VW Gol Trend 1.0 Flex - Desempenho limitado

Pacote Trend, disponível para a versão básica, acrescenta alguns itens interessantes no visual interno e externo, mas motor 1.0 é muito lento em retomadas de velocidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/09/2008 16:02 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 4/8/08
O lançamento do Gol era o mais esperado deste ano. Afinal, tratava-se da renovação do modelo mais vendido no mercado brasileiro. Mas, assim que foi revelado ao público, parece que as opiniões ficaram bem divididas quanto ao design. Uns acham que a frente do carro mistura linhas do Chevrolet Celta com as do VW Fox e que a traseira carece de personalidade. Inclusive, não tem os elementos circulares nas lanternas, característicos dos carros da marca. Outros já o vêem como um modelo de estilo bem equilibrado.



Linhas
Embora beleza seja uma questão subjetiva, um ponto parece pacífico: o design do novo Gol não é impactante, embora agrade de forma geral - as boas vendas do primeiro mês mostram isso. Por enquanto, o hatch só está disponível na carroceria de quatro portas. Quem quiser a opção duas portas deve esperar 2009 (mais para o fim do ano) ou comprar um da geração 4, que continua sendo comercializada como modelo de entrada. Um dos pontos negativos da nova carroceria é a visibilidade traseira, devido ao pequeno tamanho do vidro, embora os retrovisores externos sejam de dimensões bem razoáveis. Por outro lado, as portas traseiras têm um bom ângulo de abertura e facilitam a entrada dos passageiros.

Veja mais fotos do novo Gol

Pacote
Como a versão com motor 1.0 do novo Gol é bem desprovida de equipamentos de série, o "módulo" Trend (que aumenta R$ 1.015 no preço do veículo) ajuda a melhorar o visual, tanto externa como internamente: revestimento das portas em tecido; detalhes internos cromados; faróis duplos; aerofólio traseiro; rodas de aço de 14 polegadas, com calotas que imitam com perfeição rodas de liga leve; tecido dos bancos de toque agradável; cobertura lateral dos assentos dos bancos dianteiros; e frisos laterais na cor da carroceria.



Modelo Preço (R$)
Novo Gol 1.0 29.240
Renault Clio Campus 1.0 27.790
Fiat Palio Fire 1.0 28.400
Chevrolet Corsa Joy 1.0 30.920
Ford Fiesta 1.0 31.765

Por dentro
A primeira coisa que chama a atenção no habitáculo do novo Gol é o painel de instrumentos, bem mais decente do que o do modelo anterior. Além da estética, os números são bem mais visíveis. O modelo em teste estava equipado com pacote Trend, que inclui conta-giros (fundamental para que o motorista consiga melhorar o desempenho e a economia de combustível); e com o "módulo" volante multifuncional, que incorpora os comandos do rádio. O painel também é todo novo, mas mantém as saídas circulares do ar-condicionado. O acabamento melhorou de forma significativa. Ponto negativo: teclas dos vidros traseiros estão no painel central, num local mais confuso.
Tamanho reduzido do vidro traseiro prejudica a visibilidade - Tamanho reduzido do vidro traseiro prejudica a visibilidade

Espaço
O habitáculo não mudou muito em relação ao modelo anterior, pois continua apertado para três adultos no banco traseiro, embora o túnel central seja mais baixo. Até a capacidade do porta-malas se manteve em 285 litros. O pacote de segurança tem opcionais importantes, como freios ABS e airbags frontais, mas deixa de fora itens simples e eficientes, como apoio de cabeça e cinto de três pontos para quem senta no meio do banco traseiro.

O que você achou do Novo Gol? Clique aqui e comente!

Desempenho
O motor 1.0 exige uma certa paciência ao encarar uma ladeira com dois adultos e uma criança e ar-condicionado ligado, e muito cuidado ao realizar uma ultrapassagem mais apertada, pois as retomadas de velocidade são lentas. O propulsor tem um bom torque máximo, mas ele só está disponível em rotação mais alta. O câmbio tem engates precisos e macios, embora haja um buraco (queda de rotação) entre a segunda e a terceira marchas. A suspensão privilegia nitidamente a estabilidade, sacrificando o conforto.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos, o preço e a ficha técnica do Gol 1.0 Trend no Veja Também, no canto superior direito desta página. Aproveite e leia o teste do Gol 1.6 Trend.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015