CHEVROLET MERIVA PREMIUM 1.8 8V MPFI FLEXPOWER 4P 2006

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/01/2006 07:35 Portal Vrum
Chevrolet/Divulgação
AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESTILO
O Idea é mais moderno, mas a o desenho da carroceria tem muitos recortes e nem sempre agrada. Além disso, o fato de ser estreito causa estranheza. O Meriva é mais sóbrio, com linhas limpas e sem rebuscamento.
MERIVA *** IDEA **

ERGONOMIA
Nenhum dos dois é um primor nessa questão. Quando se coloca segunda ou quarta marcha no Meriva, o motorista esbarra o cotovelo no encosto do banco. Os outros comandos são de fácil acesso. O Idea tem os pedais desalinhados em relação ao volante e o motorista fica torto, a exemplo do Gol. Além disso, a perna do motorista esbarra constatemente no console central.
MERIVA *** IDEA **

CONFORTO
O Idea oferece mais itens de série de conforto e conveniência, como computador de bordo, sensores de farol e estacionamento, entre muitos outros. O Meriva tem apenas o banco traseiro que se transforma em duas poltronas confortáveis.
MERIVA *** IDEA ****

CONSUMO
Uma péssima qualidade desse motor da Powertrain é o consumo elevado de combustível, seja álcool ou gasolina. Ambos são beberrões e lucrativos para os donos de postos. Motores de baixa cilindrada não podem consumir tanto assim.
MERIVA * IDEA *

ACABAMENTO
Estão longe de ser um primor, mas não se aproximam do execrável. São apenas aceitáveis e deveriam ser melhores, tanto no que se refere ao material plástico do painel como nos arremates. A cobertura do porta-malas do Meriva não é prática.
MERIVA ** IDEA **

SEGURANÇA
O Meriva leva a melhor por ter três cintos de três pontos no banco traseiro, na versão topo de linha, o que não ocorre com o Idea. Mas são equipados com sistema ABS de freios e airbags.
MERIVA **** IDEA ***
Fiat/Divulgação

ESPAÇO INTERNO
O Meriva é maior em comprimento e largura e distância entre-eixos. O Idea só ganha em altura. o espaço interno é melhor no Meriva, que acomoda três pessoas no banco traseiro. No Idea, três adultos no banco traseiro só mesmo em percursos curtos.
MERIVA **** IDEA ***

PORTA-MALAS
O Idea tem mais 20 litros de capacidade, mas o espaço é mais vertical e há muitos recortes, o que exige paciência para pôr toda a bagagem. O do Meriva é retilíneo e o aproveitamento é melhor, apesar de a capacidade ser ligeiramente inferior.
MERIVA *** IDEA ***

CÂMBIO
As relações do Idea são mais curtas, o que deixa o carro mais ágil na cidade. O senão é que, em velocidades acima de 100 km/h, o motor trabalha em rotação mais alta, elevando o nível de ruídos internos. O consumo também aumenta. Relações mais longas implicam mais troca de marchas, como no Meriva, mas penaliza menos o consumo.
MERIVA *** IDEA ***

SUSPENSÃO
Ambas são duras e transferem as imperfeições do solo para o habitáculo. Ou seja, privilegiam o comportamento dinâmico em detrimento do conforto, em pisos irregulares. A do Meriva é mais áspera. Entretanto, os dois carros contornam bem as curvas e têm boa estabilidade direcional, apesar de o centro de gravidade ser elevado.
MERIVA *** IDEA ***

MOTOR/DESEMPENHO
Os motores são os mesmos. Trata-se do 1.8 flex da Powertrain (Chevrolet). A principal característica é o alto torque em baixa rotação. O funcionamento é áspero, principalmetne acima das 4.000 rpm. A Fiat optou por outro tipo de calibragem e a diferença de torque é significativa (ler ficha técnica). Isso significa retomadas em menos tempo.
MERIVA *** IDEA ****

TOTAL
MERIVA 29
IDEA 28


IDEA
POSITIVO
* Versatilidade
* Espaço interno
* Desempenho

NEGATIVO
* Consumo
* Frente muito baixa
* Falta de cinto de três pontos para passageiros do meio

MERIVA
POSITIVO
* Estilo
* Espaço interno
* Versatilidade

NEGATIVO
* Altura do solo
* Consumo
* Ruídos internos
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Encontre seu veículo
O ano inicial não pode ser maior que o ano final.
O preço inicial não pode ser maior que o preço final.

Refinar busca

Últimas notícias

ver todas
16 de agosto de 2015
02 de agosto de 2015
31 de julho de 2015
30 de julho de 2015
29 de julho de 2015