Polo Sedan 1.6 Comfortline - Visual renova fôlego

Adoção do estilo europeu rejuvenesce a linha e se alia ao bom acabamento para melhorar vendas. Mas espaço interno e suspensão continuam deixando a desejar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/11/2006 00:01 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Modelo sedã é uma exclusividade do mercado brasileiro - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 7/11/06 Modelo sedã é uma exclusividade do mercado brasileiro
Para tentar melhorar as vendas do Polo, a Volkswagen promoveu verdadeira plástica na linha. As mudanças no hatch foram praticamente as mesmas feitas no modelo europeu, exceto por detalhes. Já o sedã, que não é vendido na Europa, teve as linhas da traseira totalmente redesenhadas no Brasil.

Design

A reestilização seguiu o mesmo caminho já adotado em outros modelos, como Passat, Jetta, etc. Ou seja, a máscara prateada, a forma em V do conjunto pára-choque, grade e capô (que vem se tornando a nova identidade visual da Volkswagen) e as lanternas traseiras com elementos circulares (praticamente idênticas às do Passat) deixaram o sedã com aparência mais jovem e esportiva. Outra novidade na linha, e que é de série na versão avaliada (Comfortline), é o sensor de estacionamento, bastante útil, já que a visibilidade traseira não é das melhores. E as alterações já deram resultado: em outubro de 2005 foram vendidas 612 unidades do sedã e, no mesmo mês desse ano, foram comercializadas 1.869. Ou seja, triplicou.

Acabamento

Outro ponto que continua positivo na linha Polo é o acabamento. É fácil perceber a boa qualidade e montagem dos plásticos adotados no painel, dos revestimentos dos bancos, da forração das portas e até do porta-malas, que resulta em interior agradável. Mas o nível de ruídos é alto. Também continua negativo a falta de espaço interno, principalmente para quem senta no banco traseiro, onde somente dois adultos viajam com conforto e quem senta no meio é prejudicado pelo túnel central. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção. Por outro lado, a visibilidade traseira é prejudicada pela altura do encosto do banco de trás e pela inclinação do vidro traseiro, embora o retrovisor interno seja de bom tamanho.
Detalhe interessante: banco traseiro tem chave. Já as rodas em liga leve são de 15 polegadas - Detalhe interessante: banco traseiro tem chave. Já as rodas em liga leve são de 15 polegadas

Esportividade

O acabamento interno em tom preto também dá um toque de esportividade ao modelo. De clássico ficaram apenas os detalhes cromados das maçanetas das portas e do pino do freio de estacionamento. O painel continua com o mesmo desenho e grafismo. O volante agora é de três raios e o aro fino não oferece boa pega. A versão que avaliamos (Comfortline) é a topo de linha e é recheada de equipamentos de conforto e segurança, com destaque para o sistema de som (com CD Player com MP3), que garante um som de alta qualidade; ar-condicionado eletrônico; gavetas sob o banco (o porta-luvas é muito pequeno), para esconder objetos dos amigos do alheio; airbag duplo; terceiro apoio de cabeça no banco traseiro; e freios com ABS, muito eficientes em qualquer situação. Mas falta cinto de três pontos para quem senta no meio do banco traseiro.

Força

O motor 1.6 dá conta do recado e o sistema flex é eficiente em qualquer situação. Com um bom torque, mesmo em baixas rotações, o propulsor garante boas arrancadas e retomadas de velocidade, que resultam em ultrapassagens mais seguras e dirigibilidade agradável. Mesmo com quatro adultos e ar-condicionado ligado, o desempenho ainda continua compatível com um carro desse tipo (sedã) e com esse propulsor (de 1.600cm³). A Volkswagen fez algumas mudanças nas relações de marchas, que ficaram mais acertadas, melhorando principalmente o consumo. Os engates também são precisos e macios. Outro ponto positivo do carro é a estabilidade, que permite até alguns abusos em curvas mais fechadas. Por outro lado, a suspensão sacrifica bem o conforto, penalizando principalmente os passageiros do banco de trás.

Leia, assista e veja outras fotos do novo Polo Sedan no Veja Também, no canto superior direito desta página.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015