• (26) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Novo Chevrolet Prisma - mudanças na família

GM vai lançar em 2013 sedã derivado do Projeto Onix, mantendo o nome Prisma e que usa a plataforma Gamma II, a mesma do Cobalt, Spin e do importado Chevrolet Sonic


Marlos Ney Vidal - Estado de Minas

Publicação: 22/08/2012 09:33 Atualização: 22/08/2012 09:54

Traseira curta e caída abrupta do teto lembra cupê de quatro portas (Projecao Joao Kleber Amaral/Esp. EM/D. A Press )
Traseira curta e caída abrupta do teto lembra cupê de quatro portas
 

O novo Chevrolet Prisma não lembrará em nada seu antecessor. A nova geração terá desenho esportivo e traseira mais curta. Até as portas traseiras o sedã é idêntico ao futuro hatch Onix. Porém, a coluna C cai de forma acentuada, dando ao sedã um aspecto de cupê de quatro portas. O estilo lembra muito o do Hyundai Elantra. A previsão de chegada é somente para janeiro de 2013. Porém, não será surpresa se a marca apresentá-lo no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

A frente terá faróis espichados e o capô bem pequeno, assim como os para-lamas. A grade será filetada e não em colmeia, como a dos irmãos. Apesar de manter a grade bipartida, a frente não seguirá as linhas dos últimos lançamentos da marca, como Agile, Montana, Cobalt, S10 e Spin.

Na traseira, o sedã terá lanternas com formato que lembram as do Cruze Sport6. Um detalhe que pode incomodar os consumidores é a abertura pequena da tampa do porta-malas, que pode ser um empecilho para bagagens maiores.

As versões de entrada do novo Prisma terão para-choques mais simples e as mais caras terão apliques nele. A ideia da marca é estabelecer diferenças entre a versão de entrada e as topos de linha. Outro detalhe que marcará as versões mais caras é o filete de luz azul que contorna o farol, como mostra a projeção. Essa luz irá se acender junto com o farolete.

Derivado do Projeto Onix, o novo Chevrolet Prisma será fabricado na planta de Gravataí (RS), juntamente com o novo hatch Onix. A unidade foi toda modernizada para a produção dos dois modelos e, de acordo com o apurado pela reportagem, a linha de produção está apta a receber outros carros de menor e maior portes.

MOTOR O sedã será equipado com um novo motor 1.4 Econo.Flex. Ainda não há informações sobre potência e torque. Nos bastidores, a conversa é que o novo motor foi um desafio para a engenharia, que tem como missão extrair o máximo de potência em um propulsor de menor cilindrada.

PLATAFORMA Assim como o Onix hatch, o novo Prisma é construído sobre a plataforma Gamma II, usada na Europa pelo Opel Corsa. No Brasil, Cobalt, Spin e os importados Sonic hatch e sedã já usam a arquitetura. A base ainda será usada no futuro SUV compacto Enjoy (Trax).

VERSÕES O sedã seguirá as nomenclaturas LS, LT e LTZ para identificar as versões de acabamento. Todas deverão usar somente o motor 1.4. Airbag será de série em todas as versões, pois, em 2013, toda a produção dos modelos derivados dos novos projetos terá que sair de fábrica com o equipamento de segurança de série.

ATUAL Em setembro, o atual Prisma, derivado do Celta, deixará as linhas de produção. O Celta, por sua vez, continuará em fabricação por mais tempo e ganhará um visto de permanência no mercado, já que receberá airbag e ABS na lista de opcionais na linha 2013.

A tradicional grade bipartida com a gravata dourada, faróis enormes e linha de cintura alta e ascendente (Projecao Joao Kleber Amaral/Esp. EM/D. A Press )
A tradicional grade bipartida com a gravata dourada, faróis enormes e linha de cintura alta e ascendente
 

Esta matéria tem: (26) comentários

Autor: Evaldo Modesto de Avila
Vamos comprar carros chineses e desviando o lucro para outro eixo e consequentemente obrigar a VW, Fiat, GM, etc repensarem seus lucros abusivos. Agora acreditar que brasileiro não compre carro é utopia. É mesma coisa que pedir para parar de gostar de futebol, carnaval e farras. | Denuncie |

Autor: Silvestre ¨®
Inacreditavel.. dpois do spin, sonic, cobalt a chevrolet conseguiu ficar pior que a Fiat, to di cara.. mas esse de fato a "CASCA" é bonitinha mas num espero nada do motor vai ser 1.0 e 1.4 como sempre Grande carroça e poucos cavalos.. | Denuncie |

Autor: divino almeida
Gente, quando olhei de repente vi de cara a traseira do new civic.As lanternas principalmente lembram demais. Concordam? | Denuncie |

Autor: Gian Calo
É isso aí Andréa, enquanto tiver MANÉ para pagar o que as montadoras pedem e o governo usurpa com impostos, um Celta Pelado vai custar no Brasil o que um Corola custa no Chile. BOICOTE JÁ!!! Ninguém vai morrer se andar mais alguns meses com o carro usado. Já o governo e as fábricas... | Denuncie |

Autor: Juliano Rebello
O veículo ficou bem melhor que Celta e Prisma atuais. Resta saber se o acabamento será melhor e se o preço será mais justo. Merece motor de maior cilindrada também. É mais bonito que o Ágile. | Denuncie |

Autor: marcelo fiorillo
Esse carro ficou lindo, só devem dar a ele um motor a sua altura, ou seja, 1.6 ou 1.8, com equipamentos pra fazer frente ao elantra e aos outros asiáticos.... | Denuncie |

Autor: Renan Laranjo
Tira esta tira do VRUM da frente, não consigo tirar e não consigo ler nada. | Denuncie |

Autor: Lost Cluster
É o Versa fazendo escola! E a gente achando que a Nissan estava atrasada no design... ela estava é lançando moda! | Denuncie |

Autor: Robércio Melo
GM por favor !!! Lançar o SPIN inferior à Zafira e ao Meriva é piada né !!! Zafira tem engenhoca de esconder a última fileira de bancos, excelente, já o Spin tem uma cordinha pra pendurá-la, dá pra entender?!!! E o motor, tem que ser o mesmo da Zafira gente !!!! Acorda GM!!!! | Denuncie |

Autor: Diego Aguiar
E o interior, já tem fotos? | Denuncie |

Autor: Diego Aguiar
Poxa, esse ficou lindo, parabéns GM! Concordo com o João, refaçam urgentemente o projeto do SPIN com o mesmo designer do novo Prisma, ficou show! Se eu fosse trocar de carro, ele teria a minha preferência. | Denuncie |

Autor: Marcelo Guimaraes
Nem pra botar motorzinho 1.4 turbo vendido nos EUA bem mais potente e econômico do que os ECAFLEX LIXO. | Denuncie |

Autor: Adamar Gonçalves
É o New Fiesta da Crevrolet. Até que ficou bonito. Tem de ver se terá acabamento, o que falta demais nesses carros de até R$ 50.000,00. Esse novo Prisma de chegar com um preço de até R$ 40.000,00 vai vender bem. Se bem que já tem os custos com air bag de série. | Denuncie |

Autor: Andrea Souza
Os carros hoje são todos parecidos... parece o novo fiesta mesmo. Além disso, enquanto houver essa carga tributária absurda eu não compro outro carro zero...nem se tivesse dinheiro sobrando. Boicote às montadoras, já. | Denuncie |

Autor: Omar Vieira de Oliveira
Isso mesmo,Rodrigo Santos. Será que eles não percebem que essa tarja dificulta - p'ra não dizer "IMPOSSIBILITA" - uma leitura tranquila! Ou será que eles mesmos não leem o que escrevem??!! Faço minhas as tuas palavras.. "DÁ P'RA RETIRAR O MERCHANDISING DO ACELERA VRUMMMMM DO MEIO DA TELA ??? !! | Denuncie |

Autor: André Lustosa
Gostei do "brasilian..." com s bem estilo "coloquei no tradutor e saiu isso"...rsrs | Denuncie |

Autor: helenno souza
UM new fiesta mas agora da chevrolet. | Denuncie |

Autor: Rodrigo Santos
Da para retirar o merchandising da vrum aparece no meio da tela??? !! Assim não da pra ler a matéria !!Putz | Denuncie |

Autor: dyone nascimento
é melhor que o cocobalt, só lembra o elantra bem de longe, longe mesmo, ta mais para copia do fiesta, e custara no Brasil o preço de new azera na Argetina | Denuncie |

Autor: CARLOS MELO
Finalmente o desingner da GM fez algo melhor, mas precisa aprender muito com os da HYUNDAI. Até parece que contrataram alguém da RENAULT que nunca demonstrou criatividade em seus projetos (carros horriveis). | Denuncie |

Autor: CARLOS MELO
Finalmente o desingner da GM fez algo melhor, mas precisa aprender muito com os da HYUNDAI. Até parece que contrataram alguém da RENAULT que nunca demonstrou criatividade em seus projetos (carros horriveis). | Denuncie |

Autor: Alex Soares
Just another piece of shit, like all brasilian cars!!! | Denuncie |

Autor: mario martins ferraz
Se o motorzinho tiver mais de 100cv ta bom,ficou bem agradável de se ver,sera que vai ter preço?Sds. | Denuncie |

Autor: NILTON BR
O design desse carro é digno de elogios mas, para não equipa-lo com um motorzinho 1.4, a GM deve pedir orientação aos engenheiros da Kia, que há muito tempo usam propulsores 1.6 que rendem 122 cv. | Denuncie |

Autor: joao lima
Só mais uma dica pra GM; PROMOVA os responsáveis pelo design do ônix e desse novo prisma; DEMITA os responsáveis por porcoSPIN e cobalt... sem mais.. | Denuncie |

Autor: joao lima
O design desse carro é INFINITAMENTE superior ao horrível cobalt que é de segmento superior.. como explicar isso? esse novo prisma ficou show, mas motor 1.4?? me ajuda aí... enquanto isso o horrível cobalt já tem versão 1.8... a GM se afoga no próprio vômito... | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque