• (42) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Lançamento »

Testamos as versões hatch e sedã do Etios, o compacto da Toyota para o Brasil

Modelo tem design bem atual e boa pegada, mas peca no acabamento interno


Bruno Vasconcelos

Publicação: 10/06/2012 00:01 Atualização: 11/06/2012 09:51

Tóquio (Japão) - “Quem não tem cão, caça com gato”, diz o ditado popular. E quem não pode comprar um Corolla ou uma Hilux, mas sonha em ter um Toyota na garagem, poderá realizar esse desejo ainda em 2012 com a chegada do Etios ao mercado brasileiro nas versões hatch e sedã. Na semana que passou, a reportagem do Vrum/Diario de Pernambuco foi até o Japão para conhecer e testar o compacto japonês. Vamos contar o que você pode esperar do modelo de entrada da Toyota, que promete brigar com o rei do pedaço, o Volkswagen Gol, e seus seguidores Palio, Nissan March e o ainda nem lançado Hyundai HB.

Modelo será fabricado no Brasil e começa a ser vendido ainda neste ano (Divulgação)
Modelo será fabricado no Brasil e começa a ser vendido ainda neste ano

Para entrar no tumultuado segmento dos compactos com motorização acima de mil cilindradas e vender as 70 mil unidades/ano que espera, a Toyota precisaria reunir as qualidades de seus rivais e tentar não errar nos pontos em que eles comumente erram, como na falta de capricho do acabamento e escassez de itens básicos de série.

 

+Veja galeria de fotos do modelo

 

Olhando as duas versões do Etios por fora, dá para notar que a Toyota seguiu a equação que outras montadoras estão usando em recentes lançamentos: somar simplicidade com ousadia para obter como resultado um carro moderno e com espírito jovem.

Uma pena é que ao olhar para o interior do Etios, também tenha ficado nítido que a marca japonesa precisou seguir a fórmula cruel de reduzir os custos para baixar o preço final e vender mais. Tudo bem que as unidades testadas pela nossa reportagem ainda passarão por algumas melhorias, pois são de pré-série.

No interior, fica nítida a sensação que a marca precisou reduzir custos (Divulgação)
No interior, fica nítida a sensação que a marca precisou reduzir custos

Mais acertos do que erros

Vem por aí uma notícia boa e outra ruim. Qual você quer ler primeiro? Como geralmente as pessoas escolhem a primeira opção, vamos começar falando do que o Etios brasileiro tem de bom. Vale ressaltar que o modelo, que em breve começará a ser produzido na nova fábrica da Toyota em Sorocaba (SP), diferencia-se em alguns aspectos da versão indiana lançada no ano passado.

Olhando o Etios de frente (aí vale para o hatch e sedã), a grade sorridente cativa fácil, assim como os grandes faróis. A simplicidade do desenho do compacto fica mais evidente na lateral, sem vincos que saltam aos olhos ou linhas com curvas acentuadas. É tudo muito simples e bem definido. Já para analisar a traseira é preciso separar as versões. Enquanto no hatch a jovialidade fica evidente na presença do aerofólio, o sedã transmite mais serenidade através de um visual limpo e sem grandes atrativos visuais.
Traseira do hatch passa uma mensagem mais jovem com o desenho moderno (Bruno Vasconcelos/ DP/ D.A Press)
Traseira do hatch passa uma mensagem mais jovem com o desenho moderno

Outra boa notícia sobre o Etios (já são duas) é sobre a mecânica e forma de condução. Os clientes que optarem pelo hatch poderão escolher entre os blocos 1.3 ou 1.5 litro, ambos flex. Já no sedã, apenas a motorização maior estará disponível. O câmbio será sempre o manual de cinco velocidades.

Testados

No Japão, testamos a versão hatch com motor 1.3 e um sedã 1.5. Na primeira, o bloco de 16 válvulas abastecido com gasolina se comportou bem, com saídas rápidas e aceleração condizente à proposta de um carro compacto sem pretensões esportivas. O mesmo vale para o modelo de três volumes com motor maior. Destaque ainda para os bons freios com ABS de série. Por falar em segurança, o Etios terá também duplo airbag de série.
Destaque para o porta-malas do sedã, com 595 litros de capacidade (Bruno Vasconcelos/ DP/ D.A Press)
Destaque para o porta-malas do sedã, com 595 litros de capacidade

A condução é favorecida pela direção hidráulica leve e direta, ótima para o dia a dia nos centros urbanos. O câmbio tem bom encaixe, assim como é boa e macia a embreagem. O que é mais firme no compacto (propositalmente) é a suspensão, o que também é coerente ao segmento e perfil dos clientes.

Acabamento

Chegou a hora da notícia ruim. Para fazer um carro na faixa dos R$ 30 mil (ou perto disso), a Toyota teve que abrir mão de algo que em seus outros carros vendidos no Brasil é bem acertado: o capricho no acabamento interno. O Etios paga caro pelo uso sem dó de plástico de toque e aspecto não agradáveis. A enorme tampa do porta-luvas se abre sobre o colo do passageiro e dificulta o uso dos 13 litros de capacidade. Já o espaço interno é bom, tanto para os passageiros como para a bagagem. O hatch tem porta-malas de 263 litros e o sedã tem generosos 565 litros de capacidade.
Quadro de instrumento fica no console central e tem tela minúscula para hodômetro (Divulgação)
Quadro de instrumento fica no console central e tem tela minúscula para hodômetro

E o que falar do painel de instrumentos colocado no console central do carro? Isso mesmo, atrás da direção do Etios você não vê o velocímetro ou o conta-giros. Para isso é preciso deslocar o olhar para a direita. Mas o que não dá para ver só com um olhar é a “minúscula” telinha do computador de bordo do hodômetro e indicador do nível de combustível. Era algo que não merecia tamanha economia.

Mistérios

Uma notícia que gostaríamos de dar - mesmo que não fosse boa - era a do preço do Etios no Brasil. Mas a Toyota está cheia de mistérios e guarda informações para mais perto do lançamento, como o valor, potência e torque do motor. A estimativa é que as duas versões do Etios sejam lançadas antes do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em outubro.

Esta matéria tem: (42) comentários

Autor: Oswaldo Netto
Bellotto, Pitty, Samuel Rosa, PJ e Marcelo Bonfá não querem um Toyota Etios nem de graça!!! kkkk | Denuncie |

Autor: Oswaldo Netto
As dianteira/frente parece uma lesma sorridente de desenho animado e a traseira tem lanternas formato orelha de cachorro. | Denuncie |

Autor: Oswaldo Netto
Aposto que na índia e Indonésia vem completo e custa menos. Eu vejo alguns Etios Hatch na rua, mas sedan nunca vi nenhum. E por 44 mil eu pego um Versa SL ou um Cobalt 1.8 LT e ainda sobra. | Denuncie |

Autor: Oswaldo Netto
Não sei onde eu li que a Toyota escreveu que as lanternas traseiras do Etios Hatch são tridimensionais! Que vê pensa que é algo moderno, bonito e futurístico. É ruim hein!? | Denuncie |

Autor: Oswaldo Netto
O Etios Sedan é tão horroroso que ele consegue ser mais feio que o primeiro Renault Logan. Pois o Logan 2012 é feio, mas é lindo perto dele. | Denuncie |

Autor: Roberto Diniz Coelho
Estes carros são diferentes a primeira vista, mas acredito que mesmo com as reduções de custo irá agradar. Afinal e um Toyota e com motores 1.3 e 1.5 que chama atenção. Se a velha VW e Fiat abusa do plástico, por que não os outros? Boa sorte Toyota. | Denuncie |

Autor: Victor Lage
Chuta que é macumba... kkkkk Feinho | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Audi usado por 30mil??? com 10 anos de uso e cheio de defeito como todo audi né? BMW por 30mil? Com 15 anos de uso... e deixa uma peça quebrar.... mais 30mil pra arrumar! hehe | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Revenda disso??? Quem vai comprar um carro feio desse usado? | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Console no meio deve ser pra economizar... na India a direção fica do lado direito e aqui no esquerdo. Fácil de trocar... Ou entao pq nunca ouviram falar em ERGONOMIA! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Juntaram dois carros feios pra fazer esse ai... March e Logan! hehe | Denuncie |

Autor: Campos Campos
O carro vai ser um sucesso???? kkkkkkkkkk Quando o Vrum mostrou esse carro pela primeira vez a uns 10 dias atraz, 100% das pessoas falaram que ele é horrível!!! Eu acho que nao vai vender é nada! Só velho vai comprar isso! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
"a grade sorridente cativa fácil" kkkkkkkkkk Só se cativa vc.... pq eu achei horrivel! E acho que vc deveria rever seus conceitos de beleza... é a frente MAIS FEIA de todos os modelos existentes no mercado! Frente, lateral, traseira... esse carro é um HORROR! | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
Por esse preço compro uma BMW ou um Audi usados e infinitamente melhores e seguros. Mas tem gente que é seduzida pelo carro zero... | Denuncie |

Autor: Pedro Santos
Sou vou trocar o meu carro quando aparecer aquele motor 1.6 que faz 25 km/l, que vi no autoesporte, num domingo desses. Alguem sabe mais sobre isso...? Esse tem air bag? | Denuncie |

Autor: marcelo alkmim
PAINEL NO MEIO E AS 2 SAÍDAS DO AR DO LADO DO PASSAGEIRO... Ê ENEGENHARIA! | Denuncie |

Autor: marcelo alkmim
"um carro moderno e com espírito jovem..." ainda estou procurando e não achei isso nas fotos! FEIO E ANTIQUADO. Faz o Versa se justificar e até ficar lindo. Outra é falar que o interior piora e que o interior Toyota é bom... NADA É SIMPLES MESMO. VEJA O COROLLA POR DENTRO E FIQUE NA DUVIDA SE É VOLKS | Denuncie |

Autor: luciano
Feinho hein!!!! | Denuncie |

Autor: Bruno ..
Tocafundo, também seria um dos otários que compraria, se tivesse cambio automático... Comparado aos concorrentes (Logan, Siena, Voyage, Versa, Cobalt, 207) em beleza realmente só ganha do Cobalt, mas se levar em conta durabilidade, revenda, conforto, aí, por seu um Toyota, deve ganhar fácil... | Denuncie |

Autor: Adamar Gonçalves
O console no meio é porque a Índia já consome esse veículo. E como naquele país o volante fica do lado direito então é mais fácil fazer a troca na montadora. O Etios 'brasileiro' poderá também seguir para a Índia. Bom, acho que é isso. | Denuncie |

Autor: Luciano
depois do nissan march e do carros horríveis da renault, outro carro horroroso! E painel no meio do console é o fim da picada! | Denuncie |

Autor: sebastiao dipaula
Oh carrocinha feia, já temos carroça demais por aqui, ainda vai chegar mais. Que papelão Toyta, empresa que só prima por produtos de qualidade, nem de graça quero isso, fecha o pano!!! | Denuncie |

Autor: Rafael Bass
Esse painel no meio do console... Quem fez essa kagada???? | Denuncie |

Autor: antonio carlos bas
toyota a R$30.000,00 faz-me rir isto vai chegar como compacto premium e vai ter comprador para os inquebraveis toyotas | Denuncie |

Autor: divino almeida
É mais um lixo pra pais emergente, agora compra esse Toyota quem for Ydiota, tô fora a Nissan tem carros melhores, apesar de feios.Sou mais o Versa, direção elétrica, motor com comando variável de válvulas, de alumínio, amplo espaço. etc. | Denuncie |

Autor: Marco Nascimento
E depois tem gente que fala mal do Siena EL. Mas com certeza vai vender, e bem. Na República das Bananas, onde se tem a "coragem" de comprar Agile, Monstrana, coCôbált e a futura Spin(diporco), isso aí é fichinha. Nunca pensei de achar o Logan exemplo de beleza e design, mas perto disso aí, É sim! | Denuncie |

Autor: dener batista
Fecham os olhos e nos empurram estas carroças com o val, de nossas industrias automobilisticas que nada fazem em termo de melhorias e competividade. | Denuncie |

Autor: antonio anjos
Esse carro só veio comprovar uma coisa, nenhuma montadora respeita o consumidor brasileiro. Esse com certeza é muito melhor em qualquer lugar do mundo, mas tem uns deprimidos que ao invés de exigir qualidade prefere se acomodar, como se fosse um nababo das arábias. ´Burrice tem a ver com orgulho. | Denuncie |

Autor: Rafael Andrade
Pra que raios este console foi posto no meio?! | Denuncie |

Autor: Ark Souza
Sem dúvida nenhuma não tem o acabamento do Corolla, o carro foi feito para consumidores de países emergentes. | Denuncie |

Autor: Eduardo Gomes
Dureza esse design. A Toyota queimou o filme. O unico atrativo do carro vai ser a parte mecanica. Na hora que o Hyundai HB chegar ninguem vai querer esse Toyota! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Concordo com o Bruno, é sem explicação não ter cambio automático. Aos demais: eu serei um dos 'otários' que num futuro próximo vou querer o Etios sedan 1.3 ou 1.5 'daquela' marca 'estranha' chamada Toyota, minha burrice me convenceu que é melhor que comprar gol ou pálio. É, eu sou uma besta mesmo! | Denuncie |

Autor: antonio anjos
Os japas que já vendem seus carros pelo triplo do preço por aqui, vão agora vender carroças enfeitadas para quermesse. É um abuso dizer que teve de economizar para poder vender a preço competitivo. Estão chamando os consumidor brasileiro de otário. Mais uma vez, não compre ou troque de carro em 201. | Denuncie |

Autor: Bruno ..
O maior pesar é quanto ao cambio automático, sem explicação não ter cambio automático em carros de entrada, em 97 tinha suzuki swift automático, porque hj só temos os "automatizados", a gambiarra brasileira... | Denuncie |

Autor: Helbert DF
Aff! Prevejo acidentes quando as pessoas forem olhar o minúsculo hodômetro no painel central. kkkkkkkkk que piada de mal gosto! Tomara que ninguém compre pra Toyota aprender que Brasil não é terra de besta (embora sempre vai ter o idiota a comprar isso). | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Não reclama gente... é sõ não comprar... No brasil vai ter otário que vai pagar... Garanto que não será eu... Mas fazer o que né??? O Brasil é assim... O brasileiro não quer saber se presta ou não um carro.. Ele quer ter, mesmo que isso custe sua vida! | Denuncie |

Autor: Luiz Felipe Paulino d´Assumpção
Ficou parecendo uma montagem da frente do Renault Logan no Nissan March. E muito mal feita. | Denuncie |

Autor: Michele Pereira
vai ser feio na casa do cara la e o | Denuncie |

Autor: Renato Gomes
Carro horroroso de feio! A Toyota viu que os concorrentes tão ganhando dinheiro vendendo porcaria a preço de ouro, aí resolveu desovar a porcaria aqui também. Acabamento lixo, tudo de plástico.. A Toyota devia ter vergonha na cara e não queimar o filme no Brasil.. | Denuncie |

Autor: TM TM Guerreiro
Mandou bem Lost Cluster. O carrinho vai ser um sucesso, assim como os seus primos maiores que já trafegam pelas nossas vias. Os fabricantes destas porcarias a que se referiu, terão de melhorar muito seus produtos. Já deu né? Já são decadas vendendo esse lixo a preço de ouro. | Denuncie |

Autor: Alexandre Sales
Parece com uma atualização do LOGAN. Muito semelhante. | Denuncie |

Autor: Lost Cluster
Se o Etios "peca" no acabamento, o que dizer dos Unos, Gols, Celtas, Prismas... aquilo sim é um horror!!! | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque