• (11) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pare e siga »

Honda PCX 150 oferece itens de conforto para o trânsito urbano

Scooter é equipado com mordomias urbanas como câmbio automático e porta-malas, e inclui ainda o inédito sistema inteligente que desliga o motor quando parado no trânsito


Téo Mascarenhas - Estado de Minas

Publicação: 21/11/2012 14:05 Atualização:

 (Honda/Divulgação)

Vai chegar ao mercado nacional em abril de 2013 o scooter Honda PCX 150, produzido em Manaus, Amazonas, equipado com sistema que leva o pomposo nome Idling Stop System, traduzido simploriamente como o popular pare e siga. Já presente em automóveis modernos, o sistema desliga o motor quando parado sem qualquer aceleração por mais de três segundos, religando automática e imediatamente quando o piloto gira o acelerador. Situação muito comum no trânsito intenso das grandes cidades, seu hábitat, repletas de semáfaros, e situações de pare e siga. O dispositivo, além de economizar combustível, provoca um positivo e desejado efeito colateral, reduzindo as emissões de poluentes.

O novo PCX 150 é o segundo scooter na linha Honda Brasil, depois do Lead 110, porém, equipado com motor convencional. No mercado europeu, onde o uso dos scooters é bastante difundido, o PCX 150 e seu irmão PCX 125 disputam a liderança no segmento. No Brasil, as opções e modelos são restritos, mas, por sua praticidade urbana, agilidade e facilidade de pilotagem, o scooter vai conquistando o consumidor nacional, embora o preço, exatamente por falta de uma maior escala comercial, ainda seja uma poderosa barreira. Exatamente o fator ainda não definido pela Honda, apesar do status de nacional do novo scooter.

MORREU O motor do PCX 150 tem um cilindro de 153cm³, equipado com duas válvulas, injeção eletrônica e refrigeração líquida, que fornece 13,6cv a 8.500rpm e torque de 1,43kgfm a 5.250rpm. Entretanto, a estrela é o sistema inteligente que desliga o motor, ou, popularmente, o faz morrer. Depois de parado por três segundos, o processador entende que o piloto está em um sinal de trânsito, por exemplo, e desativa o propulsor. Nesse instante, acontece uma operação inversa, preparando o motor para ser religado imediatamente. Um descompressor automático entra em operação, ao mesmo tempo em que um motorzinho elétrico reposiciona o pistão para que fique no ponto exato e mais favorável para entrar imediatamente em funcionamento.

O túnel central encorpa o visual, mas dificulta embarque e desembarque (Honda/Divulgação)
O túnel central encorpa o visual, mas dificulta embarque e desembarque


O resultado é tão suave que o piloto menos atento pode nem perceber a operação, quando o motor desliga e liga sozinho. Entretanto, uma luz no painel monitora a função, que também pode ser desligada, por meio de controle no guidão. Porém, segundo a montadora, o modelo europeu equipado com o mesmo sistema atingiu a marca de 44,6km/l, aferidos pelas normas do World Motorcycle Test Cycle (WMTC). O modelo brasileiro, em função dos ajustes para consumir nosso combustível batizado com etanol, vai apresentar índices diferentes, embora também positivos, assim como a benéfica redução nas emissões de poluentes, pelo simples fato de ficar parte do tempo desligado.

VISUAL Para aumentar a eficiência do motor, a montadora reduziu os índices de atrito das partes internas móveis usando materiais de última geração. O PCX 150 tem os requisitos básicos dos scooters tradicionais, como a partida elétrica e câmbio automático do tipo continuamente variável, para facilitar a pilotagem no dia a dia dos centros urbanos. Também conta com um útil porta-malas sob o banco, que comporta um capacete fechado e um porta-luvas no escudo dianteiro. Entretanto, a parte central elevada, como uma espécie de túnel, dificulta o embarque e desembarque, situação corriqueira nos deslocamentos urbanos, especialmente para o público feminino, deixando a posição de pilotagem ligeiramente mais parecida com a das motocicletas.

O painel tem o velocímetro analógico em destaque, além de mostrador do nível de combustível e as luzes de advertência, incluindo o sistema pare e siga. Falta, porém, o relógio de horas. O conjunto óptico dianteiro domina toda a frente, conferindo volume ao scooter, que tem visual inspirado na sport touring VFR 1200. O tanque comporta 5,9 litros e o quadro tem tubos de aço em sua estrutura. O freio dianteiro é a disco, com 220mm de diâmetro, mas o traseiro é a tambor, com 130mm. O conjunto tem o sistema de frenagem combinada. A suspensão dianteira é telescópica com tubos de 31mm e 100mm de curso. A suspensão traseira tem duplo amortecedor com 75mm de curso. As rodas são de liga leve, com aros de 14 polegadas de diâmetro.


Painel tem o velocímetro analógico, porém falta relógio de horas (Honda/Divulgação)
Painel tem o velocímetro analógico, porém falta relógio de horas

Tags:

Esta matéria tem: (11) comentários

Autor: vandersi mirandola
para quando é o lançamento desse produto, e qual o valor do mesmo? | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
e ai ja tem preço?, | Denuncie |

Autor: JOSE TELESFORO
Vou ficar com a minha Lead 110 e na espectativa da chegada da Lead 125(lançada no Vietnan). Digo isso pois a minha Lead possui um amplo espaço interno abaixo do tanque em detrimento da pcx que comporta apenas um capacete. | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
estou aguardando o preco | Denuncie |

Autor: Renato Melo
http://powersports.honda.com/2013/pcx.aspx | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
estou aguardando sair o preco pra mim comprar a minha. | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
amei muito linda, quero comprar uma pra mim. quero saber o preco. | Denuncie |

Autor: william silva
ficou legal d , pena que só em abril ainda. o risco é eu ganhar na megasena, daí não compro ela não, rsrsrsrs | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
QUANTO CUSTA? | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
E LINDA QUERO UMA PRA MIM | Denuncie |

Autor: edna clecia mendes da silva clecia
QUERO SABER O PRECO NO BRASIL | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque