• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Eco X Duster »

Comparativo - Quem se sai melhor: Duster ou EcoSport?


Bruno Vasconcelos

Publicação: 02/09/2012 00:01 Atualização: 31/08/2012 11:23

Quando uma pessoa não quer se aprofundar numa discussão sobre o que é melhor ou pior, solta aquela velha frase: “Gosto não se discute”. Entre os aficionados por automóveis, o debate comparando carros também é comum e vai muito além da preferência de cada pessoa. Desde o início deste ano, quando a Ford fez a primeira aparição oficial do novo EcoSport, muita gente deu início a uma série de comparações entre o modelo da Ford e o Renault Duster. O problema é que se comparava apenas o visual dos dois utilitários esportivos, sem levar em consideração variantes que também pesam na hora da compra. É isso que o Vrum/Diario de Pernambuco traz para você neste comparativo. Agora que pudemos testar as diferentes versões dos dois modelos em questão, foi possível apontar as vantagens e desvantagens de cada um e deixar que o leitor/consumidor escolha dentro de seu estilo. Acompanhe:

 (Bruno Vasconcelos/ DP/ D.A Press)

 (Divulgação)

Design

Apesar de dividirem o mesmo segmento e serem utilitários esportivos compactos na essência, EcoSport e Duster estão separados por um abismo quando se trata de design. Enquanto o primeiro renasceu com desenho moderno, que aponta para o uso na cidade, o modelo da Renault mantém o estilo “jipinho” mais rústico, que passa a sensação de robustez para o uso fora de estrada. Era esse o estilo da primeira geração do EcoSport ao inaugurar o segmento dos SUVs compactos no Brasil em 2003. Pesa aqui a preferência pelo estilo de cada comprador. Se você gosta do visual mais “futurista”, a decisão recairá pelo modelo da Ford. Já se você não quer abrir mão do estilo mais aventureiro, o Duster pode atender seu gosto.

Motorização
Não é coincidência que Duster e EcoSport apresentem motores de cilindradas iguais nas duas versões de motorização. As montadoras souberam dividir bem as opções entre os consumidores que querem o SUV apenas para o uso urbano, no dia a dia do trânsito, e aqueles que gostam de trilhar terrenos mais desafiadores. Entre as versões 1.6 litro, os dois jipinhos empatam no quesito potência, com 110 cv (gasolina) e 115 cv (etanol). O modelo da Ford ganha no torque: 15,4 kgfm (gasolina) e 15,7 kgfm (etanol), contra 15,1 kgfm e 15,5 kgfm do Duster. Pode parecer pouco, mas essa diferença foi sentida principalmente nas saídas e retomadas de velocidade. Mesmo sendo 40 kg mais pesado, o EcoSport é mais esperto, enquanto o concorrente demora um pouco mais para desenvolver.


Entre os motores maiores (2.0), o Duratec do EcoSport dispara na potência: 140,5 cv (gasolina) e 146,9 cv (etanol), contra 138 cv e 142 cv do Renault. Entretanto, o Duster leva a melhor no torque: 19,7 kgfm e 20,9 kgfm, contra 18,6 kgfm e 19,5 kgfm do modelo da Ford. É mais força para o francês.

Duster (Divulgação)
Duster

Eco (Divulgação)
Eco
 

Espaço interno

Muitos clientes dos SUVs compactos entram no segmento buscando aspectos de carro para família, com espaço suficiente para cinco passageiros e suas bagagens. A distância entre-eixos é um bom parâmetro para determinar os centímetros a mais ou a menos que os passageiros têm dentro de um carro. Nesse quesito, o modelo da Renault leva vantagem em relação ao rival. O Duster tem 2.673 milímetros, enquanto o EcoSport traz 2.521 mm. Na capacidade do porta-malas a vantagem é ainda maior para o modelo da marca francesa: são mais de 100 litros de diferença. Enquanto o jipinho da Renault pode levar 475 litros, o EcoSport comporta apenas 362 litros.

 (Divulgação)

 (Divulgação)
 

Acabamento e equipamentos
Se o Duster levou a melhor no quesito espaço interno, o EcoSport sai na frente quando o assunto é acabamento interno e equipamentos de série. O desenho do painel e console segue a tendência do design exterior. Enquanto o Ford passa uma mensagem de modernidade e esportividade, as linhas do Renault são espartanas, sem nenhum detalhe que salte aos olhos. Em relação aos equipamentos de série, o Eco também se destaca. Exemplo para o sistema de comunicação Sync, disponível em todas as versões do EcoSport. Com ele é possível conectar o celular com o carro e acionar vários sistemas com comando de voz. Já no Duster, coisas simples, como regulagem elétrica dos retrovisores externos só aparece nas versões mais caras. Entre os itens de segurança, o Eco ainda oferece como opcional airbags laterais e de cortina. O Duster tem apenas as bolsas frontais.

Compare os preços


- Duster 1.6 16V – R$ 48.170 // EcoSport 1.6 S – R$ 53.490

- Duster Expression 1.6 16V - R$ 50.310 // EcoSport 1.6 SE – R$ 56.490

- Duster Dynamique 1.6 16V – R$ 54.030 // EcoSport Freestyle 1.6 – R$ 59.990

- Duster Dynamique 2.0 4x2 manual – R$ 57.470 // EcoSport Freestyle 2.0 – R$ 62.490

- Duster Dynamique 2.0 4x2 automático – R$ 61.190 // EcoSport Titanium 2.0 – R$ 70.190

- Duster Dynamique 2.0 4x4 manual – R$ 61.470

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque