Matchless 500 G80S 1951 - Retrato de um tempo

O empresário mineiro Fernando Pena restaurou modelo fabricado em 1951, que representa, ao mesmo tempo, auge e declínio da época de ouro das motos inglesas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/02/2007 00:33 Téo Mascarenhas /Estado de Minas
Nome Matchless (sem rival) foi sinônimo de competições na Inglaterra e modelo G80S inspirou renascimento da marca - Fotos: Téo Mascarenhas/EM - 27/8/05 Nome Matchless (sem rival) foi sinônimo de competições na Inglaterra e modelo G80S inspirou renascimento da marca
A história da marca inglesa de motocicletas Matchless começa ao contrário das outras conterrâneas, que formaram o maior pólo motociclístico da primeira metade do século 20. Em vez de se instalar na região industrial de Coventry e Birminghan, a empresa nasceu em 1899, em Plumstead, perto de Londres, com a família Collier (composta pelo pai Harry e os filhos Harry Júnior e Charlie ) produzindo bicicletas. A primeira moto, que era quase uma bicicleta motorizada (pois tinha um pequeno motor De Dion, de apenas 2,75 cv), surgiria em 1901.

O nome das bicicletas, Matchless (que tem o petulante significado de "sem rival"), acompanhou a nova empreitada. A audácia parece ter dado certo. Em 1907, pilotada por Charlie Collier, a moto foi a primeira monocilindro da história a vencer o badalado GP da Ilha de Man. Muitas outras vitórias vieram, inclusive o recorde mundial de velocidade em 1911, com a marca de 145,6km/h. Em 1931, a Matchless comprou a AJS (com quem já mantinha cooperação técnica) e, em 1938, a também britânica Sunbeam, adotando o nome de AMC (Associated Motor Cycles).

Suspiro

Em 1958, a Matchless chegou a ter 17 modelos em sua linha (inclusive a 500 cm³ G80S). Mas, como o futuro não estava garantido, juntou forças à combalida inglesa Norton, para produzir seus modelos, a partir do início dos anos 60. Os resultados, porém, não apareceram, devido à concorrência japonesa. Em 1966, abalada financeiramente, foi vendida ao grupo Manganese Bronze Holding, que a rebatizou de Norton Villiers, focando a produção nas Norton, para decretar o fim das Matchless.
Motor tem um cilindro, 497 cm³ e potência (estimada) em 18 cv - Motor tem um cilindro, 497 cm³ e potência (estimada) em 18 cv

Em 1987, o industrial inglês Les Harris comprou o nome e ressuscitou a "sem rival", produzindo uma 500 cm³, inspirada na clássica e antiga G80S, mas com motor austríaco Rotax e freios e suspensões italianas. O retorno, entretanto, teve vida curta. Quem também ressuscitou o modelo, só que o original, foi o empresário mineiro Fernando Pena, que restaurou fielmente um modelo 500 G80S, ano 1951, depois de mais de dois anos e muita pesquisa, refazendo o motor, fabricando peças e importando outras.

Restauração

Assim como a mão-inglesa, os comandos da G80S também são invertidos: freio na esquerda e pedal de marchas na direita, com a primeira para cima e as outras três para baixo. Adquirida em Conselheiro Lafaiete, a moto tem motor de um cilindro, 497 cm³ e potência (estimada) em 18 cv. O manual foi encontrado na internet, e os decalques, importados da Inglaterra. O quadro é feito em tubos de aço, tem oito partes e foi inteiramente revitalizado. O sistema elétrico é de 6 volts, adota magneto (bateria original Lucas) e exigiu paciência para ser restaurado.

O modelo é o primeiro da série G, com suspensão traseira e elementos de alumínio. A dianteira é do tipo telescópica, semelhante ao sistema Teledraulic, da BMW. Os freios são a tambor de ferro fundido, com a coroa soldada no tambor. Os punhos, cabos e pedaleiras vieram da Argentina. Os pneus têm desenhos originais e vieram da República Tcheca. Os aros têm detalhes em vermelho e dourado e foram revitalizados, assim como a torneirinha (do tipo gaveta), refeita na própria e aparelhada oficina do colecionador. O velocímetro Smith (mecânico) é original. Só falta pôr a placa longitudinal no pára-lamas dianteiro e detalhes do carburador, já encomendados. Informações: (31) 9981-1304.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Ultimas Notícias

ver todas
23 de agosto de 2015
10 de agosto de 2015
29 de julho de 2015
26 de julho de 2015
14 de julho de 2015