Manutenção » Atenção na hora de abastecer o carro flex Misturar etanol e gasolina é recomendável ou pode ser prejudicial para o veículo? Especialistas apontam cuidados para evitar danos e melhorar o rendimento

Redação Folha de Londrina - Folha de Londrina

Publicação: 19/07/2011 15:29 Atualização:

A popularização dos motores flex fez uma grande diferença na vida dos motoristas brasileiros. Há alguns anos, o combustível a ser utilizado tinha que ser escolhido antes de comprar o carro. Agora, a opção é feita na hora de abastecer. A tecnologia trouxe benefícios, mas também dúvidas. Misturar etanol e gasolina no tanque, por exemplo, é recomendável ou pode ser prejudicial para o veículo? Para o professor do departamento de mecânica automotiva do Senai, Hélio Aderne, a mistura não traz problemas. ''Desde que esteja tudo funcionando adequadamente, o carro pode andar com qualquer proporção de mistura, já que o motor flex foi desenvolvido para trabalhar com os dois combustíveis'', explica.

A desvantagem é que acompanhar o rendimento e o consumo se torna mais difícil, já que cada combustível tem a sua característica específica. O álcool possui uma queima otimizada e proporciona mais potência e torque. Já a gasolina oferece melhor rendimento no quesito quilometragem por litro. ''Ao misturar, o motorista tem uma média daquela mistura. Eu recomendo abastecer com um combustível ou outro'', afirma o chefe de oficina da Fiat Marajó, Danilo Galafassi.

Reconhecimento

Mais importante do que a escolha entre etanol e gasolina (ou os dois juntos) são os cuidados após o abastecimento. Na hora da troca, é necessário dar tempo para que o novo combustível seja reconhecido, processo que é feito por um sistema que tem vários sensores. Com isso, a injeção de combustível se adapta, mudando seu funcionamento. ''Com álcool, o tempo de injeção é maior e com gasolina menor'', explica Dorival Marçal, proprietário da Auto Mecânica Serta.

De acordo com os especialistas, para dar tempo de o sistema reconhecer a mudança de combustível, o ideal é rodar 15 minutos ou fazer um percurso de no mínimo oito quilômetros. ''Toda vez que o tanque sofre uma variação de nível, o sistema abre uma janela de reconhecimento de combustível. No geral, são aproximadamente 15 minutos para reconhecer o novo combustível e memorizar os padrões de funcionamento'', explica Hélio Aderne.

Sem atenção para este simples cuidado, o motorista pode ter algumas surpresas indesejáveis, como afogamento do veículo ou perda de rendimento. Já em dias de baixa temperatura - dependendo da condição do reservatório de gasolina para partida a frio -, se o carro for abastecido com álcool, sem tempo para o reconhecimento da mudança, pode haver dificuldade na hora da partida.

Além disso, o professor Aderne alerta que mudanças muito frequentes de combustível podem trazer problemas. ''Se um dia o motorista abastece com gasolina, no outro com álcool e assim vai alternando de forma constante, o carro não se adapta e isso interfere no consumo e rendimento'', destaca.

Qualidade e quantidade

Seja etanol ou gasolina, o motorista também deve prestar atenção à qualidade, já que um combustível adulterado pode trazer dor de cabeça. Os primeiros sinais são a perda de potência e rendimento, porém, logo o veículo pode afogar e morrer. A solução mais óbvia é esvaziar o tanque, mas o problema pode ser resolvido com a opção por um combustível de qualidade.

Para os motoristas que costumam abastecer o carro com pouca quantidade de combustível, os especialistas alertam: é preferível encher totalmente o tanque uma vez e ir completando sempre que possível. Isso evita danos à bomba de combustível. ''O combustível também faz um trabalho de lubrificação e refrigeração da bomba, que é elétrica. Se o tanque fica sempre com pouco combustível essa bomba esquenta e pode até queimar. A consequência é que o carro simplesmente não funciona'', explica o mecânico Dorival Marçal.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque