Quem frequenta leilões de automóveis já está acostumado a se deparar com estranhezas, além de raridades. E, certamente, esse protótipo Buick Hatchback de 2002 encontrado se enquadra em ambas classificações. O modelo será leiloado no Mecum, casa de leilão norte-americana, no próximo mês.
À primeira vista, é difícil saber que se trata de um Buick, afinal, a marca é famosa pelos seus modelos luxuosos e sofisticados. Já esse hatchback modesto, de cor bege e carroceria volumosa visto nas fotos não passa nem perto disso. O veículo não possui nenhum emblema da marca americana e nem mesmo é emplacado.
Projeto tem origem obscura
Provavelmente, o protótipo faz parte de um pedaço obscuro da Buick, de quando a GM tentou, fracassadamente, uma parceria com a Fiat em 2000. Pelo menos, essa é a suspeita do site de notícias americano GM Authority, que divulgou o achado.
Outra hipótese é que sua natureza barata indica que ele corresponderia a uma oferta de baixo orçamento para os mercados em desenvolvimento, como o México ou a China.
A investigação mostrou que este veículo é um dos três protótipos que foram construídos. Os outros dois receberam emblemas da Chevrolet, mas acredita-se que tenham sido destruídos.
Sobre o protótipo Buick
O estranho Buick foi guardado dentro de casa por 18 anos e tem apenas 239 quilômetros marcados no hodômetro.
Além disso, a informação é de que o motor 1.5 de quatro cilindros sob o capô seja de origem desconhecida, assim como sua transmissão manual de cinco marchas.
- Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir os vídeos!
O interior tem plásticos rígidos e aparenta ser de baixo custo, com alto-falantes embutidos, um slot para o rádio e um velocímetro extremamente simples que marca em km/h.
De qualquer forma, a sorte - para a Buick - é que esse carro nunca deixou de ser um protótipo; ele nunca foi produzido para comércio e, assim, nunca viu a luz do dia como um modelo da marca.