Se você é um bom observador, já deve ter notado que a maior parte dos veículos acumula mais resíduos nas rodas dianteiras do que nas traseiras. Esse fenômeno é comum e sempre ocorrerá nos carros que tiverem rodas dianteiras equipadas com freio a disco, ou seja, a maioria dos modelos comercializados no Brasil.
O sistema funciona a partir da fricção entre o disco de metal, acoplado à roda do carro, e uma pastilha, acionada pelo pedal de freio. Quando isso acontece, a pastilha de freio é pressionada contra o disco, causando fricção. Essa fricção é suficiente tanto para interromper a rotação das rodas, freando o carro, quanto para gerar resíduos em pó, que são os grandes responsáveis pela sujeira acumulada.
Esse acumulo de sujeira é um problema?
A princípio, esses resíduos de pó não trazem muitos problemas. Quando as rodas estão protegidas pela pintura, no caso das de ferro, ou por verniz, nas de liga leve, o pó não afetará em nada. Porém, se elas estiverem com pequenas rachaduras ou com oxidação por produtos químicos, como produtos de limpeza pesada, o acumulo de resíduo junto com a umidade acelerará o processo de oxidação já iniciado.
Para evitar oxidação e desgaste prematuro das rodas, o aconselhado é checar a condição dos componentes para se certificar de que não há danos estruturais, e mantê-las limpas, garantindo que não haja acumulo de nenhum tipo de resíduo.
Cuidados importantes para as rodas do seu carro
Para preservar um dos componentes mais importantes do seu carro durante e após as lavagens, são necessários alguns cuidados. O primeiro deles é fazer o uso de produtos próprios para a limpeza, como shampoos automotivos ou sabão neutro. Além disso, é importante seguir as recomendações no rótulo do produto e secar as rodas após a lavagem. Isso garante uma boa limpeza e a redução da possibilidade do conjunto sofrer qualquer tipo de oxidação.
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