Ford EcoSport 1.6 FreeStyle x Renault Duster 1.6 Dynamique - Qual é o melhor?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/10/2012 09:54 / atualizado em 20/10/2012 18:24 Paulo Eduardo /Estado de Minas

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

O Ford EcoSport foi o precursor da onda dos utilitários no país, pois os preços dos importados limitam bastante o sonho de ter um para a maioria dos consumidores. A Renault copiou o receita e aposta no Duster, que é derivado da família Logan/Sandero, para se firmar no mercado nacional. Lançado em 2003, o EcoSport está na segunda geração e o Duster chegou no ano passado.

 

Clique aqui para ver mais fotos do Novo EcoSport!

 

» Espaço interno

A vantagem do Duster é nítida. O utilitário da Renault tem 15 centímetros a mais de distância entre-eixos – um dos fatores determinantes para o bom aproveitamento no habitáculo. Por isso, o espaço no interior é muito maior, sendo uma característica da linha Logan/Sandero/Duster. Três adultos se acomodam muito bem no banco traseiro do Duster, enquanto o espaço do EcoSport é mais limitado e três ocupantes se apertam lá atrás.

EcoSport 5
Duster 9

» Porta-malas

Outra vantagem enorme do Renault, que tem 150 litros de vantagem sobre o Ford. O porta-malas do EcoSport aumentou na geração atual, mas a capacidade não faz frente à do Duster.

 

EcoSport 6
Duster 9

 

Clique aqui para ver mais fotos do Renault Duster!

 

» Câmbio

As relações de transmissão estão bem definidas nos dois modelos e os engates do câmbio são precisos, fáceis e o curso da alavanca é curto tanto no EcoSport quanto no Duster.

EcoSport 8
Duster 8

» Suspensão/direção

Se a suspensão do Duster é muito superior em conforto e estabilidade, a direção vibra em manobras e é pesada, provocando desconforto. Falta uma calibragem adequada. Além disso, tem apenas regulagem em altura. No EcoSport há também a de distância e a assistência elétrica do EcoSport torna a direção mais leve e prática. A suspensão do Eco transfere mais as imperfeições e provoca instabilidade direcional no asfalto ondulado.

EcoSport 7
Duster 7

» Motor/desempenho

Os valores de potência são idênticos e o Ford leva ligeira vantagem no torque. Os desempenhos são praticamente os mesmos e perdem bem com carga máxima e ar-condicionado ligado, mas não chegam a decepcionar.

EcoSport 8
Duster 7

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

» Estilo

Quesito subjetivo. O Ecosport faz o gênero bonitinho, com muitos recortes que parecem inspirados nos modelos coreanos. E o Duster é parrudo e com estilo mais agressivo.

EcoSport 8
Duster 8

» Ergonomia

Boa nos dois modelos, com acertos e mazelas. Se o estepe do EcoSport fica na tampa do porta-malas e exige muito esforço para ser manuseado, o do Duster fica sob a carroceria e a complicação é a mesma. Nada prático.

EcoSport 7
Duster 7

Clique para ampliar a imagem! - Clique para ampliar a imagem!

» Conforto/tecnologia

A vantagem é do Ford, com muito mais itens de conforto – encosto do banco traseiro regulável em quatro posições – e mais tecnologia, como o sistema multimídia Sync.

EcoSport 9
Duster 6

» Consumo

Equivalente nos dois modelos. O consumo com etanol na cidade e na estrada são muito parecidos e os dois não têm vocação para paradas frequentes em postos de abastecimento. Mas os motores 1.6 deveriam consumir menos.

EcoSport 7
Duster 7

» Acabamento/montagem

Ambos têm montagem irregular de algumas peças e o acabamento do painel é em plástico duro. Porém, há mais deslizes no EcoSport, com encaixes malfeitos.

EcoSport 6
Duster 7

» Segurança


As duas versões são equipadas com airbag duplo frontal e ABS. No banco traseiro, há três apoios de cabeça nos dois modelos, mas o Ford tem todos os cintos traseiros de três pontos, enquanto o central do Duster é abdominal. Além disso, o EcoSport é equipado com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa justamente por causa da insegurança em pisos irregulares. Na lista de opcionais do Ford constam airbags laterais e de cortina.

EcoSport 9
Duster 6

» Custo/benefício


É boa nas versões avaliadas, que têm muitos itens de série. Porém, o EcoSport custa R$ 5 mil a mais.

EcoSport 8
Duster 9

» Resultado

EcoSport 88
Duster 90

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
André
André - 20 de Outubro às 10:26
Gostei da matéria...foi sincera.
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
29 de agosto de 2015
28 de agosto de 2015