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Carros elétricos: cientistas produzem bateria que recarrega em 10 minutos

Tecnologia de tempo de carregamento é revolucionária e pode permitir a adoção em massa de carros elétricos acessíveis

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Bateria de carregamento rápido foi desenvolvida para carros elétricos. Na parte superior, há uma caixa preta contendo um sistema de gerenciamento que controla o módulo
Bateria de carregamento rápido foi desenvolvida para carros elétricos. Na parte superior, há uma caixa preta contendo um sistema de gerenciamento que controla o módulo Foto: Bateria de carregamento rápido foi desenvolvida para carros elétricos. Na parte superior, há uma caixa preta contendo um sistema de gerenciamento que controla o módulo

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria para carros elétricos que pode recarregar até cerca de 70% da capacidade em cerca de 10 minutos. O estudo foi publicado na revista científica "Nature".

O tempo de carregamento obtido pela nova tecnologia é recorde: o recém-lançado Chevrolet Bolt, por exemplo, precisa de 80 minutos numa estação ultrarrápida para ficar com bateria cheia.

Lugar para carregar veículos elétricos
Europa proibirá venda de carros a combustão a partir de 2035 (Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP)

Essa inovação chega em boa hora para a indústria. É que as principais fabricantes de veículos elétricos estão competindo para ver qual carro tem a maior autonomia e, para isso, estão construindo baterias cada vez maiores, capazes de suportar uma longa viagem sem precisar de uma longa parada de carregamento.

No entanto, com a nova tecnologia de recarga rápida, o mercado será capaz de reduzir o tamanho das baterias dos veículos de 150kWh para 50kWh sem que haja perda de autonomia.

“As baterias menores e de carregamento mais rápido reduzirão drasticamente o custo da bateria e o uso de matérias-primas críticas, como cobalto, grafite e lítio, permitindo a adoção em massa de carros elétricos acessíveis”, diz Chao-Yang Wang, professor de Engenharia Mecânica da universidade e principal autor do estudo.

Base elétrica de veículo sendo exibida numa rua.
Em janeiro de 2022, a General Motors anunciou o investimento de US$ 7 bilhões de dólares na produção de veículos elétricos e baterias nos EUA (Foto: Jeff Kowalsky/AFP)

Como a tecnologia funciona

Já é sabido na indústria automobilística que as baterias funcionam melhor quando estão quentes, mas manter a temperatura ideal de funcionamento delas costuma ser um desafio enorme para os engenheiros. Historicamente elas contam com sistemas externos de resfriamento e aquecimento.

Contudo, os cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia decidiram fazer um sistema diferente: no modelo criado, a temperatura é regulada de dentro da bateria. Assim, além do ânodo, do eletrólito e do cátodo, a estrutura da bateria conta também com uma folha de níquel ultrafina como o quarto componente.

 Atuando como um estímulo, a folha de níquel auto-regula a temperatura e a reatividade da bateria, o que permite um carregamento ultrarrápido.

Chevrolet Bolt EV está sendo vendido no Brasil desde setembro (Foto: Chevrolet/Divulgação)

Produção da nova bateria de carros elétricos começa em breve

O professor Chao-Yang Wang, que já trabalha no ramo há mais de trinta anos, diz que quer começar a produzir as baterias em até dois anos. O cientista é fundador da EC Power, uma empresa de tecnologia de baterias que financiou o estudo e está construindo uma fábrica para iniciar a produção em massa dos novos modelos.

Veículos movidos a gasolina estão com os dias contados

Durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2021, seis grandes montadoras se comprometeram a parar de vender carros movidos a diesel e gasolina em todo o mundo até 2040. Foram elas: Ford, General Motors, Mercedes-Benz, Volvo e Jaguar Land Rover.

https://youtu.be/qt2gowkBTv8