Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria para carros elétricos que pode recarregar até cerca de 70% da capacidade em cerca de 10 minutos. O estudo foi publicado na revista científica "Nature".
O tempo de carregamento obtido pela nova tecnologia é recorde: o recém-lançado Chevrolet Bolt, por exemplo, precisa de 80 minutos numa estação ultrarrápida para ficar com bateria cheia.
Essa inovação chega em boa hora para a indústria. É que as principais fabricantes de veículos elétricos estão competindo para ver qual carro tem a maior autonomia e, para isso, estão construindo baterias cada vez maiores, capazes de suportar uma longa viagem sem precisar de uma longa parada de carregamento.
No entanto, com a nova tecnologia de recarga rápida, o mercado será capaz de reduzir o tamanho das baterias dos veículos de 150kWh para 50kWh sem que haja perda de autonomia.
“As baterias menores e de carregamento mais rápido reduzirão drasticamente o custo da bateria e o uso de matérias-primas críticas, como cobalto, grafite e lítio, permitindo a adoção em massa de carros elétricos acessíveis”, diz Chao-Yang Wang, professor de Engenharia Mecânica da universidade e principal autor do estudo.
Como a tecnologia funciona
Já é sabido na indústria automobilística que as baterias funcionam melhor quando estão quentes, mas manter a temperatura ideal de funcionamento delas costuma ser um desafio enorme para os engenheiros. Historicamente elas contam com sistemas externos de resfriamento e aquecimento.
Contudo, os cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia decidiram fazer um sistema diferente: no modelo criado, a temperatura é regulada de dentro da bateria. Assim, além do ânodo, do eletrólito e do cátodo, a estrutura da bateria conta também com uma folha de níquel ultrafina como o quarto componente.
Atuando como um estímulo, a folha de níquel auto-regula a temperatura e a reatividade da bateria, o que permite um carregamento ultrarrápido.
Produção da nova bateria de carros elétricos começa em breve
O professor Chao-Yang Wang, que já trabalha no ramo há mais de trinta anos, diz que quer começar a produzir as baterias em até dois anos. O cientista é fundador da EC Power, uma empresa de tecnologia de baterias que financiou o estudo e está construindo uma fábrica para iniciar a produção em massa dos novos modelos.
Veículos movidos a gasolina estão com os dias contados
Durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2021, seis grandes montadoras se comprometeram a parar de vender carros movidos a diesel e gasolina em todo o mundo até 2040. Foram elas: Ford, General Motors, Mercedes-Benz, Volvo e Jaguar Land Rover.
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