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Cristalização de pintura: bom para quem faz o serviço

Fabricantes de automóveis são radicalmente contra a cristalização da pintura de carros zero-quilômetro e alertam que tal ação pode até provocar danos, aumentando o prejuízo


Enio Greco - Estado de Minas

Publicação: 27/04/2013 16:47 Atualização:

Montadoras informam que cristalização pode danificar o verniz original (Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS)
Montadoras informam que cristalização pode danificar o verniz original
Imagine um recém-nascido saindo da maternidade nos braços da mãe e então se aproxima uma funcionária do hospital oferecendo um completo tratamento de pele para a criança, com direito a peeling, botox e indutores de colágeno. “Pagando por esses recursos estéticos seu filho terá pele de pêssego por tempo prolongado”, garante a eficiente profissional. Pode parecer uma situação inusitada neste cenário, mas esse tipo de oferta absurda vem ocorrendo em outros setores, como o automotivo. Atualmente, é comum ver vendedores de carro zero oferecendo cristalização de pintura, alegando tratar-se de uma proteção extra. Mas saiba que o serviço é totalmente desnecessário e pode até trazer danos à pintura.

 

Qual a real necessidade de se fazer um tratamento de rejuvenescimento em algo que é novo, que acabou de sair da forma?  (Arte: Estado de Minas)
Qual a real necessidade de se fazer um tratamento de rejuvenescimento em algo que é novo, que acabou de sair da forma?
Bebê precisa de peeling?

A cena é cada vez mais comum. O cidadão entra para comprar um carro zero em uma concessionária, escolhe o modelo, define os equipamentos de série que são convenientes e na hora de acertar o preço final vem a sugestão do dedicado vendedor: “Sugiro ao senhor fazer a cristalização da pintura, pois assim prolongamos a proteção com uma camada extra de verniz!”. Muitos acabam caindo na conversa e embarcam na “empurroterapia” praticada por alguns profissionais do setor, que convencem o consumidor a pagar por serviços totalmente desnecessários.

Algumas pessoas chegam até a questionar o vendedor: “Mas o carro não sai de fábrica já com um verniz que protege a pintura?”. E para o espanto dos mais bem avisados o vendedor solta a pérola: “O problema é que as montadoras não estão mais aplicando esse verniz na pintura dos carros, por isso é recomendável fazer a cristalização”. A atitude inescrupulosa desses “profissionais” é praticada em concessionárias de diferentes marcas, causando prejuízos e indignação em muitos consumidores, que depois constatam que foram enganados.

Para esclarecer o fato, consultamos quem entende do assunto: os fabricantes de automóveis. De acordo com Ricardo Dilser, consultor técnico da Fiat, a montadora não indica qualquer tipo de tratamento para a pintura do carro que acabou de sair da fábrica. Ele nega a informação de que os fabricantes deixaram de usar o verniz protetor e acrescenta que esse produto tem durabilidade de cerca de 10 anos, dispensando qualquer serviço adicional. “O problema desses produtos que prometem proteção extra é que eles podem conter alguma substância química que vai danificar o verniz e, consequentemente, a pintura original”, afirma Dilser.

QUATRO CAMADAS O diretor de comunicação da Renault do Brasil, engenheiro Carlos Henrique Ferreira, vai além em relação ao assunto. Ele revela que as fábricas de automóveis passaram por processo de modernização nos últimos anos e contam com cabines de pintura robotizadas, que garantem qualidade no serviço e maior durabilidade. Na fábrica, os carros recebem quatro camadas de pintura, sendo a última o verniz, que tem a função de proteger e dar brilho. E essa proteção é feita em carros com pintura sólida, metálica ou perolizada.

 

Carlos Henrique explica que a durabilidade do verniz protetor vai depender diretamente do tipo de uso do veículo. “Carro que fica constantemente exposto ao sol , poluição e poeira excessiva tem maior probabilidade de ter a pintura queimada. Por isso é difícil determinar quanto tempo dura o verniz”, afirma o engenheiro. Ele acrescenta que a Renault não recomenda serviços como cristalização, vitrificação ou espelhamento da pintura de carro zero. E para concluir o assunto, todos os fabricantes são categóricos em afirmar que basta cuidar periodicamente da pintura do carro novo, lavando com água limpa e sabão neutro, para preservar o brilho e a proteção. O resto é conversa fiada de vendedor que quer levar vantagem e faturar uma grana a mais. 

 

 

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Esta matéria tem: (18) comentários

Autor: Thiago taveira
se vcs sabem que durante o transporte nos caminhões cegonha podemos haver danos aos veículos e com isso terem repinturas nas concessionarias acho q deveriam se aprofundar mais nos assuntos antes de publicarem uma matéria como essa, se precisarem estarei a disposição para auxilia-los. | Denuncie |

Autor: Thiago taveira
Gostaria de perguntar para o responsável da matéria se ele conhece de tintura automotiva? tipos de vernizes entre outras coisas, e se ele sabe quanto tempo muitos carros ficam expostos nos pátios das montadoras acumulando contaminantes na pintura derivados de poluição e chuva acida... | Denuncie |

Autor: André Med
Como faço para falar com o Sr. Ricardo Dilser, consultor técnico da Fiat? Comprei um carro zero, me ofereceram esse serviço enganoso e aceitei. Danificaram a pintura do meu carro zero e para meu espanto: FOI UMA CONCESSIONÁRIA FIAT!!!!! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Cristalização pode ser feita... a melhor cera ou uma das melhores é a Meguiars Cera NXT Generation Tech Wax 2.0 Paste Wax. Porem tem que ser feito na mão. Nada de máquina rotativa. Aplica com algodao à mão e retira com pano de microfibra. Simples. Quem entende sabe. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Trabalho em industria ja tem um bom tempo, onde tem pintura de estrutura metálica, e lá todo mundo ja sabe que pra tirar pulverização de pintura tem que usar MASSA DE ASSENTAR VIDRO (aquela bege). Nao tem nem que fazer força... apenas deslizar ela levemente na pintura. A pintura fica lisa de novo. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Romero, o cara que fez o serviço é que é ruim de serviço! rsrs E outra coisa... nao tem nada melhor pra tirar pulverização de pintura como massa de assentar vidro. Fácil, rápido e nao danifica a pintura. Depois é só lavar. E vc compra 1Kg em qualquer vidraçaria por menos de 5 reais! hehe | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Todo dia sai de casa um troxa!!! Vamos lucrar!! é que importa! | Denuncie |

Autor: Emilio Murari
A boa e velha Grand Prix de lata amarela é ideal pra todas as pinturas e fim de conversa. Cristalização só em carro com pintura bagaçada. | Denuncie |

Autor: Fábio F.S
Concordo com tudo que foi dito e queria acrescentar: galera uma cera cai bem. Tem ceras para carro novo e cera para carro velho. Temos que proteger o verniz original e isso é feito com a boa e velha cera - carnauba, siliconada, etc, etc. | Denuncie |

Autor: Edilberto Batista Mendes Filho
Excelente reportagem, oportunistas adoram aproveitar o entusiasmo do consumidor no primeiro momento. O que acontece, é que nas principais revendas de veículos tem sempre um representante destas "maquiadoras de bebê", iludindo o comprador. Está aí a resposta dos fabricantes. Parabéns. | Denuncie |

Autor: Cesar Silva
Comprei 3 Fiat´s 0km na vida: um em BH e outros dois em Vitória, ES. Nos 3 casos a concessionária ofereceu esse serviço. Curioso o fabricante dar uma de bonzinho e lavar as mãos para os absurdos cometidos pelos seus representantes. | Denuncie |

Autor: rafael roza
Antes fosse so isso no pacote do impurrometro desses sangue sugas vulgo, vendedor de automoveis! Vai vender teu carro usado para eles de cara menos 5 mil a 10 mil. depois na venda la vem o ranca couro. Cambada de safados!! | Denuncie |

Autor: Carlos Freitas
Depois desta matéria, quem ousar empurrar este "serviço" ao cliente, deverá receber ordem de prisão ali mesmo, dada pelo próprio comprador. Tratar-se-ia de um crime contra a Economia Popular, estelionato, ou coisa que o valha. Chega de impunidade. Pelo menos, que se faça um escarcel bem grande! | Denuncie |

Autor: Carlos Freitas
Tal como o sr. Romero, também cai neste embuste. Há dois anos comprei um Honda Civic, zero km, numa conceituada revenda de BH e a vendedora sugeriu à minha filha que fora buscar o veículo, esta cristalização. Como ele era na cor preta, ficou com cara de carro velho, manchado de escova rotativa. | Denuncie |

Autor: Abigailde Moreira dos Santos Santos
Engraçado e o Diretor da Renault não recomendar isso. Comprei meu carro e a todo momento me empuraram esse serviço. A própria concessionaria. Agora vou protocolar essa artigo no meu processo. | Denuncie |

Autor: Marco Pereira
Concordo plenamente com os fabricantes de automóveis. Fui aceitar a cristalização no Uno Way em 2010, ficou uma "gracinha..."com seis meses depois o brilho já não era o mesmo e meu carro ficava na garagem...Hoje tenho o novo Uno e o Gran Siena e não aceitei nada de papo de vendedor. | Denuncie |

Autor: Romero Lepesquer Corradi
O cara que se dizia competente se mostrou uma ameba e eu Fiquei no prejuizo. Moral da conversa: Polimento cristalizado ...nem de graça!!! | Denuncie |

Autor: Romero Lepesquer Corradi
Realmente um MICo!! Tenho um focus preto que pulverizou de branco em alguns lugares (tinta) .Mandei fazer um na minha cidade foi um pesadelo! Carro arranhado. Parece passaram um enceradeira na pintura. Nunca mais, engraçado que ontem lembrei bem da situação. Fazer o que? pedir outra pintura nova? | Denuncie |

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