mal definida a calibragem da suspensão em conforto de marcha, devido à excessiva transferência das imperfeições do solo para o habitáculo. A pressão única recomendada para os pneus independente da carga deixa o carro desconfortável, principalmente vazio. A estabilidade é ótima, com pouca inclinação da carroceria.
Iluminação
Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e pára-sóis. O grupo óptico dianteiro com parábola simples tem boa eficiência no baixo e no alto e conta com auxílio de faróis de neblina, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Na zona do teto, tem lanterna central e outra de leitura junto ao retrovisor, com resultado satisfatório em iluminação.
Alarme
Tem chave de ignição com proteção antifurto e proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica dentro do habitáculo com a quebra dos vidros.
RUIM
Ferramentas
Não tem.
EXTRA
Volume do porta-malas
O declarado pela fabrica é de 371 litros e o encontrado, com o banco traseiro na posição normal, foi de 470 litros.
Avaliações do engenheiro Daniel RibeiroFilho, da Tecnodan