• (37) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ford EcoSport 1.6 FreeStyle x Renault Duster 1.6 Dynamique - Qual é o melhor?


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 20/10/2012 09:54 Atualização: 20/10/2012 18:24

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

O Ford EcoSport foi o precursor da onda dos utilitários no país, pois os preços dos importados limitam bastante o sonho de ter um para a maioria dos consumidores. A Renault copiou o receita e aposta no Duster, que é derivado da família Logan/Sandero, para se firmar no mercado nacional. Lançado em 2003, o EcoSport está na segunda geração e o Duster chegou no ano passado.

 

Clique aqui para ver mais fotos do Novo EcoSport!

 

» Espaço interno

A vantagem do Duster é nítida. O utilitário da Renault tem 15 centímetros a mais de distância entre-eixos – um dos fatores determinantes para o bom aproveitamento no habitáculo. Por isso, o espaço no interior é muito maior, sendo uma característica da linha Logan/Sandero/Duster. Três adultos se acomodam muito bem no banco traseiro do Duster, enquanto o espaço do EcoSport é mais limitado e três ocupantes se apertam lá atrás.

EcoSport 5
Duster 9

» Porta-malas

Outra vantagem enorme do Renault, que tem 150 litros de vantagem sobre o Ford. O porta-malas do EcoSport aumentou na geração atual, mas a capacidade não faz frente à do Duster.

 

EcoSport 6
Duster 9

 

Clique aqui para ver mais fotos do Renault Duster!

 

» Câmbio

As relações de transmissão estão bem definidas nos dois modelos e os engates do câmbio são precisos, fáceis e o curso da alavanca é curto tanto no EcoSport quanto no Duster.

EcoSport 8
Duster 8

» Suspensão/direção

Se a suspensão do Duster é muito superior em conforto e estabilidade, a direção vibra em manobras e é pesada, provocando desconforto. Falta uma calibragem adequada. Além disso, tem apenas regulagem em altura. No EcoSport há também a de distância e a assistência elétrica do EcoSport torna a direção mais leve e prática. A suspensão do Eco transfere mais as imperfeições e provoca instabilidade direcional no asfalto ondulado.

EcoSport 7
Duster 7

» Motor/desempenho

Os valores de potência são idênticos e o Ford leva ligeira vantagem no torque. Os desempenhos são praticamente os mesmos e perdem bem com carga máxima e ar-condicionado ligado, mas não chegam a decepcionar.

EcoSport 8
Duster 7

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

» Estilo

Quesito subjetivo. O Ecosport faz o gênero bonitinho, com muitos recortes que parecem inspirados nos modelos coreanos. E o Duster é parrudo e com estilo mais agressivo.

EcoSport 8
Duster 8

» Ergonomia

Boa nos dois modelos, com acertos e mazelas. Se o estepe do EcoSport fica na tampa do porta-malas e exige muito esforço para ser manuseado, o do Duster fica sob a carroceria e a complicação é a mesma. Nada prático.

EcoSport 7
Duster 7

Clique para ampliar a imagem!
Clique para ampliar a imagem!

» Conforto/tecnologia

A vantagem é do Ford, com muito mais itens de conforto – encosto do banco traseiro regulável em quatro posições – e mais tecnologia, como o sistema multimídia Sync.

EcoSport 9
Duster 6

» Consumo

Equivalente nos dois modelos. O consumo com etanol na cidade e na estrada são muito parecidos e os dois não têm vocação para paradas frequentes em postos de abastecimento. Mas os motores 1.6 deveriam consumir menos.

EcoSport 7
Duster 7

» Acabamento/montagem

Ambos têm montagem irregular de algumas peças e o acabamento do painel é em plástico duro. Porém, há mais deslizes no EcoSport, com encaixes malfeitos.

EcoSport 6
Duster 7

» Segurança


As duas versões são equipadas com airbag duplo frontal e ABS. No banco traseiro, há três apoios de cabeça nos dois modelos, mas o Ford tem todos os cintos traseiros de três pontos, enquanto o central do Duster é abdominal. Além disso, o EcoSport é equipado com controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa justamente por causa da insegurança em pisos irregulares. Na lista de opcionais do Ford constam airbags laterais e de cortina.

EcoSport 9
Duster 6

» Custo/benefício


É boa nas versões avaliadas, que têm muitos itens de série. Porém, o EcoSport custa R$ 5 mil a mais.

EcoSport 8
Duster 9

» Resultado

EcoSport 88
Duster 90

Tags:

Esta matéria tem: (37) comentários

Autor: vagner martins
Renault Duxter é feio. A ECO é um carro resistente e bonito. | Denuncie |

Autor: Marcelo Alves
Não resisti... Vou ao quesito subjetivo: nunca consegui achar bonito esse novo EcoSport. Pensei que ao vivo, talvez... Só me constatou: o bicho é feio (estranho) mesmo! Tentaram sem sucesso imitar os coreanos! O visual do Duster sempre me agradou mais. | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=OviAkdcDxaI&feature=fvwrel http://www.youtube.com/watch?v=s5ibxmSbY9Q&feature=related | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
que deixa a desejar neste quesito. Quanto ao ângulo de ataque e saída a 4 Rodas já demonstrou que o Duster leva vantagem, sendo um carro que roda hoje em todo o leste europeu inclusive em neve e barro. Não falei mal do Eco, apenas expressei que o Duster na minha opinião é melhor. | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
Caro A. Lima. Sei o que é OFF ROAD e sei que não é Rally. Também já tive Eco e hoje tenho um Duster 4x4, por isto afirmei com certeza que o Duster para OFF ROAD é mais carro, se já andou nos 2 veículos já deve ter sentido. A diferença é o amplo espaço interno do Duster ao contrário do ECo... | Denuncie |

Autor: antonio lima
... Continuando... que 3x por semana enfrenta a duríssima tarefa de atravessar toda Aguas Lindas, GO e a estrada que liga do rio dos macacos/Go... Quem conhece sabe do que estou falando - nunca quebou - Eco, ótimo OFF ROAD... Eco, só fala mal, quem não conhece! | Denuncie |

Autor: antonio lima
Prezado B.Brasil, OFF ROAD não é Rally... Off Road é "fora de estrada", e nisso realmente o Eco é muito bom! Com seu "entre eixo" curto, lhe proporciona um excelente ângulo de ataque/saída... Talvêz um dos melhores do mercado. O 4x4, em testes em alagados, superou Jipões caríssimos! Tenho um 2.0 AT. | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
Também tenho esposa e filhos adolescentes, quase adultos. Saio com todos no Duster e meu filho leva a namorada, todos com conforto, se fosse no Eco ela iria no teto, pois nem no bagageiro caberia. | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
Se o ECO é ótimo para Off Road saia com ele em estradas de terra. Concordo com a opinião abaixo, em 1 mês está com a suspensão desmanchada. Não vejo diferença entre ele e o CrossFox. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Motor Ecoboost? Brasileiro é cagão e tem dificuldade de aceitar novas tecnologias... morre de medo de motor turbo! Assim como morria de medo (e mtos ainda morrem) de motor 16v. O que é tendencia forte la fora só chega na colonia Brasil depois de 10... 15 anos. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Eco off road??? putz... anda com ele na terra 1mes e pode mandar pro ferro velho q ele ja ta todo desmontado! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Chamar Duster de "bonitão" foi forçado hein... | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Nossa... Esse Abigailde nao vendeu esse carro dele até hoje pq??? Ja poz video no utube mostrando defeito, vive reclamando do carro mas nao vende de jeito nenhum! Vai entender... Se for o mesmo Abigailde q ja vi reclamar do Clio dele se nao me engano. Se for outro, entao mal aí... | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Estilo: Os dois sao HORROROSOS! Ecasport: 2 Dust: 1 | Denuncie |

Autor: Marcelo Alves
O que quero é pegar minha esposa, meus dois filhos, a cadeirinha do menor, minha mãe e um monte de tralha e viajar com conforto. No Duster, consigo isso. Que adianta tanto "frufru" e ser apertado? Eu não faço Off Road, não tenho casa de praia e nem fazenda... Mas, se tivesse, sei que chegaria lá. | Denuncie |

Autor: Marcelo Alves
Já estou começando a ver alguns Novos EcoSports nas ruas... Cara, não fosse o tamanho das rodas e a suspensão mais elevada para deixá-lo mais alto, não conseguiria ver diferença alguma de tamanho para um Sandeiro! O Eco é tudo, menos "carro familiar". Salvo se a família se resuma no casal. Diminuto. | Denuncie |

Autor: dyone nascimento
o novo eco é apenas o velho ford kuga americano, só que menor montado em cima do new fiesta mexicano. o kuga que é vendido para o resto do mundo vem completão de verdade (até faroes de xenon e leed) com o premiado motor eco-boost e não o nosso econoflex quase pelado só o valor é igual, pq? | Denuncie |

Autor: alexandre ceolin
já enviei e-mails para inumeras montadoras (engenheiros) tem projeto de carro para ser barato e com caracteristicas muito superiores) quem fabricar terá uma explosao de vendas.... | Denuncie |

Autor: alexandre ceolin
eco sport é um protótipo de SUV (muito bom só que para 2 pessoas..........) nao tem porta malas e banco traseiro pior que o do fusca 66 | Denuncie |

Autor: alexandre ceolin
como é que ninguém pensa ?!? já imaginou um carro destes que é para "família" se tivesse bancos traseiros individuais com regulagem (scenic e picasso tem), SERIA RECORD DE VENDAS.......... engenheiros nao andam em bancos traseiros, por isso só pensam no motorista............... | Denuncie |

Autor: Francisco Veras
Comparativo simples, mas objetivo e sincero. A Ford realmente é careira. Cobrar 5 mil a mais... Pelo quê? O Duster é parrudo, grande, bonito e confortável. A Eco é mimosinha, apertada e cheia de frescura. Só falta amarrar uma linha e sair puxando pela mão, tal qual um brinquedinho. | Denuncie |

Autor: antonio lima
Todo carro com entre eixos longos, leva uma tremenda desvantagem estradas muito irregulares - Angulo de saida/ataque - Nesse quesito o Eco é imbativel. Tenho muita experiência em OFF-ROAD, e digo: O Eco é ótimo! | Denuncie |

Autor: antonio lima
O que parece ser desvantágem no Eco, é na verdade uma vantágem. Por ser menor, se torna uma opção muito mais interessante... A tendencia mundial agora, são carros cada vez menores... Que digam os moradores dos CDM e suas garagens cada dia mais apertadas! Eco, muito mais bonito e adequado!! | Denuncie |

Autor: Marcelo Alves
Em "Conforto/tecnologia", se a versão do Duster fosse a Tech Road, que tem central multimídia igualmente moderna (porém mais intuitiva), a diferença seria menor. Em "Segurança", ñ vejo "controles de tração e estabilidade" e etc. como "vantagem", mas como compensação. Vejam: "Suspensão/direção". | Denuncie |

Autor: Marcelo Alves
Em "Conforto/tecnologia", se a versão do Duster fosse a Tech Road, que tem central multimídia igualmente moderna (porém intuitiva), a diferença seria menor. Em %u201CSegurança%u201D, ñ vejo %u201Ccontroles de tração e estabilidade%u201D e etc. como %u201Cvantagem", mas como compensação. Vejam: %u20 | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
Se tem um Renault e não vale nada, por que ainda tem??? Nunca vi alguém ter um carro ruim e continuar com ele. E as autorizadas não sabem arrumar? Então quem é que sabe? Verifique na 4 Rodas a avaliação dos clientes da Renault, a satisfação é superior a Ford, FIAT, GM, etc. | Denuncie |

Autor: marcelo pinheiro
Gostei deste comparativo não foi tendencioso. Conheço o Eco, ficou muito bonito mas espaço no banco de trás e porta malas mediano. O Duster com essa aparência não agrada a todos. Se a Renault melhorasse isso o carro seria lider sem sustos. | Denuncie |

Autor: luis Luis Eusebio
No passado já dei Eco para minha esposa, mas não tínhamos filho. O atual, é uma gracinha, muito bonitinho, lindinho, etc, mas vc's perceberam q é tudo no diminutivo ... O Duster é robusto, imponente, bonitão, dei um pra ela, e usamos pra viajar com as crianças e malas | Denuncie |

Autor: rafael gomes
Olha sou um jornalista,o Reanult Duster tem uma relação custo-benefício do Ford Ecosport,na segurança do Duster concordo não tem nem encosto de cabeça no meio do banco trazeiro e o Ecosport tem tudo. | Denuncie |

Autor: Abigailde Moreira dos Santos Santos
Para qualquer veiculo da Renault que entrar no Vrum e porque pagaram para falar bem. Tenho um Renault e não vale nada. As autorizadas não sabem arrumar. | Denuncie |

Autor: Jarbas Otaviano
Uai, no destaque da chamada "ECOSPORTt (sic) X RENAULT DUSTER" É, isso é Estaminas !!! | Denuncie |

Autor: Luiz Gustavo
O quesito "estilo" é muito pessoal, eu ao contrário de muitas pessoas, acho o desenho mais acertado pelo tipo de carro. Jeep, nem que seja só na intenção, e na minha opnião não pode ser muito delicado. O Ecosport é "carro" de mulher. Muito bonitinho... | Denuncie |

Autor: Vitor Silva
o quesito "estilo" na minha opinião tá bem furado... o duster eh muito feio, igual a praticamente todos os carros da renault... em questão de beleza o ecoesport é bem mais bonito... pelo menos eh minha opiniao... o resto das comparações eu concordo | Denuncie |

Autor: Jean Quintão
Se eles mexerem na frente do Duster(faróis) e grade frontal o carro vai superar a Eco no quesito aparência. Por outro lado, penso que no geral, o Duster é mais carro. | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
para ver como se comportam. O 1.6 para o Duster é muito fraco devido peso do veículo. Já tive o Eco e hoje sou feliz dono de um Duster 4x4 e posso dizer com certeza e respeitando todos e todas opiniões. O Eco é para ser comparado com veículos menores, tipo CrosFox e Idea Adventure. Obrigado... | Denuncie |

Autor: Brasileiro Brasil
Bom dia a todos. Não entendo o motivo de darem nota maior em tecnologia para o Eco, pois o Duster tem multimídia com tudo (câmara de ré, TV digital, DVD, Bluetooth, GPS, USB) e não é adaptação, é própria para o veículo. Poderiam fazer um teste com o modelo 4x4 dos 2 veículos fora da estrada | Denuncie |

Autor: André Lustosa
Gostei da matéria...foi sincera. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque