Renault Mégane Dynamique 2.0 - Tudo para brilhar

Versão topo de linha do sedã médio é equipada com transmissão automática de quatro velocidades e há opção de troca seqüencial

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/08/2006 08:52 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Linhas harmoniosas da carroceria e compotamento dinâmico são atributos desse médio. Já o estilo da traseira é bonito, com destaque para as lanternas. - Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 18/6/06 Linhas harmoniosas da carroceria e compotamento dinâmico são atributos desse médio. Já o estilo da traseira é bonito, com destaque para as lanternas.
Tido como um dos melhores carros em produção atualmente no Brasil, o Mégane não faz no mercado nacional o mesmo sucesso que em outros países. O carro tem linhas bonitas e modernas, é confortável e há amplo espaço interno, como convém a um sedã. Além disso, não falta tecnologia, a exemplo do cartão que substitui a chave, e outras inovações, entre as quais formato diferente do freio de estacionamento e o bocal do tanque de combustível sem tampa. O sistema ABS com freios a disco nas quatro rodas e airbags frontais são de série em todas as versões.

Dirigir o Mégane é agradável. Os comandos estão ao alcance das mãos, a suspensão é confortável e firme em curvas, os bancos são anatômicos e o comportamento dinâmico é muito bom. Porém, não há regulagem elétrica de altura do facho dos faróis.

Transmissão

A versão mais sofisticada do Mégane é a Dynamique 2.0, com transmissão automática auto-adaptativa e seletor para mudanças seqüenciais. O sistema Proactive tem 10 programas adaptáveis ao estilo de dirigir e também conforme a carga do veículo, tipo de piso e condições climáticas. Há opção de troca manual, bastando deslocar a alavanca para a esquerda e movimentá-la para frente e para trás de acordo com a necessidade. Mas são apenas quatro velocidades, o que limita um pouco o desempenho, se comparado com a versão equipada com o bem acertado câmbio manual de seis marchas.
Falta a quinta marcha. Se o câmbio fosse de cinco velocidades, a terceira e a segunda poderiam ser mais curtas e quarta e quinta, mais longas. Assim, as retomadas e acelerações seriam feitas em menor espaço de tempo e o consumo, menor. O câmbio, às vezes, retarda a troca de marcha porque não interpretou ainda o que o motorista quer. As trocas são suaves e sem trancos.

Conforto

O interior do Mégane é espaçoso, suficiente para três pessoas no banco traseiro. O volante tem boa empunhadura, mas a calibragem da direção elétrica é um pouco leve em velocidades mais altas. Algum peso a mais seria ideal. O diâmetro de giro facilita manobras em locais apertados. O quadro de instrumentos é bem visível e a suspensão absorve as imperfeições do piso para o habitáculo. O nível de ruídos internos foi baixo na unidade avaliada. A visibilidade traseira é limitada, característica dos sedãs.
Interior é sóbrio e comandos bem localizados. Já o câmbio é automático saquencial. - Interior é sóbrio e comandos bem localizados. Já o câmbio é automático saquencial.

Segurança

Quatro freios a disco com sistema ABS tornam as frenagens seguras, em todas as situações. Os airbags frontais, apoios de cabeça para todos e cintos de três pontos retráteis completam a segurança. Os apoios de cabeça dianteiros têm sistema progressivo contra impacto, o que reduz as chances de lesão na coluna cervical. A suspensão é bem acertada e o Mégane faz curvas sem cerimônia, transmitindo confiança ao motorista. O rodar é suave, com boa relação entre conforto e estabilidade. Os comandos estão bem localizados e ao alcance do motorista (ler análise ergonômica).

Desempenho

Não tem o mesmo brilho da versão com câmbio manual, por não aproveitar toda a potência e torque do motor. Mas satisfaz e, quando se opta pela troca manual, o comportamento é outro, inclusive o consumo diminui. O funcionamento do motor é estridente acima de 4.000rpm e incomoda. O carro demora a reagir mesmo quando se pisa totalmente no acelerador.

O porta-malas é enorme, mas a abertura pequena limita a colocação de objetos maiores. Tecnologia e sofisticação não faltam ao Mégane, que agrada com suas muitas qualidades e poucas imperfeições. É difícil não gostar.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015