O 408 e o Jetta são os sedãs médios recém-chegados no mercado nacional. Travam disputa em um dos segmentos mais concorridos. O Peugeot tem a vantagem do maior espaço interno e o Jetta é equipado com a eficiente transmissão automática de seis marchas. O 408 é importado da Argentina e o Jetta vem do México. Ambos entram no Brasil isentos do imposto de importação por causa de acordo comercial entre os três países. Confira o duelo. Confira os principais equipamentos de segurança, conforto e aparência, os opcionais, os detalhes técnicos e a ergonomia dos dois sedãs médios.
FICHA TÉCNICA
PEUGEOT 408 2.0 flex
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 143cv (gasolina) a 6.250rpm e de 151cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 20kgfm (gasolina) e de 22kgfm (álcool)
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático sequencial de quatro velocidades
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, rodas independentes, com travessa deformável / em liga leve, de 17 polegadas / 225/45 R17
FREIOS
A disco ventilado na dianteira e traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES
Tanque, 60 litros; de carga (passageiros e bagagem), 420 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência - Travamento automático das portas, direção com assistência eletro-hidráulica, para-brisa acústico, controle automático de velocidade, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, apoios de braços dianteiros, comando elétrico para vidros, travas e retrovisores, rádio CD Player com MP3, Bluetooth e entrada USB, comando de áudio no volante, chaves com abertura à distância das portas e porta-malas, bancos em couro, teto solar elétrico, acendimento automático dos faróis, sistema de ajuda em manobras, navegação por satélite, ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com regulagens elétricas.
Segurança - Airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD e BAS, faróis de neblina dianteiros, controles de estabilidade e tração.
Aparência - Rodas em liga leve com aro de 17 polegadas, frisos cromados na grade frontal e na base das janelas, detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, volante em couro esportivo, mostradores com fundo branco, soleiras das portas e pedaleira em alumínio.
OPCIONAl
Não tem.
Quanto custa
A versão Griffe 2.0, que é a topo de linha, tem câmbio automático e preço sugerido de R$ 79.900.
FICHA TÉCNICA
VW JETTA 2.0 FLEX
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.984cm³ de cilindrada, oito válvulas, 116cv (gasolina) e 120cv(etanol) de potência máximas a 5.000rpm e torques máximos de 17,7kgfm (gasolina) e de 18,4kgfm (etanol) a 4.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida hidráulica
SUSPENSão/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, com eixo de torção e barra Panhard e barra estabilizadora / 7 x 17 polegadas (em liga leve) / 225/45 R17
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com ABS, ESP, ASR e EDL
CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 514 quilos
EQUIPAMENTOS SÉRIE
CONFORTO/CONVENIÊNCIA - Porta-revistas no encosto do banco do passageiro, para-sóis iluminados e com espelhos, luzes de leitura frontais, porta-copos, porta-óculos, porta-garrafas, banco traseiro bipartido, porta-malas com iluminação e rede porta-objetos, comando elétrico dos vidros com um toque, travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto, abertura interna elétrica do porta-malas, computador de bordo, display de temperatura externa, retrovisor interno noite/dia, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, kit de ferramentas, ar-condicionado, descansa-braço central dianteiro com jumbo box, porta-luvas com iluminação, saída de ar-condicionado e chave, rádio RCD 510 Touchscreen e oito alto-falantes, Bluetooth, entrada auxiliar para fonte de áudio externa no console central dianteiro, entrada USB no porta-luvas, protetor de cárter, espelho retrovisor elétrico, aviso sonoro de faróis ligados.
SEGURANÇA - Vidros elétricos com proteção antiesmagamento, desembaçador do vidro traseiro, três apoios de cabeça traseiros, sistema de freios com ABS, airbags frontais e laterais dianteiros, alarme antifurto, isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, farol de neblina, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e aviso sonoro de não utilização do cinto de segurança.
APARÊNCIA - Bancos, alavanca de câmbio e volante com revestimento em couro, painel com acabamento emborrachado, rodas de liga leve aro 16 polegadas, para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria.
OPCIONAL
Teto solar elétrico, rodas de liga aro 17, revestimento dos bancos em couro, rádio Touchscreen, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, coming/leaving home, ar-condicionado Climatronic, volante multifuncional com aletas para troca manual, controle automático de velocidade.
Quanto custa
O novo Jetta tem preço sugerido na versão Comfortline 2.0 flex, com câmbio automático, de R$ 69.990 e com todos opcionais, R$ 80 mil.
O que vale mais?
Espaço interno
408 10 Jetta 8
O do Peugeot é maior em altura e largura. Além disso, distância entre-eixos e medida de conforto – fatores determinantes do melhor aproveitamento do habitáculo – do sedã da marca do leão são mais avantajadas. O espaço do Jetta é bom, mas...
Porta-malas
408 8 Jetta 9
Ponto para o Jetta, que tem ligeira vantagem na nossa medição. A Peugeot declara 526 litros e encontramos 496. Os 510 litros declarados do Jetta foram confirmados.
Câmbio
408 5 Jetta 9
Neste quesito o Volkswagen dá um banho, com a transmissão automática de seis velocidades de trocas suaves e que tira todo proveito do motor com consumo razoável. O do Peugeot é de apenas quatro velocidades e tira o brilho do motor, que tem mais torque e potência, penalizando também o consumo.
Suspensão/direção
408 7 Jetta 8
Ambos padecem do mesmo mal: pneus de perfil baixo (45) são inadequados para rodar em pisos irregulares e recheados de imperfeições, transferindo-as para o habitáculo. O sistema de direção é bom nos dois, mas a suspensão do 408 é barulhenta.
Estilo
408 8 Jetta 7
O critério é puramente subjetivo. Porém, o 408 é mais jovial e moderno do que o sizudo Jetta, de origem germânica.
Conforto/tecnologia
408 9 Jetta 9
Ambos são equipados com modernidades tecnológicas e de conforto e coerentes com a faixa de preço. Têm quase tudo que os clientes demandam.
Motor/desempenho
408 8 Jetta 7
Como já descrito no item câmbio, o Peugeot teria rendimento muito melhor se fosse equipado com transmissão de seis velocidades, como o Jetta. O motor do 408 tem muito mais torque e potência do que o do Jetta. Porém, o câmbio de quatro velocidades literalmente mata o motor, prejudicando muito o desempenho. Mesmo assim, velocidade final é melhor no 408 e há empate técnico na aceleração até 100km/h.
Consumo
408 6 Jetta 6
Não ajudam o bolso do dono. Se pisar fundo, os dois sorvem sem cerimônia tanto etanol quanto gasolina. A Peugeot não divulga dados de consumo e os da Volks são otimistas.
Ergonomia
408 8 Jetta 8
Há mais acertos do que erros nos dois modelos. Leia as avaliações na página 4.
Acabamento/montagem
408 9 Jetta 9
Alto nível nos dois modelos, com encaixes benfeitos e plásticos macios e sem rebarbas. Não há aberrações.
Segurança
408 9 Jetta 8
Ótima nos dois carros com controles de estabilidade, ABS e airbags. O Peugeot leva vantagem por ter airbags de cortina.
Custo/benefício
408 8 Jetta 8
Versões topo de linha são recheadas de equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Os preços estão na faixa dos outros concorrentes. Mas carro custa muito caro no Brasil pelo somatório de impostos elevados e margem de lucro maior dos fabricantes em relação a outros países.
Resultado
408 95
jetta 96