Em breve por aqui

O que sabemos sobre o ZR-V, novo SUV da Honda que vai ‘substituir’ o Civic no Brasil

Modelo deve chegar ao mercado brasileiro em 2023, para concorrer com Toyota Corolla Cross e Jeep Renegade

Novo SUV deve chegar ao país em 2023, mas Honda ainda não confirma

Com o fim da produção do Civic no Brasil, no ano passado, a Honda ficou com uma linha nacional bastante enxuta. Atualmente, a marca japonesa produz apenas o City, nas carrocerias hatch e sedan, além do HR-V, que está prestes a ganhar uma nova geração, no país. Porém, a Honda já prepara um novo SUV para reforçar a gama: é o ZR-V.

O modelo tem porte médio, acima do HR-V. Desse modo, rivalizará diretamente com modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Chevrolet Equinox. O novo SUV da Honda utiliza a mesma plataforma do atual Civic, que já existe no exterior. A expectativa é que o lançamento do ZR-V no Brasil ocorra em 2023.

Assista ao vídeo do novo modelo:

Vale lembrar que o Civic voltará ao Brasil como importado. Porém, será um carro de nicho, sem grandes volumes de vendas: apenas uma ou duas versões devem chegar ao país, com motorização híbrida. Consequentemente, os preços, claro, serão elevados. Assim, na prática, o substituto do sedan será o ZR-V.

Como é o novo SUV da Honda?

O novo SUV da Honda tem porte semelhante ao do Civic: são 4,53 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos. E o porta-malas comporta bons 690 litros. Essas medidas são as do modelo vendido na América do Norte, que acaba de ser revelado.

Aliás, uma curiosidade é que, unicamente por lá, novo SUV da Honda se chamará HR-V, pois substituirá o modelo menor: lembre-se que, em especial nos Estados Unidos, os consumidores rejeitam automóveis de porte mais compacto. Entretanto, no restante do mundo, inclusive no Brasil, o modelo se chamará ZR-V e conviverá com a futura geração do HR-V, que, por sua vez, se posicionará em um segmento inferior.

Na parte de suspensões, o ZR-V, assim como o Civic, utiliza sistema independente do tipo Multilink no eixo traseiro. Nos estados unidos, o novo SUV da Honda traz sob o capô um motor 2.0 de 160 cv de potência e 19 kgfm de torque. Em outros países, esse propulsor pode compor um sistema híbrido, resultando em 184 cv. Há ainda a opção de um 1.5 turbo, de 182 cv.

Entre os equipamentos, o SUV da Honda oferece um novo sistema de infotenimento, com tela de 9 polegadas. Há, claro, compatibilidade sem fio com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. O modelo traz ainda o pacote de segurança Sensing, com tecnologias de consução semiautônomas.