A Toyota registrou em janeiro seu novo carro nacional no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Trata-se da nova geração do Toyota Yaris, que conta com a plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture), ao invés da TNGA (Toyota New Global Architecture) do Corolla sedan.
Como a plataforma nova é bem diferente daquela produzida por aqui – que acompanha o motor 1.8 híbrido do Corolla –, é bem provável que em breve a Toyota faça um novo investimento em suas fábricas, a fim de produzir também um novo motor.
Há três vias para a empresa japonesa: usar o motor 1.8 aspirado flex para acompanhar o sistema híbrido, como no Corolla e no Corolla Cross; estrear um novo sistema que combina o motor 1.5 com os dois motores elétricos; ou até mesmo usar motores 1.2 ou 1.3 presentes em outros mercados.
Esse novo modelo é chamado de Toyota Yaris Ativ na Tailândia, onde já é vendido desde 2022. O modelo teve também o visual todo renovado e mudanças na distância entre-eixos, que aumentou de 2,55 metros para 2,62m. As outras medidas foram praticamente mantidas.
O novo Toyota Yaris chega ao Brasil para disputar espaço no mercado com o Honda City, que já está uma geração à frente. O modelo já é vendido no Peru e também foi registrado na Argentina. É possível que a Toyota do Brasil passe a exportar o Yaris Sedan de plataforma DNGA para o mercado peruano.
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