• (16) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Ford apresenta novo Ford Fusion para o Brasil

Inicialmente, o mercado brasileiro contará apenas com uma versão que tem preço de R$ 112,9 mil


Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Publicação: 16/10/2012 21:07 Atualização: 18/10/2012 19:18

 (Fotos: Ford/Divulgação)
De Los Angeles, EUA - É o fim da expectativa. Depois de ter sido apresentado no início do ano no Salão de Detroit, em novembro chega ao mercado brasileiro para pré-venda o Ford Fusion 2013 (a entrega do primeiro lote de 400 carros é esperada para dezembro). O modelo será lançado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo, simultaneamente com a estreia no mercado americano.

 

Veja mais fotos do novo Ford Fusion!

 

Adeus ao estilo tiozão

As linhas do sedã de luxo já não eram novidade – esportividade aliada à robustez –, tendo como resultado um três volumes com pinta de cupê. O novo Fusion foi inspirado no conceito Evos, apresentado em 2010 na mostra de Detroit. De acordo com a Ford, trata-se de uma evolução da linguagem de design Kinetic.

Além do aspecto estético, o sedã foi esculpido para ter boa aerodinâmica. Para otimizar o fluxo de ar embaixo do veículo foram aplicados defletores. O vidro traseiro, bastante inclinado, trabalha em conjunto com o spoiler e a tampa do porta-malas para reduzir a turbulência. Um sistema que fecha automaticamente a grade frontal nos momentos em que o motor não precisa ser resfriado permitiu reduzir o arrasto em 6%.

Além das linhas, os elementos que se destacam na carroceria são as rodas de 18 polegadas e as lanternas em LED. O uso de tecnologias acessórias ao motor convencional já não é uma tendência, mas uma necessidade para atender as normas de emissões, que são severas em mercados maduros como Estados Unidos e Europa. O Fusion 2013 chega ao mercado mundial rezando essa cartilha.

BLOQUINHO No Brasil, o modelo chega inicialmente na versão Titanium AWD. Sob o capo, o Fusion “vestiu a camisa” do downsizing. O motor Ecoboost 2.0 de quatro cilindros consegue ostentar respeitáveis 240cv de potência e 34,7kgfm de torque graças ao uso de turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. Segundo a Ford, este motor é 20% mais econômico e 15% menos poluente (CO²) que outro convencional na mesma faixa de potência (que teria seis cilindros).

O consumo declarado na cidade é de 8,1km/l e 10,9km/l na estrada. O câmbio automático de seis velocidades oferece opção de trocas manuais por paddle-shifts. A tração integral proporciona mais estabilidade. A suspensão traseira é do tipo multilink, que permite conciliar conforto e dinamismo com mais eficiência. As dimensões do sedã são 4,87 metros de comprimento, 1,91m de largura (sem retrovisores), 1,48m de altura e 2,85m de entre-eixos. O porta-malas tem volume de 453 litros. Seu peso  é de 1.689kg.

DE SÉRIE O pacote de itens de conforto e conveniência é grande e tudo é de série, incluindo navegador, sistema premium de som, direção elétrica, assentos em couro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, assistente de estacionamento, chave com perfil configurável, freio de estacionamento elétrico, abertura externa das portas por teclas, ar-condicionado, teto solar elétrico, telefonia e tela de 8 polegadas em alta definição. No interior, com materiais de acabamento como black piano e aço escovado, as superfícies são do tipo soft touch.

A segurança também foi levada a sério: oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelho), freios ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de carga, câmera traseira, monitoramento de pontos cegos, farol alto automático, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, piloto automático adaptativo com alerta de colisão e acionamento dos freios, além de sistema de fixação de assentos infantis.

QUANTO CUSTA? O Fusion 2013 Titanium AWD será vendido por R$ 112.990. A Ford espera vender 1,3 milhão de unidades por ano em mais de 160 países. Chamado em alguns mercados de Mondeo, o sedã será fabricado em cinco plantas pelo mundo. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multicultural, incluindo profissionais brasileiros. No Brasil, a linha Fusion ganha reforços em 2013 com a chegada da versão equipada com motor 2.5 flex e a versão 2.0 Titanium FWD em março, e o híbrido (não o híbrido plug-in!) em abril. Mas isso é outro capítulo.

Esta matéria tem: (16) comentários

Autor: Felipe
... Esse lance de reduçaõ e IPI só serviu pra engordar o bolso das montadoras, pq nada é repassado ao consumidor final. Algo semelhante acontece no mercado imobiliário... Somos nós quem pagamos a conta, então penso que temos que saber comprar, senão nos vender gato por lebre... | Denuncie |

Autor: Felipe
... em 2007, antes desse nhemnhemmhem de redução de IPI, comprava-se um carro popular (GOL/FIESTA/CORSA) por 60x 700,00 e o preço do carro era maior (R$ 30.000,00) hj, o preço é cerca de R$ 27.000,00 e parcelado fica em torno de 60x de 740,00. Quero dizer com isso que... | Denuncie |

Autor: Felipe
Aliás, deixa eu aproveitar o gancho e tecer minha visão sobre o Salão do Automóvel de São Paulo, onde a Presidenta estendeu a redução de IPI até 31/12/2012. As Montadoras, todas estrangeiras (a grana vai pra fora) estão soltando fogos, vendem carroças para nós a preço de luxo... e pasmem, em 2007.... | Denuncie |

Autor: Felipe
Ficou muito bonito, mas perdeu a identidade Ford. a Traseira lembra muito o Renaut Fluence e a frente o Mutsubish Lancer. E o preço, muito salgado... isso é preço de versão híbrida!!! | Denuncie |

Autor: Valter Silva
Conforme colocado pelo Silvestre, Cadenza e Azera são os concorrentes diretos (além de outros: Passat, Accord, Camry, etc). O Fusion perde em alguns aspectos (o motor perde por pouco) mas ganha em outros, a começar pela personalidade, pois Cadenza e Azera são idênticos. Eu pegaria o Fusion. | Denuncie |

Autor: Valter Silva
A Mercedes C 180 é certamente um carrão, entretanto o preço de R$ 125.900 é referente à versão de entrada, motor 1.8 turbo de 156 cavalos, e o valor da manutenção é muito mais elevado. O Fusion custa R$ 112.990, motor 2.0 turbo de 240 cavalos, suspensão integral... São dois carros bem diferentes... | Denuncie |

Autor: dyone nascimento
113 mil? com mais um pouco compro mercedez, esse carro nos EUA mais completo custa U$ 35000,00, esse pais é uma vergonha | Denuncie |

Autor: silvanio silva
Esse negócio de carro bonito já me cansou, acho que isso é coisa de gay. | Denuncie |

Autor: Silvestre ¨®
ah va,por esse preço compro CADENZA, AZERA ou ate mesmo uma serie 3 2011.. me ajuda ai ne, tem louco pra tudo. | Denuncie |

Autor: leonardo soares
campanha FORD NUNCA MAIS continua.a mercedes 180 custa R$120 mil;o que vcs acham?a fabrica deixa as concessionarias fazer o que querem com o cliente.FORD NUNCA MAIS | Denuncie |

Autor: Valter Silva
Vem ni mim Ford Fusion... | Denuncie |

Autor: Tercio Filho
Boa a nova identidade visual da Ford. Muito melhor que a de GM (horrorosa) e VW (parece dos anos 80)... Só não podem fazer igual em todos os carros, porque aí perde a graça, pois já está no Fusion, Ecosport e New Fiesta... | Denuncie |

Autor: André Amorim
Com o lançamento desse (muito superior), o anterior passará rapidamente a custar R$ 40.000,00. Daqui a pouco o modelo anterior cai na mão dos "mano". | Denuncie |

Autor: marcelo pinheiro
É um dos raros casos em que o dono do modelo anterior do Fusion tem a mesma satisfação que um dono do modelo novo. O modelo anterior é maravilhoso e vai ficar marcado assim como o falecido Ômega. O novo fusion tem ares de Jaguar e Aston, lindo. | Denuncie |

Autor: antonio lima
Belíssimo carro, mas por hora estou satisfeitíssimo com o meu 2012! Quanto ao preço, cada hora falam uma coisa diferente. | Denuncie |

Autor: Renan Greca
Ficou bonitão. Vamos ver se eles não estragam tudo com um preço absurdo para o híbrido. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque