COMPARATIVO

Fiat Grand Siena Essence x Nissan Versa SL - Duelo de sedãs

Os sedãs compactos são o modelo predileto da maioria dos consumidores brasileiros. Saiba os pontos comuns desses modelos e as principais diferenças com motor flex

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/08/2012 18:33 / atualizado em 26/08/2012 19:44 Paulo Eduardo /Estado de Minas

Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS
O carro da Fiat tomou anabolizante e as dimensões estão bem mais generosas do que as das gerações anteriores, mas o adjetivo grande é um pouco exagerado. O modelo da Nissan é bem maior em todos os sentidos, porém peca em alguns detalhes. Leia o comparativo dos carros de três volumes.

 

Veja mais fotos do Fiat Grand Siena Essence!

 

Disputa acirrada

O maior apelo dos sedãs compactos é a capacidade do porta-malas. Tanto Nissan Versa quanto Fiat Grand Siena oferecem bom espaço para bagagem e têm muitas qualidades.

 

Veja mais fotos do Nissan Versa SL!

 

A briga no segmento dos compactos é sempre muito dura e a supremacia de um carro sobre o outro está nos detalhes. Cabe ao consumidor discernir o que é mais adequado para as suas necessidades.

Espaço interno
GRAND SIENA  7    VERSA 9

Se o Siena abriga cinco ocupantes com muito mais conforto do que as gerações precedentes, o Versa dá show em espaço interno. A distância entre-eixos e a medida de conforto (ver ficha técnica) são muito mais avantajadas no carro da Nissan. Porém, os assentos do Versa são curtos, o que provoca cansaço em percursos médio e longo.

Porta-malas
GRAND SIENA 9    VERSA 8

O do Siena manteve a capacidade de 500 litros, enquanto o do Versa é muito bom e leva 40 litros a menos. A diferença não é grande, mas suficiente para eliminar o empate técnico.

Ergonomia
GRAND SIENA 8    VERSA 7

O Fiat leva vantagem de apenas um ponto. A maioria dos comandos está bem posicionada em ambos e o problema principal é a ausência de regulagem lombar nos bancos.

Suspensão/direção
GRAND SIENA 6    VERSA 7

A do Nissan absorve melhor as imperfeições do solo e proporciona boa estabilidade e a do Fiat transfere mais as irregularidades para o habitáculo, além de a carroceria se inclinar mais nas curvas. O sistema de direção do Siena tem o que se chama de vazio ao centro ou retardo de resposta inicial. A do Versa tem assistência elétrica variável e é rumorosa em superfícies irregulares. Ambos têm apenas regulagem de altura da coluna de direção, falta a de distância.


Conforto/tecnologia
GRAND SIENA 7    VERSA 8
A maioria dos itens de conforto, conveniência e tecnologia estão na relação de opcionais do Siena e são de série no Versa.

Câmbio
GRAND SIENA 7    VERSA 8

As relações de transmissão estão bem definidas nos dois carros. O Versa leva vantagem na precisão dos engates e baixa rumorosidade do conjunto.

Motor/desempenho
GRAND SIENA  9    VERSA 8

O motor Fiat tem valores maiores de potência e torque. Os dois motores usam corrente, que é mais confiável e dispensa manutenção, em vez de correia dentada. Porém, na prática, o Versa anda muito bem e o motor tem comando variável de válvulas que otimiza
o desempenho.

Segurança
GRAND SIENA 8    VERSA 7

Vantagem para o Siena por ter airbags laterais na relação de itens opcionais. O Siena tem três apoios de cabeça no banco traseiro e o Versa tem cintos de três pontos retráteis para toda a turma de trás. O passageiro do meio do Siena ata o cinto abdominal e o do Versa não tem apoio de cabeça.

Estilo
GRAND SIENA 7    VERSA 7

O Siena agrada mais pelas linhas traseiras e o Versa, na dianteira. O quesito é puramente subjetivo, mas nenhum deles arrebata suspiros por onde passa.



Consumo
GRAND SIENA 7    VERSA 8
O motor Fiat não é exemplo de economia, mas não chega a ser viciado em posto de combustíveis. O do Nissan não tem vocação para bebedeira e o computador registrou
números otimistas demais.


Acabamento/montagem
GRAND SIENA 7    VERSA 7

O Versa tem acabamento e montagem de componentes internos mais bem cuidados. Porém, o Siena tem melhor acabamento das partes móveis em relação à carroceria e da pintura.

Custo-benefício
GRAND SIENA 8    VERSA 8

A relação é boa nos dois modelos e com todos os equipamentos o preço maior do Siena pode ser justificado.

RESULTADO
» GRAND SIENA        90    
» VERSA        92

FICHA TÉCNICA
GRAND SIENA

 

Assista ao teste do Fiat Grand Siena Essence feito por Emílio Camanzi!


MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 115cv (gasolina) e 117cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 16,2kgfm (gasolina) e 16,8kgfm (etanol) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
A disco na dianteira e a tambor na traseira, com ABS (de série)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, eixo de torção / 6 x 16 polegadas, em liga leve (de série) / 195/55 R16

CAPACIDADES
Tanque, 48 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 400 quilos

EQUIPAMENTOS
GRAND SIENA

DE SÉRIE
Conforto/conveniência
– Alerta de limite de velocidade e manutenção programada, apoio de pé para o motorista, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando, computador de bordo A e B, porta-objetos móvel, porta-óculos, direção hidráulica, desembaçador traseiro com temporizador, coluna de direção com regulagem de altura, luz de leitura tipo spot na dianteira com dimmer, tampa de combustível com abertura interna, indicador de temperatura externa, trava elétrica das portas e porta-malas com comando à distância, encosto traseiro bipartido, comando elétrico para os vidros dianteiros com sistema um toque e antiesmagamento, travamento automático das portas a 20km/h e tomada de 12 volts.

Aparência – Para-choques, maçanetas, frisos laterais e retrovisores na cor da carroceria, vidros verdes, rodas de liga leve aro 16, para-brisa degradê, detalhes internos cromados e frisos laterais cromados.

Segurança – Airbag duplo frontal, imobilizador eletrônico de motor, três cintos de segurança traseiros de três pontos, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), faróis de neblina, alarme antifurto perimétrico, pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Isofix).

OPCIONAIS
Airbags laterais dianteiros, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com comando elétrico, vidros traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento, apoia-braço para o banco do motorista, kit de parafusos anitifruto nas rodas, rádio CD player com MP3 + Bluetooth + USB + iPod, volante em couro com comandos de rádio (seis botões), controle de velocidade, painel bicolor e acabamento interno em tecido.

QUANTO CUSTA
O Grand Siena 1.6 16V Essence tem preço sugerido de R$ 40.420 e com todos opcionais de R$ 45.578.

FICHA TÉCNICA
VERSA

 Emílio Camanzi também testou o Nissan Versa SL. Assista!

 

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 111cv (gasolina/etanol) a 5.600rpm e torque máximo de 15,1kgfm (g/e) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO

Tração dianteira com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS

A disco na dianteira e a tambor na traseira, com sistema ABS (de série)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, eixo de torção com barra estabilizadora/ 6 x 15 polegadas, em liga leve (de série) / 185/65 R15

CAPACIDADES
Do tanque, 41 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 385 quilos

EQUIPAMENTOS
VERSA
 E SÉRIE
Conforto/conveniência
– Ar-condicionado, abertura interna do porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, console central inteiriço com quatro porta-objetos e porta-copos, direção elétrica progressiva, desembaçador traseiro com temporizador, coluna de direção com regulagem de altura, iluminação interna central, parassol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, porta-malas com iluminação, portas dianteiras com porta-objetos, spots de leitura para motorista e passageiro dianteiro, tampa de combustível com abertura interna, trava elétrica das portas e porta-malas com comando à distância, encosto traseiro bipartido, comando elétrico para os vidros dianteiros e traseiros com sistema um toque do motorista, sistema de som com CD/MP3, rádio AM/FM, conexão para iPod, espelhos retrovisores com comando elétrico.

Aparência – Grade frontal com acabamento cromado, maçanetas internas e externas cromadas, painel de instrumentos “Fine Vision”, retrovisores na cor da carroceria, revestimento das portas em tecido e rodas de liga leve.

Segurança – Airbag duplo frontal, alarme de advertência para chave no contato e lanternas acesas, imobilizador eletrônico de motor, três cintos de segurança traseiros de três pontos, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BAS (assistência de frenagem), faróis de neblina, alarme antifurto perimétrico, limpador de para-brisa com nove velocidades, pontos de ancoragem para cadeiras infantis (Isofix) e travamento automático de portas com o carro em movimento.

OPCIONAIS
Não tem.

QUANTO CUSTA
O Nissan Versa SL tem preço sugerido de R$ 41.290.

Fiat Grand Siena conserva as lanternas no estilo Alfa Romeo - Fiat Grand Siena conserva as lanternas no estilo Alfa Romeo
Traseira curta e caída marcante do teto caracterizam o Versa - Traseira curta e caída marcante do teto caracterizam o Versa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Fábio
Fábio - 26 de Agosto às 20:16
Dá-lhe versa (em tudo)!!!
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015