Matchless 500 G80S 1951 - Retrato de um tempo O empresário mineiro Fernando Pena restaurou modelo fabricado em 1951, que representa, ao mesmo tempo, auge e declínio da época de ouro das motos inglesas

Téo Mascarenhas - Estado de Minas

Publicação: 10/02/2007 00:33 Atualização:

Nome Matchless (sem rival) foi sinônimo de competições na Inglaterra e modelo G80S inspirou renascimento da marca (Fotos: Téo Mascarenhas/EM - 27/8/05)
Nome Matchless (sem rival) foi sinônimo de competições na Inglaterra e modelo G80S inspirou renascimento da marca
A história da marca inglesa de motocicletas Matchless começa ao contrário das outras conterrâneas, que formaram o maior pólo motociclístico da primeira metade do século 20. Em vez de se instalar na região industrial de Coventry e Birminghan, a empresa nasceu em 1899, em Plumstead, perto de Londres, com a família Collier (composta pelo pai Harry e os filhos Harry Júnior e Charlie ) produzindo bicicletas. A primeira moto, que era quase uma bicicleta motorizada (pois tinha um pequeno motor De Dion, de apenas 2,75 cv), surgiria em 1901.

O nome das bicicletas, Matchless (que tem o petulante significado de "sem rival"), acompanhou a nova empreitada. A audácia parece ter dado certo. Em 1907, pilotada por Charlie Collier, a moto foi a primeira monocilindro da história a vencer o badalado GP da Ilha de Man. Muitas outras vitórias vieram, inclusive o recorde mundial de velocidade em 1911, com a marca de 145,6km/h. Em 1931, a Matchless comprou a AJS (com quem já mantinha cooperação técnica) e, em 1938, a também britânica Sunbeam, adotando o nome de AMC (Associated Motor Cycles).

Suspiro

Em 1958, a Matchless chegou a ter 17 modelos em sua linha (inclusive a 500 cm³ G80S). Mas, como o futuro não estava garantido, juntou forças à combalida inglesa Norton, para produzir seus modelos, a partir do início dos anos 60. Os resultados, porém, não apareceram, devido à concorrência japonesa. Em 1966, abalada financeiramente, foi vendida ao grupo Manganese Bronze Holding, que a rebatizou de Norton Villiers, focando a produção nas Norton, para decretar o fim das Matchless.
Motor tem um cilindro, 497 cm³ e potência (estimada) em 18 cv
Motor tem um cilindro, 497 cm³ e potência (estimada) em 18 cv

Em 1987, o industrial inglês Les Harris comprou o nome e ressuscitou a "sem rival", produzindo uma 500 cm³, inspirada na clássica e antiga G80S, mas com motor austríaco Rotax e freios e suspensões italianas. O retorno, entretanto, teve vida curta. Quem também ressuscitou o modelo, só que o original, foi o empresário mineiro Fernando Pena, que restaurou fielmente um modelo 500 G80S, ano 1951, depois de mais de dois anos e muita pesquisa, refazendo o motor, fabricando peças e importando outras.

Restauração

Assim como a mão-inglesa, os comandos da G80S também são invertidos: freio na esquerda e pedal de marchas na direita, com a primeira para cima e as outras três para baixo. Adquirida em Conselheiro Lafaiete, a moto tem motor de um cilindro, 497 cm³ e potência (estimada) em 18 cv. O manual foi encontrado na internet, e os decalques, importados da Inglaterra. O quadro é feito em tubos de aço, tem oito partes e foi inteiramente revitalizado. O sistema elétrico é de 6 volts, adota magneto (bateria original Lucas) e exigiu paciência para ser restaurado.

O modelo é o primeiro da série G, com suspensão traseira e elementos de alumínio. A dianteira é do tipo telescópica, semelhante ao sistema Teledraulic, da BMW. Os freios são a tambor de ferro fundido, com a coroa soldada no tambor. Os punhos, cabos e pedaleiras vieram da Argentina. Os pneus têm desenhos originais e vieram da República Tcheca. Os aros têm detalhes em vermelho e dourado e foram revitalizados, assim como a torneirinha (do tipo gaveta), refeita na própria e aparelhada oficina do colecionador. O velocímetro Smith (mecânico) é original. Só falta pôr a placa longitudinal no pára-lamas dianteiro e detalhes do carburador, já encomendados. Informações: (31) 9981-1304.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque