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Chevrolet/Divulgação
Chevrolet/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 1.796 cm³ de cilindrada, que gera 102 cv de potência máxima a 5.200 rpm e torque máximo de 16,8 mkgf a 2.800 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente do tipo McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Semi-independente, com molas helicoidais e braços longitudinais ligados a um eixo de torção
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS / PNEUS
5,5 x 14 polegadas (em aço estampado) / 175/70 R 14
PESO
1.255 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
52,5 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Terceira luz de freio; sistema de imobilização do motor; cobertura escamoteável do porta-malas; porta-objetos no assoalho do porta-malas; vidros verdes; sistema de advertência sonoro de faróis ligados; tomada de força na parte traseira do console central e no compartimento de cargas; direção hidráulica; e desembaçador/lavador do vidro traseiro.
OPCIONAIS
Trava elétrica central; levantador elétrico dos vidros com sistemas “um toque”, anti-esmagamento e de alívio de pressão interna; alarme antifurto com ultra-som; rodas de liga; controle elétrico dos retrovisores externos; faróis e luz de neblina;
bandeja na parte traseira do encosto do banco dianteiro; banco traseiro com três apoios de cabeça e três cintos de três pontos; regulagem interna do facho dos faróis; ar-condicionado; regulagem de altura do banco do motorista; e rádio AM/FM com
CD Player.
CHEVROLET MERIVA 1.8 8V X CONCORRENTES
CHEVROLET MERIVA 1.8 8V MERCEDES-BENZ CLASSE A 1.6
Potência (cv) 102 102
Dimensões (A x B x C) (m) (*) 4,04 x 2,63 x 1,93 3,60 x 2,42 x 1,88
Porta-malas (litros) 292 350
Velocidade máxima (km/h) (**) 170 180
Aceleração de 0 a 100 km/h (**) 12,2 11,3
Consumo cidade/estrada (km/l) (**) 9,9 / 12,1 10,1 / 17,5
(*) A comprimento, B
banco traseiro)
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A tampa traseira está descentralizada, mas o restante das partes móveis estão bem montadas. A pintura contém alguns pontos com imperfeições e impurezas. (+++)
VÃO MOTOR
O conjunto motor/câmbio fica numa posição mais baixa que o normal, devido ao formato reduzido do vão, o que limita a manutenção de vários componentes, principalmente coletor de admissão, servo freio, cilindro mestre, válvulas de injeção,
alternador, etc.. O radiador e condensador do ar-condicionado estão numa zona baixa (bem atrás do pára-choque e no mesmo nível), sendo muito vulneráveis à pequenas batidas. (++)
ALTURA DO SOLO
O cárter e a caixa de marchas possuem chapa protetora em aço vazado para melhor troca de calor. Com carga máxima não ocorreram interferências com o solo. (+)
CLIMATIZAÇÃO
Apresentou um bom funcionamento, com boa distribuição de ar pelos difusores do painel. Possui saída especial de ar frio dentro do porta luvas (para refrigerar bebidas), mas para os passageiros de trás existe somente saídas por baixo dos assentos
dianteiros, com pouca vazão. (++)
FREIOS
Apresentaram uma reação muito imediata ao menor toque do pé no pedal, incomodando um pouco no uso urbano. Em freadas mais fortes, sem bloquear as rodas, puxa para a direita, alterando a trajetória. Não foi notado superaquecimento mesmo após o uso constante em descidas longas e o freio de estacionamento sustenta bem o veículo também em piso inclinado. (++)
CÂMBIO
As relações de marchas/diferencial são longas e atrapalham o desempenho no uso misto. Exemplo em 5ª marcha, a 100km/h, o motor gira a apenas 2.500 rpm e, em 3ª marcha, na rotação máxima, atinge 140 km/h indicado no painel. A qualidade de engate, tanto em precisão quanto em maciez, também não agrada. (+++)
MOTOR
Devido ao peso (1.255 kg) desta versão do Meriva, mais opcionais, o motor 1.8 8V apresentou um rendimento limitado,
principalmente pela má definição das relações do câmbio/diferencial. As retomadas de velocidade e aceleração são apenas aceitáveis e, com cinco adultos mais bagagem e ar-condicionado ligado, deixa a desejar em algumas situações no uso cidade/estrada. Apresentou um nível de ruídos de funcionamento aceitável e marcha lenta uniforme. (++)
VEDAÇÃO
Não notamos infiltração de água e poeira nos testes realizados. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Quando o carro passa sobre piso de asfalto ruim, paralelepípedos e terra, surgem vários ruídos em todo o habitáculo, que incomodam bastante, principalmente na parte dianteira (painel). (+++)
SUSPENSÃO
A estabilidade é boa em curvas de raios variados, trazendo segurança, seja pela precisão quanto pela pouca inclinação da carroceria. Mas o conforto de marcha merecia ser mais bem trabalhado, pois são muitas as imperfeições do solo transferidas para dentro. (++)
DIREÇÃO
Apesar de ter boa pega e tamanho, o volante não tem regulagem em altura, o que atrapalha para os mais altos. Suas reações são imediatas, porém homogêneas. Bom o diâmetro de giro em manobras e o efeito retorno. Sobre piso irregular apresentou baixa
trepidação. (++)
ILUMINAÇÃO
As luzes de cortesia estão presentes somente no porta-malas e portaluvas. A zona do teto tem iluminação satisfatória. O quadro de instrumentos, console central e comandos nos painéis de porta são de fácil visualização. Os faróis possuem
regulagem elétrica em altura, apresentando uma boa eficiência tanto no baixo quanto no alto, além de ter faróis auxiliares de neblina embutidos no pára-choque. (+)
ESTEPE/MACACO
A roda reserva não é em liga leve, mas tem o pneu igual aos de uso. Nas soleiras estão indicados os pontos de apoio do macaco e a operação de troca é normal. A manivela de acionamento do macaco, porém, deveria ter proteção para as mãos. Para a troca, é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento dos parafusos. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas do pára-brisa trabalham cruzadas, varrem uma boa área e têm auxílio de esguichos com quatro jatos de boa vazão. No vidro traseiro a vazão do esguicho, de cima para baixo, é excelente e a palheta limpa uma boa área. É fácil o acesso ao
reservatório no vão do motor. (+)
FERRAMENTAS
Possui apenas uma chave de fenda combinada. (++)
ALARME
O sistema (opcional) é completo, com chave de ignição codificada, alarme por ultra-som contra arrombamento, travas elétricas e vidros elétricos que se fecham automaticamente ao dar comando por tecla na própria chave. (+)
* Estas avaliações foram realizadas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Fonte: Fabricante