Bom
Vão do motor
O layout tem aspecto organizado com boa sistematização dos vários componentes. Os cabos, mangueiras e chicotes têm proteção contra interferência mecânica e estática. O resultado da insonorização do vão tem resultado satisfatório em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção em geral é bom.
Climatização
É automático digital. Apresentou um bom funcionamento com boa vazão de ar pelos difusores frontais do painel, que tem também boa angulação. Não tem opção de regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás. Está bem vedado.
Freios
Apresentaram ótimo comportamento dinâmico no uso misto, com pedal de freio com boa sensibilidade, e sistema com reações bem equilibradas nos dois eixos, mesmo sem ter ABS. O freio de estacionamento atuou normal. Numa utilização esportiva, com freadas fortes na entrada de curvas sequenciais em longa descida, apresentou uma boa resistência térmica e desaceleração eficiente com manutenção da trajetória.
Câmbio
As relações de marchas/diferencial são eficientes, bem definidas, e proporcionam ótima dinâmica ao automóvel em função da massa do veículo e rendimento do motor. A qualidade de engate é boa em precisão, maciez, curso e pega na alavanca. As trocas são muito poucas no uso misto e o torque máximo a 2.600rpm favorece a dirigibilidade, sendo que em 3ª marcha a 60km/h no uso urbano, e em 5ª marcha a 100km/h na rodovia, corresponde à rotação de força máxima do motor.
Motor
A sua performance é boa, e a curva do motor proporciona uma ótima dinâmica na condução mista, com retomadas de velocidade e aceleração bem eficientes. A rumorosidade de funcionamento é aceitável e o sistema flex funcionou bem, com boa partida a frio/ quente (somente álcool), em que é significativo o ganho em potência e torque.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
Estão bem definidos, dimensionados e calibrados os componentes das suspensões, além dos pneus homologados, que proporcionam conforto de marcha bem aceitável, apesar da transferência das imperfeições do solo sobre piso mais irregular. É elevada a estabilidade em curvas de raios variados estando o veículo em alta velocidade e no limite da aderência lateral, mesmo sem ter controle eletrônico de estabilidade e tração.
Direção
O volante tem boa pega e tamanho, e a coluna de direção tem ajuste manual com bom curso em altura e distância. O sistema assistido tem cargas muito bem elaboradas para o uso na cidade e em rodovias. A precisão na reta e em curvas é excelente e as suas reações são bem homogêneas. Em manobras de garagem/estacionamento, o diâmetro de giro satisfaz, assim como a velocidade do efeito retorno.
Iluminação
Os faróis que têm duplo refletor são eficientes no baixo e no alto e contam com auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque. O sistema tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. No teto, a iluminação é satisfatória com plafonier com duplo spot fixo junto ao retrovisor e duas lanternas nas laterais traseiras para os passageiros de trás. Há luz de cortesia nos para-sóis, porta-malas e porta-luvas. Não tem sensor crepuscular. O quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de porta tem fácil identificação/leitura noturna.
Limpador de para-brisa
Não tem sensor de chuva. Ao esguichar quatro jatos d'água no para-brisa, o sistema de varredura é automático, com palhetas de boa qualidade varrendo área razoável. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente. É fácil a identificação e reposição d'água no reservatório instalado dentro do vão motor.
Ferramentas
Tem chave de fenda combinada com Phillips.
Alarme
Ao dar comando para travar as portas, o controle remoto instalado na própria chave de ignição os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. O sistema é completo com chave de ignição com transponder, proteção volumétrica dentro do habitáculo contra invasão por meio da quebra dos vidros e a perimétrica das partes móveis contra o arrombamento.
Regular
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é razoável. As quatro portas estão desniveladas e o capô e a tampa traseira têm montagem aceitável. O aplique adesivo, que cobre parte do capô, teto e spoiler traseiro, tem alguns pontos com bolhas.
Ruim
Altura do solo
Toda a zona inferior do motopropulsor tem proteção por chapa em aço. Ocorreram leves raspadas com o solo na zona anterior e central do chassi ao trafegar sobre estrada de terra com algumas imperfeições, e ao transpor quebra-molas mais salientes, quando o veículo está com carga máxima.
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar em ruas de paralelepípedo, terra e asfalto ruim.
Estepe/ macaco
O estepe não tem a roda em liga leve, e o pneu é diferente dos de uso em medidas, fabricante, índice de velocidade e de carga, solução esta pouco prática e funcional. Está instalado no assoalho dentro do porta-malas. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as coberturas plásticas da cabeça dos parafusos e os pontos de sustentação nos macacos nas soleiras são encobertos por minissaias, onde se deve levantar a zona indicada.
Extra
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 370 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan