Com visual robusto e dimensões não muito exageradas, o Audi Q5 2.0 Turbo Quattro é uma opção para quem quer utilitário-esportivo mais prático no dia a dia. O modelo tem alguns predicados de SUV, mas está mais para automóvel, com acabamento de luxo, muita tecnologia e desempenho excepcional. Um dos poucos pontos negativos é o diâmetro de giro da direção, que dificulta as manobras em lugares apertados.
Os utilitários-esportivos normalmente pecam pelas dimensões exageradas, que acabam atrapalhando no dia a dia nos conturbados centros urbanos. São verdadeiros trambolhos que vendem uma falsa ideia de segurança por serem grandes, mas na realidade são pouco práticos. Atentas a esse problema, as montadoras criaram opções mais compactas, porém nem tão pequenas, que atendem aos desejos de quem quer um carro do segmento, mas com a desenvoltura de um automóvel. O Audi Q5 2.0 Turbo FSI Quattro tem atrativos capazes de convencer qualquer amante dos grandalhões.
Bocão
Como qualquer utilitário-esportivo, o Audi Q 5 tem estilo que se destaca pela robustez de suas linhas e formas. A frente é imponente, marcada pela ampla grade com moldura cromada, tipo bocão, característica registrada dos modelos atuais da Audi. Os faróis retangulares mesclam lâmpadas de xenônio e LEDs, que à noite proporcionam visual interessante e eficiente iluminação. Na parte inferior do para-choque dianteiro, molduras pretas acomodam os faróis de neblina. Vincos no capô e nas laterais enfatizam a robustez do modelo, que tem para-brisa com inclinação acentuada e teto curvo, com forte descaída na traseira e rack, que em conjunto com o aerofólio confere aspecto esportivo. A traseira tem formas mais arredondadas, com grandes lanternas horizontais. O vidro traseiro pequeno e as colunas largas comprometem a visibilidade, mas os retrovisores de bom tamanho e o sensor de estacionamento auxiliam nas manobras de ré.
Acabamento
Por dentro, o Audi Q5 mostra que, apesar de não ter dimensões avantajadas, tem porte e pedigree de utilitário-esportivo grande. O acabamento interno é de boa qualidade, com material emborrachado no painel e detalhes em alumínio, com revestimento em couro. O painel mescla instrumentos analógicos e digitais, como computador de bordo. Tudo de fácil visualização e com comandos à mão. Uma tela central exibe as informações do sistema de áudio, do ar-condicionado e um desenho do carro, que atua em conjunto com o sensor de estacionamento, mostrando as áreas de aproximação.
Na posição
Para dirigir o Q5, não é preciso fazer muito esforço. O banco do motorista tem ajustes elétricos, inclusive lombar, e o volante, que tem boa pega, pode ser regulado em altura e distância. Fica fácil encontrar uma boa posição para dirigir. O volante conta ainda com comandos para o som. O espaço interno é bom, sendo que o banco traseiro é ideal para duas pessoas, pois o túnel no assoalho rouba espaço para as pernas de quem senta no meio. Mas tem cintos de segurança de três pontos retráteis e apoios de cabeça para três pessoas. O banco traseiro pode ser movimentado para a frente e para trás e ainda tem encosto reclinável e rebatível, ajudando a ampliar o porta-malas, que tem boa capacidade.
Veja mais fotos do Audi Q5 2.0 Turbo Quattro!
Tecnologia
Além de contar com eficiente motor 2.0 Turbo, o Q5 tem câmbio automático de sete velocidades com dupla embreagem, com opção de trocas manuais inclusive nas aletas atrás do volante. O propulsor trabalha em silêncio e responde de forma imediata, proporcionando uma performance esportiva, sem trancos, quando o turbo é acionado. A transmissão tem relações de marchas precisas, com trocas suaves. Para deixá-lo ainda mais na mão, tração integral, controle de estabilidade e uma complexa sopa de letrinhas que atua em conjunto com o sistema de freios, que é para lá de eficiente. É preciso abusar muito para fazer o alemão sair da linha. As suspensões garantem boa estabilidade e ainda podem ser ajustadas em comandos no console central, que têm as opções de conforto, normal e esportiva. O carro tem um rodar macio e a tecnologia ajuda a mantê-lo preso ao chão. Os pneus de perfil 60 ajudam a aumentar o conforto no rodar.
Giro
A direção com assistência hidráulica foi bem calibrada, garantindo segurança em velocidades mais altas. Mas o diâmetro de giro é grande, tornando as manobras mais difíceis em lugares apertados. É um carro que chega ao Brasil com preço competitivo em relação à concorrência e se destaca por oferecer um amplo pacote de equipamentos de série e opcionais. É vendido também na cor branca, pouco cobiçada em Belo Horizonte por ser a mesma da frota de táxi. Porém, certamente qualquer taxista gostaria de trabalhar com uma máquina desse porte.
Quanto custa
O Audi Q5 2.0 T Quattro Attraction tem preço sugerido de R$ 205.840 e a versão Ambiente, R$ 229.503. Mas há também a versão 3.2 Quattro, que vai de R$ 263.300 a R$ 274.500.
Leia a avaliação técnica de cada ponto do Audi Q5 2.0 T Quattro.