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Como resolver problemas no sistema de lubrificação

Quando a luz do óleo permanece acesa com o motor funcionando, é sinal de algo está errado. Se o motorista insistir em rodar, danos podem ser grandes


Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Publicação: 26/09/2011 09:06 Atualização: 26/09/2011 09:09

 (Pedrom/ DP)
Não é por acaso que a luz do óleo no painel é vermelha. Se o símbolo da motolia (à direita acima) aparecer com o motor em funcionamento, melhor não seguir em frente, sob pena de ter que arcar com grandes prejuízos gerados pela falta de lubrificação no motor. Acionada por um sensor de pressão, essa luz espia responde por qualquer variação desse quesito no sistema. Portanto, a falta ou excesso de pressão denuncia que pode haver uma falha na lubrificação do veículo.

Como proceder

Então você está rodando com seu carro e percebe que a luz do óleo acendeu? O que fazer? Pare imediatamente num lugar seguro, de preferência plano. Espere alguns minutos para que todo o óleo retorne ao reservatório (cárter) e confira o nível. Se estiver baixo, menos mal, procure completar o nível ou trocar o óleo. Agora, se o nível estiver normal, chame o reboque para não amargar um prejuízo maior.

Leves

Quanto às outras possíveis causas da variação de pressão no sistema, que acarretam na lubrificação deficiente do motor, algumas podem ser bobas, como uma falha no próprio sensor ou no chicote elétrico que conduz o sinal do sensor até o painel (um curto-circuito, por exemplo).

Sérios

Mas, se o problema de fato é a pressão inadequada, as causas podem estar na bomba de óleo, entupimento (leia-se borra) ou uma folga causada pelo desgaste de algumas peças. Outro fator que pode ocasionar queda na pressão é o uso do lubrificante inadequado, menos viscoso. Portanto, fique atento às trocas e só use o tipo indicado pelo fabricante. As informações foram dadas por Saratiel Pereira, instrutor de formação profissional Senai-MG.

Saiba mais

Lubrificação


O óleo lubrificante fica armazenado num reservatório denominado cárter. Quando o veículo é ligado, a bomba de óleo faz com que o lubrificante, depois de passar por dois filtros, circule por galerias principais e secundárias, diminuindo o atrito entre as peças móveis do motor.

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