Siena HLX 1.8 X Logan Privilège 1.6 16V - Malas gigantes

Sedãs conquistam pela capacidade do porta-malas, espaço interno e conforto familiar, mas a praticidade é limitada. Leia o teste

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/01/2008 15:12 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 14/2/07 (Siena) e 6/7/07 (Logan)
Sedãs seduzem os brasileiros pela capacidade do porta-malas, que é o atrativo principal desse tipo de automóvel. A desvantagem desses porta-malas enormes é não transportar objetos maiores por causa da abertura limitada. Mesmo assim, eles facilitam a tarefa dos que não gostam de ter que arrumar o compartimento de bagagem ou das "famílias-caramujo", aquelas que carregam a casa nas costas. Além disso, o sedã precisa ter espaço interno suficiente para cinco ocupantes com conforto. Segurança não pode ser relegada a segundo plano e precisa ser eficaz. Saiba por que o Logan vence a disputa.

Veja mais fotos do novo Siena!
Veja mais fotos do Logan!

Espaço interno
O principal atrativo do Logan é o habitáculo espaçoso. O carro da Renault supera o da Fiat tanto na distância entre-eixos quanto na medida de conforto - medidas determinantes do espaço interno. No Renault, três adultos viajam confortavelmente no banco traseiro, mas no Fiat só em percursos curtos. O Logan tem preço de compacto e espaço de médio-grande. A fórmula é muito boa.
Siena 2 x 4 Logan

Porta-malas
O Logan tem 10 litros a mais de capacidade, o que não é significativo. São porta-malas gigantes - 510 litros contra 500. Porém, o sedã da Fiat tem a opção do encosto do banco traseiro rebatível, o que possibilita o transporte de objetos compridos. O encosto do Renault é fixo. Por isso, o Siena leva a melhor.
Siena 5 x 4 Logan

Câmbio
As relações estão bem escalonadas nos dois modelos, mas os engates e precisão do câmbio da Renault superam o da Fiat. O curso da alavanca poderia ser mais curto em ambos.
Siena 3 x 4 Logan
Porta-malas são amplos, mas abertura pequena impede colocação de objetos maiores. A ergonomia é melhor no Siena. Mas os engates do câmbio do Logan superam o Fiat - Porta-malas são amplos, mas abertura pequena impede colocação de objetos maiores. A ergonomia é melhor no Siena. Mas os engates do câmbio do Logan superam o Fiat

Suspensão
Um dos destaques do Logan é o sistema de suspensão, que conjuga como poucos automóveis a relação conforto/estabilidade de maneira excepcional. O Logan tem rodar macio e contorna curvas com precisão A calibragem do Fiat faz com que a traseira seja desconfortável e transfira para dentro as imperfeições do solo. Além disso, a estabilidade do Siena está longe do padrão Fiat.
Siena 2 x 4 Logan

Motor/desempenho
O do Siena tem mais força e potência pela maior cilindrada (1.8) contra o 1.6 16V do Logan. Mas o propulsor da Renault é um dos melhores em produção no Brasil, proporciona ótimo desempenho e funcionamento suave. Além disso, esse motor 1.8 da Powertrain - união da Fiat e GM - tem funcionamento áspero e consumo elevado. Porém, tem muita força em baixa rotação, mas deixa a desejar em alta rotação.
Siena 4 x 4 Logan

Estilo
Gosto não se discute, mas as linhas do Logan são retilíneas e ultrapassadas. Mesmo assim, o carro agrada. A quarta geração do Siena é a mais bonita de todas, com destaque para a dianteira, com grade frontal e as lanternas estreitas herdadas da Alfa Romeo.
Siena 4 x 2 Logan

Ergonomia
Outro ponto para o Fiat, que tem comandos mais bem localizados do que o Renault. Como o Logan foi projetado para ser modelo de custo baixo, o fabricante economizou até nisso.
Siena 3 x 2 Logan

Conforto
O Siena tem mais atrativos, como sistema MP3, Bluetooth e entradas USB e iPod, e a versão topo de linha do Logan conta apenas com computador de bordo. Na lista de opcionais do Siena há opções de sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular. Entretanto, o rodar macio do Logan, mesmo em piso irregular, torna a vida a bordo m ais agradável.
Siena 3 x 3 Logan

Consumo
Depende muito da forma de dirigir, mas o motor 1.8 Powertrain tem vocação para bebedeira, o que causa desespero. O consumo é praticamente o mesmo de um motor de seis cilindros, mas sem o som agradável daquele propulsor. O da Renault está coerente com a cilindrada.
Siena 1 x 3 Logan

Acabamento
Ponto para o Siena, que não é um primor, mas melhor do que o do Logan, principalmente no porta-malas. O projeto do Logan é despojado, mas não há rebarbas de plástico.
Siena 3 x 2 Logan

Segurança
Não há dúvidas neste quesito. Os dois são equipados com três apoios de cabeça no banco traseiro, mas ficam devendo cinto central traseiro de três pontos. O Logan tem opção de airbags frontais, mas não de ABS. O Siena pode ser comprado com airbags laterais e frontais, como opcionais.
Siena 3 x 2 Logan

RESULTADO

Siena 33 x 35 Logan

Leia mais sobre a disputa Siena X Logan no Veja Também, no canto superior direito desta página.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015