Manutenção » Alinhamento e balanceamento, o que é isso? Técnico dá dicas para andar sem trepidações no volante e não perder os pneus antes da hora

Redação Folha de Londrina - Folha de Londrina

Publicação: 08/04/2011 13:43 Atualização: 08/04/2011 13:51

Quando o mecânico diz que é preciso fazer o alinhamento e o balanceamento do carro, muitos motoristas entregam o veículo à oficina mas não fazem a mínima ideia do que isso significa.

É comum também ouvir falar em ''fazer a cambagem'', que, na verdade, é parte do processo de alinhamento. Isso porque o alinhamento nada mais é que uma combinação de ângulos que as rodas do carro devem seguir para manter o conforto, a estabilidade ao dirigir e evitar o desgaste precoce do pneu. E a cambagem é um desses ângulos.

''Uma roda pode ter a vida útil reduzida a apenas três mil quilômetros rodados dependendo do valor da desregulagem do alinhamento'', avisa o Técnico de Ensino do curso de Mecânica Automotiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Edson Bonifácio.

Este conjunto de ângulos do alinhamento forma a geometria direcional do veículo. Além da cambagem, a convergência, o caster e a rolagem, ou KPI são outras medidas que os mecânicos observam no seu carro.

Como a maioria dos carros atuais não vêm com regulagem e já preveem, no projeto, o alinhamento adequado, a recomendação, conforme o Técnico de Ensino, é realizar o processo a cada cinco mil quilômetros rodados.

Porém, em casos de pequenos acidentes como aqueles em que o carro caiu em um buraco, passou correndo no quebra-molas ou bateu no meio-fio com muita força exigem que, se não for época de alinhamento, o motorista leve o seu veículo para a revisão desse item o mais rápido possível, afirma Bonifácio.

Desmontagem ou cambagem?

Para fazer a regulagem dos ângulos que compõem o alinhamento, as concessionárias e recuperadoras possuem em mãos os gabaritos de cada modelo de carro por onde fazem a conferência. ''Cada carro sai de fábrica com um padrão de regulagem.''

Estando os ângulos irregulares, a suspensão do carro é desmontada e fixada e os componentes aferidos e recuperados - ou trocados, dependendo do caso. Esta é a maneira indicada pelas fábricas de se fazer o alinhamento.

Porém, buscando uma maneira mais rápida e barata de oferecer a cambagem - que é corrigir a inclinação da parte superior das rodas em relação ao piso - aos clientes, muitas oficinas fazem o alinhamento deste item através de ferramentas hidráulicas. A prática é muito comum, mas montadoras como a Fiat desaconselham.

''Em pesquisa realizada pela Fiat, parte dos carros que fizeram cambagem apresentaram mais tarde avarias no rolamento. Outra questão é que a ferramenta de cambagem, não identifica a origem do problema. Simplesmente coloca a suspensão na medida original.''

De acordo com Bonifácio, a pesquisa ainda detectou problemas no amortecedor nos carros que fizeram a cambagem com ferramentas hidráulicas. Nestes casos, a fábrica não recebe de volta as peças com avaria, ele alerta.

Em casos de acidentes graves, o problema passa a ser estrutural e o carro tem que ser mandado a um funileiro - que tem condições de consertar a suspensão do carro conferindo as medidas da estrutura do veículo. Porém, também existem no mercado empresas especializadas na recuperação do monobloco de automóveis.

Balanceamento

O balanceamento é essencial para a direção do carro. ''Quando parte da roda ou pneu está mais pesada que as demais, em alta rotação, devido à força centrífuga, ela causa vibração no volante.'' Sabe quando o volante do veículo trepida ao dirigir? Pode ser que o veículo esteja precisando de um balanceamento.

Entretanto, Bonifácio ressalta que isso não se trata de um problema, e sim uma característica dos componentes que trabalham com alta rotatividade no automóvel. ''Todo conjunto do carro que trabalha em alta rotatividade não consegue manter a rodagem 100% balanceada.'' A única recomendação é fazer o balanceamento periodicamente, em geral, junto com o alinhamento.

Esta matéria tem: (42) comentários

Autor: André Amorim
1400km em 4 meses? Tá bom demais então. Eu rodo pouco (35.000km rodados em quase 3 anos e meio) mas você roda muito menos. Carro a gente acaba trocando por emoção. Daria pra ficar 10 anos e ficamos 3-5 ou até menos! Maldito capitalismo selvagem! Eles geram necessidades que não temos. :( | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Verdade,carros fiats teem boa e fácil revenda...nem todos mas teem.vários dos seus argumentos são muito válidos A.Andrão e vou 'misturar' com os meus e repensar tudo. tem vantagens e desvantagens manter carro ou trocar a cada 3-5 anos. eu ando pouco(1400Km-4meses) e dá pra conservar. valeu. :-) | Denuncie |

Autor: André Amorim
A GM é lamentável, além da manutenção ser CARÍSSIMA. A revisão do BUcelta é mais cara que a do Stilo e Punto. Deve ser mais cara que a do Bravo, inclusive. A GM é lixosa! Nem morto compro porcaria feia, de má qualidade e cara. | Denuncie |

Autor: André Amorim
O interior do Astra é pior que o do Palio G3 que eu tinha. Aquela iluminação de painel amarela é ridícula de feia. A única coisa que presta é o motor de 140cv, que é "esgoelado" na taxa pra aumentar potência, ou seja, a durabilidade é podre. | Denuncie |

Autor: André Amorim
O Idea da minha mãe é 1.4, 2007 , sem ar, já tem modelo novo e vale quase o preço que você vendeu a Meriva. Ela pagou 40k 0km. Deve ter pago mais que isso na sua Meriva. Carros FIAT são bons de revenda, tirando os sedans. Já vendi Palio mais caro que comprei porque valorizou. | Denuncie |

Autor: André Amorim
... por vários anos. O que adianta não lançar o "modelo novo" mas o seu modelo ficar defasado? Quem acabar de comprar um Astra 0km vai parecer que já tem 8 anos com oo carro. Por isso que carro tem que comprar quando lançar, sem medo de ser beta tester. Menos de 3 anos não dura! | Denuncie |

Autor: André Amorim
Aro 14'' no SI de 192cv? Se fosse R16 até iria. Menos que isso o pneu vai dobrar. Por isso que falo. Carro tem que saber comprar. Comprei o meu em novembro de 2007 e me dei bem. Quem comprar agora, estará perdendo. A FIAT pelo menos inova. Isso acaba sendo ruim pra quem pretende ficar com o carro... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
agora compare preços do Punto 2009 e do novo que tem motor diferente...minha cunhada tem o Punto de outubro 2009 e já perdeu uma grana preta porque a fiat mudou o motor e umas outras bobagens, devalorizou muito o dela...não confie em fiat pois as idéías são como 'faiscas'..brilham mas apagam rápido! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
sem 'puchar saco':sabe o que mudou na Meriva desde que foi lançada? gravata chevrolet e a uns 2 anos o farolete que agora é transparente.vantagem?vendi minha 2006/07 por R$30.500,00 com 92Mil KM.compare com um da mesma categoria e mesmo preço inicial da época e que 'sofreu' várias mudanças... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
este meu cunhado já foi pra Itália 4X e eu coloquei ele na Fiat a uns 22 anos atráz. o painel torto é uma das 'coisas' que a fiat quer redesenhar e como você já sabe, a fiat NÃO para de mudar os carros e DETONA seus usuários com mudanças que desvalorizam seu modelo anterior...então...estou fora! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
desculpe, pra mim não dá, não é questão de preferencia, é questão de conforto e na minha opinião é uma burrice de engenharia aumentar porta malas e diminuir habitáculo com fizeram no Bravo.Meu cunhado que trabalha na fiat(engenheiro)estava aqui em casa ONTEM à noite e concorda comigo sem discussão!! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
você já escreveu que tem 1,82M e eu tenho 1,80M, não entendo como me incomoda tanto estes paineis e não a você...vai ver que minhas pernas são mais compridas...só pode! como passageiro, chega a dar dor no joelhop esquerdo em menos de 15 minutos pois fica coloado no painel,porta luvas torto é estranho | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Andrão, voce tem um Punto, o painel dele, do Palio, Linea e do Bravo SÃO da maneira que dscrevi, tiram o espaço das pernas pois afunilam pro centro. você é a prova pois tem o carro e eu conheço e dirijo todos sempre,menos o Bravo que ainda não dirigi mas já entrei no carro e é a mesma coisa... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
quanto à altura/aros de rodas/pneus,comentei aqui na vrum que testes na autoban comprovaram que a diferenças são muito poucas na estabilidade entre raios mas o conforto MUDA.então esta MODA de aros/pneus altos é pra ganhar grana,diga seu irmão pra colocar aro 14 no Civic que o conforto volta!!! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Golf,meu primo tem um e comparar Astra com Golf e Punto não dá,são categorias e estilos diferentes!realmente gosto é gosto,ainda detesto o painel triangular fiat que tira espaço das pernas,você conhece a história. com boa grana, também compro algo melhor mas mesmo com pouca não compro fiat ! | Denuncie |

Autor: André Amorim
... quando ganhar mais dinheiro, parto pra algo melhor, que não seja GM, VW e Ford. | Denuncie |

Autor: André Amorim
... estabilidade ou conforto. O Astra na curva é muito pior que Golf e Punto. Sem contar que GM você fica lá embaixo. EU não gosto. A janela fica lá em cima. Os Fiats têm melhor acabamento e mais mimos, além da durabilidade maior. Gosto é gosto mesmo. Eu vou continuar na FIAT. Sempre deu certo... | Denuncie |

Autor: André Amorim
Tem certeza que já andou em Gol? Certeza que acha mais macio que Palio? Stilo é meio duro porque geralmente é R17, aí fica duro mesmo. Porém, o Golf com R15 parece ser mais duro que Stilo com R17. O Civic SI do meu irmão é uma "pedra" mas curva que é uma beleza! Varia do gosto de cada um... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
...por isto tem tantos fiats na família, a sobrinha e cunhado trabalham lá e teem descontos pra comprar, dirigi todos que enumerei e os fiat sempre saõ os mais duros!!!! (mas menos duros que o jeep veio e o kandango)..pô..chega. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
aahhhhh..meu cunhado tem um peugeot, minha cunhada um punto,outro cunhado tem agille,outro tem pálio e 147,outro tem pálio e mille(trabalha na fiat),outro tem panorama,outro tem fusca e omega,outro tem palio e strada,sobrinha tem punto mas tirou carros pra todos que tem fiat mais barato na fábrica. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
lemabrei...minha irmã tem um mille 2000(dirigi muito) e meu cunhado um mille 2010 dirigi muito pouco...ambos são duros!...desculpe, a gente vai ficando velho e com a velhice se perdem 3 coisas: a primeira é a memória....as outras eu esqueci! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
lembrei: meu cunhado tinha mercedes 66, volks 4 portas 70, kandango(DKW,conheceu?),morris oxford e atualmente ele tem uma chevolet 6 cilindros(não lembro modelo), meu irmão tem Fox, teve corcel, corsa e até Jeep willis e outros. dirigi todos várias vezes e o mais duro que fiat era o Jeep! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
continuando...chevrolet 51, ford perfect, DKW vemag e 'vemagete',citroen antigão(data?),ih...esqueci de escrever que tive 2 kombis e 2 fuscas...acho que chega...sem falar nos carros dos cunhados e da família inteira(que é enorme)que já usei leva à conclusão com experiencia comprovada: FIAT É DURO! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
pequena lista..tive: Dodge Polara74, Dodge Gran Sedan(7?), Maverick 74, Mustang 66, 2 opalas(70&89), 2 chevettes(?&78?), variant 70, brasilia 88,voyage(??),fiat 147 77, mille 97,..é o que me lembro agora. meu pai tinha e dirigi:4 aero willis,plymouth belvedere, cadillac 51(?),chevrolet 37,38,41,51.. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
tenho atualmente um Ford novo e é macio mas que não gosto muito devido à potencia mas faz parte da estratégia para adiquirir outro novo(quem sabe JAC) ano que vem. tinha uma Meriva Joy 07 1.8 e o carro era o bicho, juro que tenho saudades.tive muitos outros carros mas fiat é sempre o mais duro. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
pra mim o principal é conforto e um pouco de economia pois não tenho alto poder aquisitivo e não consigo comprar o que realmente quero.com isto,comparando modelos dentro de uma faixa de preços fiat é a última opção.pra 'piorar',trabalhei na fábrica e conheço detalhes proibitivos pela vrum de comentar | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
tive até o 147 que era super economico e muito muito esperto mas..era duro. outro amigo tem BravA e é duro,outro tem ideia..é duro, cunhado e outros amigos,etc..resumindo: fiat é secão mas estável em curvas e pra ser estável em curvas tem que ser secão e duro!um Ford ou GM o conforto MUDA! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
motor VHC bate pino mesmo, meu visinho tem um céu-ta=preto e e´audivel a atucada de longe. fiat é esperto, o mille anda mais que outras marcas e tive um EP97 que era o 'capeta' mas era duro mesmo com goodyear.meu filho tem pálio,meu amigo tinha Stillo e tem Linea,dirijo todos sempre e são duros... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Tive vários e fiat É duro até com pneus macios.GM,Ford e até VW são muito mais macios.P7 é pirelli 'menos duro' longe de ser goodyear e michellin.P7 tem durabilidade,não quis dizer que é ruim, mas juntando fiat e pirelli...BH só tem buracos/remendos e se percebe a diferença fácilmente em fiat. | Denuncie |

Autor: André Amorim
...já meus amigos de Celta reclamavam do VHC da GeMê batedor de pino. Astra de 140cv, um motor "esgoelado" não tem durabilidade. Porém o Powetrain jurássico que uso no meu carro é até bom hehehe. Passo vergonha com ele não e humilho uns mais forte spor aí. | Denuncie |

Autor: André Amorim
O lado bom que moro em Brasília. O asfalto daqui não é 100% mas é um dos melhores do país, ainda. Viajar de carro hoje em dia não vale a pena, a não ser no raio de 400km no meu caso. Até carro rebaixado já tive sem problemas. Fiar nunca deu problema comigo. Já tive 3 Palios, inclusive... | Denuncie |

Autor: André Amorim
Jorge, Pirelli P7 é bom um pneu. Não é Dragon nem P6000. Use para saber, antes de criticar. Qual carro tem atualmente só por curiosidade? A Fiat pode não ser uma maravilha, mas aqui no Brasil é a melhor opção, tirando Honda e Toyota. Fiat tem a suspensão confortável. Você está enganado. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
deveriam criar um espaço chamado: 'descendo a lenha' para comentarmos problemas e características ruins dos carros,exemplo:não gostava do Stillo que tem motor durável(chevrolet) e forração de feltro no para lamas até conhecer Bravo,agora acho o Stillo melhor em vários ítens,etc. somos consumidores!! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
troque os pneus de seu carro por outros mais macios que fará menos alinhamentos, garanto. corra léguas de pirelli que duram muito mas detonam a suspensão... e...nunca se esqueça A.Andrão,'fiat' não é carro, é só um cabrito que pula muito e significa 'faisca' (ou centelha,algo rápido não durável) | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
realmente carros não perdem alinhamento à toa,ando com uma libra amenos nos pneus pra absorver impactos e só uso pneus macios.comentei isto na reportagem sobre pneus e isto ajuda a preservar a suspensão/alinhamento pois absorve melor os impactos. agora,fiat com pneus pirelli...tchau! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
aí pergunto: quantos carros você já teve e as marcas? já tive uns 30...Dodge,Chevrolet, Ford,Volks, Fiat(tá vendo?sou doido também) e até importados que não quebram nunca a uns 35 anos atráz. então, tendo e usando estas marcas por longo tempo,minha experiencia e gosto pessoal condenam fiats,só isso! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
é 'quase' isto A.Andrão,sou fã de várias montadoras mas não dos modelos populares brasileiros criados para ganhar o mercado com porcarias.várias marcas teem produtos bons e ruins mas quando um fiat é razoalvel,sai da faixa de preço onde outra marca/modelo é mais viável.é preferencia com experiencia | Denuncie |

Autor: André Amorim
Jorge, acho que o senhor é fã de uma das seguintes montadoras abaixo: - FORDida; -GeMê; - Volkslavagem. hehehehehe. | Denuncie |

Autor: André Amorim
Jorge, é necessário fazer alinhamento em carros de TODAS as montadoras caso passe por algum buraco ou algo do tipo. Infelizmente nossas pistas não são boas e até offroad 4x4 sofre. Nunca perdi alinhamento dos meus carros FIAT à toa. A estabilidade vai bem e poucos acompanham hehehe. | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
A.Andrão está certo,é mais barato mesmo MAS tem que fazer SEMPRE alinhamento EM fiat senão os pneus vão pro espaço com desgaste irregular(rss).Cambagem e caster não são lorotas,chame-as de zenith e azimute.Elas determinam até a estabilidade principalmente em fiat onde ela(estabilidade) é centrada! | Denuncie |

Autor: André Amorim
Por isso que sempre faço alinhamento na FIAT. Sai até mais barato. Eles não inventam essas lorotas "cambagem, cáster..." e o serviço fica perfeito. Golpe do alinhamento é raro não ter. | Denuncie |

Autor: Lincoln Junior
Tenho um Gol Power G5 e fizeram a cambagem com ferramentas hidráulicas em concessionária de BH. Não é estranho? | Denuncie |

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