• (46) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Lançamento »

Entre os compactos Onix e HB20, quem vence a disputa?


Bruno Vasconcelos

Publicação: 01/11/2012 00:01 Atualização: 01/11/2012 13:57

Chevrolet Onix (Divulgação)
Chevrolet Onix

Bento Gonçalves (RS) – Se você determinou que seu próximo carro será um hatch compacto, mas estava esperando as novidades para decidir, saiba que você acertou em cheio ao aguardar. Uma verdadeira batalha se inicia no segmento com a chegada do novo Chevrolet Onix. Até então, o HB20 tinha revolucionado essa faixa de preço, com um pacote de itens de série de causar desconforto na “pelada” concorrência. Enquanto um, o Onix, tem uma ampla rede de concessionárias, o HB20 só chega ao consumidor em janeiro num volume bem menor, dando um gostinho maior de exclusividade. É pesar as vantagens, diferenças e partir para a melhor escolha.

Hyundai HB20 (Divulgação)
Hyundai HB20

Os lançamentos do Hyundai HB20, Toyota Etios e por último do Chevrolet Onix abriram um leque de opções que antes se restringia basicamente ao Volkswagen Gol e Fiat Uno. O “problema” para o consumidor agora é escolher entre tantos modelos aquele que entrará em sua garagem. Já mostramos em edições anteriores como andam os compactos da Toyota e da Hyundai (você pode relembrar no www.vrum.com.br). Agora chegou o momento de testar o Onix, o lançamento mais aguardado da montadora norte-americana no Brasil.

 

>> Veja galeria de fotos do Chevrolet Onix 2013

 

Antes de detalhar o Onix, é preciso que você faça um exercício de esquecimento. Esqueça o que você conhece do Celta e do finado Corsa antes de conhecer o novo hatch da GM. O Onix está um patamar acima dos dois modelos citados e se aproxima do nível de acabamento do Sonic e do Cruze - com as devidas ressalvas para a versão de entrada (pelada).

Onix chega para marcar de perto o rival alemão e parar o avanço do sul-coreano (Bruno Vasconcelos/ DP/ D.A Press)
Onix chega para marcar de perto o rival alemão e parar o avanço do sul-coreano

O compacto da Chevrolet - assim como o HB20 - deverá dar muita dor de cabeça aos vendedores de Gol e Uno nos próximos meses. O Etios corre por fora, valendo-se da tradição e confiabilidade da marca japonesa.

Chute certeiro
Você já deve estar cansado de ler/ouvir/ver que o carro tal chega ao mercado para ameaçar o reinado do Gol no Brasil. Ao longo dos últimos 25 anos, vários tentaram, mas ninguém ainda conseguiu arrancar do hatch da Volkswagen o posto de veículo mais vendido do país. E por que vamos dizer agora que o Onix é um forte pretendente a incomodar a liderança do Gol? Se você pensa que é pela nítida semelhança entre o design dos dois modelos, não é por aí!

Modelo vem com visual moderno e itens de série inéditos para o segmento (Bruno Vasconcelos/ DP/ D.A Press)
Modelo vem com visual moderno e itens de série inéditos para o segmento

A Chevrolet utiliza a mesma fórmula que a Hyundai usou no HB20. Fez um carro de visual agradável, moderno e com itens de série inéditos para o segmento. A diferença entre as marcas é a capacidade de produção das fábricas e o pós-venda, que no caso da GM é favorecido pela maior rede de concessionárias do Brasil (cerca de 600 revendas).


O Onix chega com duas opções de motorização: 1.0 de 80/78 cavalos de potência (etanol/gasolina) e 1.4 de 106/98 cv. Testamos primeiramente a versão mais potente e ficou claro que o propulsor deverá agradar ao brasileiro. Isso porque ele é esperto na cidade, com saídas rápidas, e valente na estrada. É verdade que falta torque em baixas rotações, o que exige do motorista fazer frequentes reduções em subidas mais puxadas.


Quanto ao motor 1.0, não se pode exigir muito dele (assim como dos rivais). Fica a impressão de que o propulsor é pequeno para o peso do carro, mas nada que comprometa muito sua agilidade. Quem compra um carro de mil cilindradas não pode esperar um comportamento diferente, não é verdade?

No painel, destaque para o sistema multimídia com tela LCD de sete polegadas (Divulgação)
No painel, destaque para o sistema multimídia com tela LCD de sete polegadas

1, 2, 3, testando…
Como de praxe, as versões disponíveis para teste drive do Onix na serra gaúcha eram topo de linha, com todos os itens de série disponíveis. As unidades que testamos tinham, por exemplo, o sistema multimídia MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth. Tudo isso através de uma tela LCD touchscreen de sete polegadas. O MyLink está disponível a partir da versão LT 1.0, que custa R$ 32.890. No 1.4, ele vem também na LT, pelo preço de R$ 36.490.


No quesito acabamento, o Onix se enquadra no novo padrão do segmento. É bem definido, com painel clean e ao mesmo tempo com toque de modernidade ressaltado pelo sistema multimídia e pelos instrumentos digitais. Quanto ao espaço interno, a impressão é que compacto da Chevrolet é um pouco mais apertado do que o Gol, principalmente para quem vai atrás. O porta-malas segue o mesmo conceito dos rivais: se quer carregar muita bagagem, compra um sedã. No Onix, a capacidade é de 280 litros.

Espaço interno para passageiros do banco traseiro é apertado (Divulgação)
Espaço interno para passageiros do banco traseiro é apertado

O Chevrolet Onix chega às revendas no próximo dia 7. A montadora espera vender 12 mil unidades por mês e a capacidade de produção da planta de Gravataí (RS) é de 150 mil carros/ano. A garantia é de três anos e a versão com câmbio automático de seis velocidades chega no segundo trimestre de 2013. Agora, só resta saber se os consumidores irão aprovar os novos rivais do Gol e virar o jogo que é vencido por goleada pela Volkswagen.

* Repórter viajou a convite da Chevrolet


TABELA DE PREÇOS
Onix 2013

LS 1.0 - Duplo Airbags, freios ABS, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 14 polegadas e coluna de direção com ajuste de altura. R$ 29.990

LT 1.0

R7F => LS + Alarme, travas e vidros elétricos e chave canivete - R$ 31.690
R7G 1.0 => LT + Sistema multimídia com navegador MyLink - R$ 32.890
R7H 1.0 => LT + Ar condicionado - R$ 33.790
R7I 1.0 => R7G + Ar condicionado - R$ 34.990

LT 1.4

R7K => R7F + Rodas de aro 15 polegadas, faróis com máscara negra e adesivo preto na coluna B - R$ 35.290
R7L => R7K + MyLink - R$ 36.490
R7M => R7K + Ar-condicionado - R$ 37.290
R7N => R7K + MyLink, Ar condicionado - R$ 38.490
LTZ 1.4 => Todos os itens anteriores + faróis de neblina, retrovisores elétricos e computador de bordo - R$ 41.990

Ficha técnica
Motor 1.0 (Flex) 1.4 (Flex)
Potência Etanol: 80 cv a 6.400 rpm 106 cv a 6.000 rpm
Gasolina: 78 cv a 6.400 rpm 98 cv a 6.000 rpm
Torque Etanol: 9,8 kgfm a 5.200 rpm 13,9 kgfm a 4.800 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm a 5.200 rpm 12,9 kgfm a 4.800 rpm
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 167 180 km/h
Gasolina: 162 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 13s3 10,0 km/h
Gasolina: 13s7 10,6 km/h
Câmbio: Manual de cinco velocidades
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira

Porta-malas: 280 litros
Carga útil: 422 Kg
Tanque de combustível: 54 litros
Distância entre-eixos: 2.528 mm
Comprimento total: 3.930 mm
Largura carroceria: 1.705 mm
Altura: 1.484 mm

Esta matéria tem: (46) comentários

Autor: Ibson dos Anjos
Olá pessoal me ajude estou com duvidas,devo comprar onix ou novo palio 1.4 ou 1.0 gostaria que alguen me enviasse o comparativo dele dois com vantagens e desvantagens. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Hudson... um dia vc chega lá! Vai ralando! kkkk | Denuncie |

Autor: Hudson
Fabio. Não tente andar c um Gol G5 16, estando a bordo do seu corsa pq vc não vai conseguir. O motivo? Ele tem o q seu motor GM de 98 cv não tem: ALTO TORQUE EM BAIXA ROTAÇÂO. E quanto aos cavalos,o motor da VW tem 104 e não 100. | Denuncie |

Autor: Hudson
Pessoal, não se iluda....o Campos Campos é faxineiro de patio da Fiat e ganha um troco depois do expediente defendendo-a aqui. Mas ele não entende nada não, é igual papagaio....kkkk | Denuncie |

Autor: Antonio Ferreira
De todos esses,prefiro o Punto essense 1.6.Muito bom e cheio de opcionais. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Alex, vc nunca andou no sporting ne? Pra falar que a suspensao dele é macia é pq n conhece o carro! A suspensao do sporting é dura e se deixar é mais dura q a do gol! Frouxo? Ele anda mais q todos os concorrentes dele! E c o diferencial mais curto, é ótimo de dirigir! Agora ele bebe msm, mas nda d . | Denuncie |

Autor: Alex Henrique Moraes
Essa história de Palio é pra bobo que gosta de ser enganado tem mais equipamentos mas é frouxo muito fraco beberrao e suspensao molenga demais, falando em ONIX rodei em um 1.4 LTZ muito silencioso, mas 1.0 vai dar conta nao muito pesado! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
E se for olhar, pra mim um dos melhores carros dessa categoria (senao o melhor) é o Citroen C3 novo. O único problema é a desvalorização da marca... caso contrario eu pegaria um facil facil. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Quando eu defendo o Palio é pq ele entrega coisas que vc só tinha em carro de categoria superior (Ex: Piloto automatico, Teto Solar) e custa menos. A FIAT ta com preço baixo em relação aos outros e é por isso q o Palio tem vendido tanto. Preço baixo e equipamentos. Alem da rede autorizada maior. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Fabio Santos, o motor 1.4GM é o melhor 1.4 do mercado, concordo com vc. O que digo é q motor 1.4 pra maioria dos carros é fraco. Pra um Celta, Corsa que sao leves ok... mas coloca ele pra puxar um Palio com seus 1090Kg... Fica mto fraco. O 1.4 FIAT entao... e esse Onix tem cara de ser mto pesado tb. | Denuncie |

Autor: Gustavo
Lançamento espetacular da Chevrolet. Melhor que os concorrentes da Fiat, VW, Toyota e até que o HB20. | Denuncie |

Autor: mauricio barros
Me parece que esses carros da chevrolet estão com o motor ultrapassado,o HB 20 tem motor com variador no comando e são feitos em alumínio,tem um teste dele HB20 no youtube. | Denuncie |

Autor: Fábio Santos
Caro Campos Campos: É o mesmo motor que equipa o Corsa e diga-se de passagem é muito bom. O motor 1.6 da VW é 100 CV e enquanto 1.4 da GM = 98 CV. Tenho 1 corsa e fiz um percurso de 1640 km em 18 horas c/ 3 adultos e 2 crianças nele e bagagem. PI p/ DF. 14 km/l na estrada | Denuncie |

Autor: Carlos Ma
e o siena com 78000 km . Há agora não da para compara um com outro . O civic é anos luz na frente e acho que esses problemas de ruídos é devido ao nosso péssimo asfalto . | Denuncie |

Autor: Carlos Ma
Super sincero , respeito sua opinião são carros que não se comparam . Agora quanto a barulho interno o siena nao tem barulho quanto ao new civic , que passa ruidos do piso para dentro do habitáculo fora que o new civic faz um barulho na traseira do carro chato . E detalhe o civic esta 42000 km | Denuncie |

Autor: adalberto santos
Não entendi. A reportagem disse que ia fazer uma comparação e só falou do onix. Parece mais propaganda. | Denuncie |

Autor: SUPER SINCERO
Falar que palio é melhor que gol, não dá...são carros populares, de padrão inferior e um não destaca em relação ao outro.. os dois batem muito, pois possuem muito plástico.. são apenas, meios de transporte. Tive um FIAT para nunca mais.. eta carro mal acabado. COMPRE UM COROLLA OU CIVIC E ME FALE | Denuncie |

Autor: Campos Campos
E eu n defendo o Palio atoa... eu tive antes do Palio um Gol Power 1.6 2010, e te digo que o gol é uma carroça perto desse novo Palio. O gol que eu tinha era uma escola de samba de tanto ruido interno que tinha. Esse Onix é legal, mas com esse motor 1.4 fraco nao vai adiantar... | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Sim... o Palio é o mais barato deles e é o que oferece mais! Por isso ele vende. Qual desses carros ai te da opção de teto solar (teto solar mesmo, nao aquela janelinha do Fox), piloto automatico... itens q só existiam em carros de nivel superior. Por isso o Palio ta vendendo tanto! CUSTO BENEFICIO! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
kkkkkkkkk Utube ta cheio de video de palio sporting acelerando e fazendo 0-100 em cerca de 9 a 10s! Teste de revista especializada... haha Q revista? 4 rodas??? kkkk Confiável igual os dados de consumo dos carros testados pelo Vrum! | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
O único motivo que faz a FIAT vender significa PREÇO. O brasileiro não pode pagar por conforto e qualidade vai de cara no preço que a fiat oferece! Quanto mais a pessoa tem capacidade financeira mais distante da FIAT ela fica. Pálio vende porque é barato e ponto final! | Denuncie |

Autor: Helbert DF
Coitadinho do Sr. Campos, acredita em tudo que lê, ainda mais no site do fabricante. Fique com seu FIAT (Fui Iludido Agora é Tarde). Valores obtidos em TESTES por site e revista especializada onde são feitos testes por 40 dias. Refaça sua pesquisa, ou melhor, aprenda a onde obter informação. | Denuncie |

Autor: Flávio Capuruço
Pessoal, estive no Salão do Automóvel SP e tive a oportunidade de comparar os dois veículos. São excelentes opções!! Tanto a GM quanto a Hyundai não estão brincando e querem conquistar o mercado neste segmento. Se Fiat e VW não abrirem o olho, vão perder espaço. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
E pra seu conhecimento Helbert, o 0 - 100km/h do Palio é 9,8s! Entra no site da FIAT e monta o carro e depois olha a ficha tecnica! Ja te falei pra pesquisar melhor antes de postar... assim n se comete esses erros. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Senhor Helbert, entao me diga oq os outros carros tem que o Palio nao oferece. Vai lá... tenta ai... mas pesquisa primeiro! Estao tentando mas nao conseguem né? kkkk Cade o piloto automatico? Cade o teto solar? roda 16? O Palio oferece isso tudo ai... e se fosse tao ruim, n venderia tanto nao é msm?? | Denuncie |

Autor: Carlos Ma
Gostaria de ver o Etios Neste comparativo. Não tenho visto ele neste embates ,gostaria de uma avaliação para definir há compra . | Denuncie |

Autor: Helbert DF
O Onix é bonito, embora o pacote de opcionais é muito confuso. Carro com DH, AirBag, ABS e não tem ar condicionado!!!! Ridículo !!! Potencia motor de 0-100km/h: Chevrolet Onix LTZ 1.4 8V flex %u2013 11,9 s Fiat Palio Essence 1.6 16V flex %u2013 10,9 s Hyundai HB20 Premium1.6 flex %u2013 9,9 s | Denuncie |

Autor: Helbert DF
Campos Campos e seu Palio dos sonhos... Palio = lixo! O design atual é o ridículo de todos os tempos! Enquanto o povão achar que carro bom são dos 4 porquinhos, vai continuar andando em carroças. HB20, novo C3, peugeout 208 ... esses estão pelo menos tentando oferecer algo a q as carroças daqui. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Sr Meirelles, eu tive um gol power 2010 e hoje tenho um palio sporting. Te digo que o Palio é infinitamente superior ao Gol. Acabamento mto melhor, motor melhor, mais tecnologia, espaço interno muito melhor. O gol só é mais economico que o Palio, só ganha nisso. To livre dos barulhos do gol! :) | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Geraldo, ABS e Airbag no HB20 1.0 so na versao top, que sai por 38mil! Com 38 mil vc compra um Palio essence completo que ja traz isso tudo e é 1.6! HB20 é pura enganação. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Pra pagar 38mil hum HB20 1.0 tem q ter muita coragem! Por esse preço vc compra um Palio Essence 1.6 que traz muito mais coisas q esse HB20 e é 1.6!!! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
HB20 show??? Assistencia tecnica ruim... opcionais ruins... Palio oferece muito mais e custa menos. O Gol é que fica devendo pra todos... | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Se quer opcionais bons, compre o Palio. Teto Solar gigantesco, piloto automático, som com bluetooth pra usar com o celular, sensor crepuscular, sensor de chuva e retrovisor eletrocrômico. Motor 1.6 com o maior torque da categoria e sem correia dentada. Nenhum desses ai oferece nada disso! | Denuncie |

Autor: EDUARDO GAUDIOSO
Iludindo os que pensam ser só culpa dos impostos do governo federal e t outros , lucro em cima de abestados que tem porq tem de mostrar carro zero p/ sociedade , esquecendo de seus direitos básicos como consumidores , dizem : AAhh melhor carro equipadinho que carro seguro com air bag e ABS .. TOMÁ.. | Denuncie |

Autor: EDUARDO GAUDIOSO
EEHH......U q tem de trouxa que gosta de sofrer nessas carroças por ai n tá no Gibi viu ... Defender essas marcas que sempre enfiaram guela a baixo umas carroças com rodinhas d liga leve e radinhos com cd , é por isso que manda p/ México carros completos e aqui só Pé de Boi e custando 3vzs mais ... | Denuncie |

Autor: Ark Souza
Mais dois produtos para países emergentes e para alegria do povão da classe "C" quem fica ainda mais feliz é o governo faminto em arrecadar impostos e as montadoras com seus lucros.... | Denuncie |

Autor: Meirelles Sr.
Gol é Gol e quem dirige só sai p/ um VW melhor. É feio e duro, mas carro é p/ rodar e não p/ desfilar. Quem roda 3500km/mês ou 1200km em 14h (1 d almoço) sabe o q é carro. Rodar isto nas estradas brasileira e em18 meses só tirar dindim p/ óleo, pneu, freio e uma lâmpada queimada não é p/ qualquer um. | Denuncie |

Autor: Hudson
Bonito, mas Tenho um G5 power 2011 e acho que o onix não tem motor pra encará-lo. Tem todos os opcionais acima, mais vidro trazeiro elétrico,luz no para-sol e o torque é de 15 kgf/m. Além de custar menos. Continuo VW. | Denuncie |

Autor: geraldo silveira
e o abs e airbag que será obrigatório em 2014 ninguém falou nada, que que isso!!!!Tão de saca.... comigo meu irmão, quero beleza mas quero também segurança gente boa!!!! | Denuncie |

Autor: Gilberto Ladewig
JosÃo Costa, concordo em gênero número e grau. Eu mesmo não vi o HB ao vivo, já fui a duas concess. e não tinham. A noiva de um amigo comprou um 1.0(38000) para vê-lo som. em Janeiro. Nas reportagens,sempre tem um reporter falando marav., embaixo vem escrito "O REPORTER VIAJOU POR CONTA DA ......" | Denuncie |

Autor: mauro almeida
DEPOIS QUE A QUATRO RODAS DISSE QUE J3 E A MELHOR COMPRA PAREI DE CONFIAR EM TODAS REPORTAGENS SOBRE VEICULOS, PORQUE AFINAL E TUDO PAGO | Denuncie |

Autor: José Costa
Virou MODA falar bem do HB20 e tratá-lo como a "8ª Maravilha do Mundo"...e isto por pessoas que em sua imensa maioria sequer andaram no carro! Outras nem o viram "ao vivo"!Por isso que as montadoras adoram o povo brasileiro! É um tal de "Maria vai com as outras", uma total falta de opinião própria! | Denuncie |

Autor: wagner cunha
HB 20 ? ta de brincadeira né ! Pagar 38 Mil por um carro sem vidro elétrico acabamento ridículo e o seguro mais caro da categoria ! O onix da de goleada !!!!! | Denuncie |

Autor: Jander Reze
HB20 na cabeça, o design coreano é show, além do acabamento top!!!!!!que venha ônix,palio,gol!!!!!!!!!!! | Denuncie |

Autor: Claudinei Rocha
Se tivesse 3 versões apenas ia vender como água, pois a rede de concessionárias é grande e, equipado, não teria concorrente à altura em design e opcionais. Mas como o lucro fala mais alto... Mas é um carro pra tirar o sono de gol e uno pois além de "novo" é o mais belo de todos, embora subjetivo. | Denuncie |

Autor: Claudinei Rocha
Realmente o carro é lindo. De perto é mais bonito ainda. É o que tem o visual mais acertado, limpo. O HB é muito rebuscado, barroco, o Onix é Clean, passa a idéia de sutileza e requinte. O deslise da GM é em relação aos ítens. Deveriam priorizar menor margem de lucro e equipar o carro em 2 versões. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque