Publicidade

Estado de Minas SEU BOLSO

Oito dicas simples para economizar combustível do veículo

O aumento no preço da gasolina e do diesel levou o etanol a tiracolo na maioria dos postos. Confira as dicas que ajudam a diminuir o consumo de combustível do seu carro


postado em 03/12/2014 08:25 / atualizado em 03/12/2014 10:32

Há quem confunda porta-malas com depósito de tralhas, enquanto outros nunca se lembram de que o pneu precisa de ar e vai por aí. Saiba como dirigir na medida certa para parar menos no posto de combustíveis.


1. Alinhamento
A suspensão e a direção desalinhadas aumentam a resistência à rodagem dos pneus, fazendo o carro beber mais. O alinhamento do conjunto suspensão/direção deve ser feito a cada 10 mil quilômetros ou quando você "atropela" aquela cratera na pista.

(foto: Eduardo Rocha/RR - 8/3/04)
(foto: Eduardo Rocha/RR - 8/3/04)


2. Ar-condicionado

O ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 2%. Se o dia na cidade não estiver tão quente e o trajeto não vai afetar sua segurança, desligue o ar, abra a janela e economize. Na estrada a situação é diferente, pois os vidros fechados contribuem para diminuir a resistência do ar.

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press- 26/2/10)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press- 26/2/10)

 

3. Peso morto
Há quem guarde cada coisa no porta-malas… peças velhas, roupas, calçados e até cadeira de praia. Só que, quanto mais peso, mais o carro vai gastar. Arrume o compartimento de carga e livre-se do peso morto para não jogar combustível e dinheiro fora.

(foto: Fiat/Dviulgação)
(foto: Fiat/Dviulgação)


4. Acelere uniformemente
Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e o desgaste do motor.
(foto: Reprodução/Pedal Punking Girls)
(foto: Reprodução/Pedal Punking Girls)


5.Não esquente
A época em que era necessário esperar o motor esquentar para então seguir viagem já passou. Para economizar, ligue o carro, coloque o cinto, ajuste os retrovisores e siga em frente, mas não acelere forte.
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


6. Não abandone o mecânico
Se um simples filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em 10%, imagine o quanto é possível poupar num veículo com a manutenção em dia?
(foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 27/10/2005)
(foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press - 27/10/2005)


7. Calibragem
Rodar com pneus murchos aumenta a resistência à rolagem. Se a pressão do pneumático estiver 30% abaixo da recomendada pelo fabricante do veículo, o consumo pode aumentar em até 2,5%. Além do desgaste irregular dos pneus. Aí, o prejuízo é enorme.
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 19/2/10)
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 19/2/10)


8.Trocas de marcha
Se quer economizar, troque as marchas com sabedoria. Não estique demais e tente manter as rotações numa faixa econômica. Deixe as marchas “fortes” para subidas íngremes ou as use para fazer o freio-motor, evitando assim a famosa “banguela” (uso do ponto morto numa descida). Essa prática diminui o consumo em motores com injeção e reduz o desgaste dos freios. A banguela aumenta o consumo e acelera o desgaste do sistema de freio.
(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade