• (28) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Segredo »

Chevrolet Onix - Marca prepara novo hatch para disputar categorias de entrada

Em outubro, a montadora americana apresentará um novo hatch para o mercado brasileiro. Modelo é construído sobre a plataforma Gamma II e ainda terá um irmão com carroceria sedã


Marlos Ney Vidal - Estado de Minas

Publicação: 20/06/2012 12:45 Atualização: 20/06/2012 18:13

Linhas do hatch são bem diferentes da linha GM, exceto pela grade bipartida ( Renato Aspromonte/Esp. EM)
Linhas do hatch são bem diferentes da linha GM, exceto pela grade bipartida

Olhe bem para as imagens desta página e vá se acostumando, pois, a partir de outubro, este hatch estará à disposição dos clientes nas revendas Chevrolet. Ainda não há confirmação oficial, mas nos bastidores o modelo já é chamado de Onix. O fabricante aposta alto e o hatch chegará com predicados para figurar na lista dos mais vendidos da marca no mercado nacional. A linha Onix será comercializada com preços próximos aos do Corsa hatch, em fim de linha, e do finado Corsa Sedan.

O Projeto Onix, que chegará com opções de carroceria hatch e sedã, foi desenvolvido a partir da plataforma Gamma II. No Brasil o sedã Cobalt e a minivan Spin, que chega ao mercado na semana que vem, já usam a arquitetura. O importado Sonic e o futuro SUV Enjoy (Trax) também usam. Essa plataforma é a mesma do Opel Corsa D, por isso várias unidades do hatch europeu foram usadas como mulas no desenvolvimento dos modelos nacionais.

A linha Onix será fabricada na planta da Chevrolet em Gravataí (RS), onde atualmente são produzidos Celta e Prisma. A fábrica, uma das mais modernas do Brasil, passa por reformulações desde o começo do ano para se adequar à produção do Onix hatch e sedã. Além deles, a unidade poderá fabricar um terceiro modelo, pois a linha está adaptada para veículos maiores que o Onix.

Apesar de usar a plataforma Gamma II, o Onix não terá entre-eixos avantajado. Terá um bom espaço interno, mas não muito maior do que o do Celta. Em compensação, será um hatch de teto alto, garantindo bom espaço para a cabeça dos ocupantes. Os bancos são mais próximos do assoalho, como os do Celta, Classic e Corsa. O porta-malas não será muito maior que o dos concorrentes.

Pelas projeções, pode-se observar que o Onix contará com um desenho bem esportivo e, assim como o Sonic, seguirá linhas bem diferentes dos últimos lançamentos da marca, apesar de manter a grade bipartida. A frente terá faróis espichados, como os do Honda City, e o capô é bem pequeno, assim como os para-lamas. A grade será filetada e não em colmeia, como a dos irmãos. Os faróis na versão LTZ contarão com um filete de luz azul, como na projeção, e essa luz se acenderá junto com o farolete.

Na traseira, o vidro curvo e os vincos da carroceria se encontram na tampa simulando um X. A tampa ainda terá aerofólio integrado. As lanternas invadem a lateral, com a parte de cima vermelha e a de baixo branca. As laterais são marcadas pelos vincos e as portas acompanham a caída do teto. As maçanetas são as mesmas do Cobalt. No interior, o painel de instrumentos seguirá a linha dos irmãos Cobalt, Spin e Sonic e a versão mais cara (LTZ) terá tela de multimídia sensível ao toque.

Vidro traseiro é curvo e linha de cintura elevada confere robustez ao novo modelo ( Renato Aspromonte/Esp. EM)
Vidro traseiro é curvo e linha de cintura elevada confere robustez ao novo modelo


O Onix ainda marcará a estreia de um novo motor 1.4. Em uma das apresentações do modelo, um protótipo ostentava na cobertura do motor a sigla S4. Não há confirmação da cavalaria, mas deverá ser maior que o do atual 1.4 Econo.Flex. O 1.0 VHCE também será usado.

VERSÕES/SEGURANÇA O Onix seguirá as nomenclaturas LS, LT e LTZ para definir os padrões de acabamento. As rodas das versões de entrada serão em aro 14 polegadas, e as da LTZ, em aro 15 polegadas de liga leve. Airbag duplo e ABS devem ser de série para as versões LT e LTZ. Já para a LS devem ser oferecidos somente como opcionais, já que a lei exige que somente 30% da produção de modelos derivados de um novo projeto saiam com os equipamentos de segurança de série.

SEDÃ Os dois compartilham quase tudo e até as portas traseiras são as mesmas. Só que o sedã tem a caída de teto que lembra o Hyundai Elantra. O sedã, apesar de ter o início da produção programado juntamente com a do hatch, deverá ser lançado somente em janeiro de 2013.

 

Esta matéria tem: (28) comentários

Autor: Everson Barros
Jack Bauer - O seu carro não deixar de ser um carro velho...2006 PIADA NE!!!! | Denuncie |

Autor: Ark Souza
Bom, este Hatch veio disputar com FIAT punto deveria ser lançado com um motor 1.8 este motorzinho 1.4 da GM é bem fraco. O FIAT PUNTO já possui versões com motor e-torq 1.8 16v de 132 cv. | Denuncie |

Autor: antonio anjos
Esse gol com detalhes do palio ficou parecendo plágio descarado. Realmente ainda não dá pra ser feliz, Jack Bauer tem razão, um carro velho importado ainda é muito, mas muito melhor que qualquer lançamento nacional. | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
Ricardo, é claro que eu vou gastar com manutenção mas meu Audi 180 hp 2006 oferece desempenho, conforto e segurança. O carro brasileiro é caro por causa da mentalidade de consumidores como vc. Paga caro por um carro zero com roda de liga leve mas economiza no air-bag. E ainda acha que tá abafando.. | Denuncie |

Autor: Genival Silva
Ótimas as novidades da GM, mas é lógico que ela está cobrando caro por cada uma delas, afinal se tem quem pague, por quê ela cobraria menos? É uma lei de mercado, só isso. | Denuncie |

Autor: Genival Silva
Ótimas novidades na da GM, mas é lógico q ela está cobrando um preço alto por todas elas, afinal se tem quem pague, porque ela cobraria menos por isso? É uma lei de mercado. | Denuncie |

Autor: mario martins ferraz
Aleluia,a GM acertou,até que em fim,se o prêço ñ for muito fora vai trincar de vender. | Denuncie |

Autor: Gaguigu Maciel
Chevrolet Onixiurus: compre e fique se coçando com a merda que fez... | Denuncie |

Autor: Rafael Lucchesi Gomes
Finalmente um carro da GM que custa menos de R$60mil que é bonito, apesar de simples. | Denuncie |

Autor: Ricardo Silva
Isso, Jack Bauer!!! Só não te contaram a grana que vc vai gastar com manutenção de BMW e AUDI!!! kkkkkkkkk.... | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
Vamos pagar por mais esta carroça o preço que um americano ou europeu pagaria por um veículo de luxo e super seguro. Não compro de jeito nenhum. Prefiro comprar uma bmw ou um Audi usados | Denuncie |

Autor: rafael silva
disse hatch do cobalt pelas novas dimensões | Denuncie |

Autor: rafael silva
Eu concordo com o palpite que esse carro deveria chamar Corsa... ah não ser que a GM esteja preparando terreno para a OPEl.. qro ver fotos do onix sedan.. e por falar neles.. acho que até pelo preço(superior ao do celta), eu acho q o ÁGILE logo logo mudará e se tornará hatch do Cobalt. | Denuncie |

Autor: wagner
kkkkkk, concordo com o Luiz arvalho,kkkkkkkkkkk | Denuncie |

Autor: Julio Cabral
Olá Jorge. O projeto Ônix é antigo conhecido da imprensa especializada. O próprio Marlos chegou a citar o projeto e suas especificações em post de 2010 no Autos Segredos. http://autossegredos.com.br/?p=1464 Abraços, Julio Cabral | Denuncie |

Autor: Luiz Carvalho
Agora a Volkswagen tá lascada: como é que ela vai lançar a geração VI do Gol, se a GM já lançou? | Denuncie |

Autor: Luiz Carvalho
Até que enfim um GM novo sem farol de caminhão. Mas que é igual ao Gol, isso é. É a GM aprendendo chinês: se vende bem, vamos copiar... | Denuncie |

Autor: Cesar Silva
Embora seja um "Gol de gravatinha", é menos feio que os últimos lançamentos da marca. | Denuncie |

Autor: Ricardo Paulo
Já estava na hora de mudar os carros "basicos" da chevrolet. Estou cansado de alugar Corsinha, Sedanzinho que são de "entrada" mesmo. Sempre alugo carros economicos e alguams locadoras estão preferindo carros GM mas são bem cansativos... | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
ha alguns meses escrevi pra vcs e à reportagem sobre o projeto Onix...foi inédito!!! Na verdade o carro se parece com muitos outros, é a tendencia mundial nos modelos 'simples'. Ainda acho melhor que comprar um 'novo siena' com a cara de siena.ps:GM volta a ser lider mundial após 77 anos consecutivos | Denuncie |

Autor: Cidadão Kane
Com tanta variedade de carros que existem e já existiram é quase impossível fazer um carro que não lembre outro. A traseira lembra levemente a do gol e o carro não tem nada a ver com o New Fiesta. Parecem aquelas pessoas que não entendem de carro acham que todo hatch da mesma cor é igual | Denuncie |

Autor: Tercio Filho
... para mim... é cópia do New Fiesta hatch... | Denuncie |

Autor: Paulo Cardozo
Oxe!!! É o GOL, a GM está de parabéns e viva a renovação. | Denuncie |

Autor: antonio morais
Deveria continuar com o nome Corsa que já bem conceituado aqui. Esse negócio de mudar de nome num país tão tradicional como o nosso só fará desvalorizar a marca. Aliás é o Corsa D europeu e também muito parecido com o Gol. | Denuncie |

Autor: Carlos Ma
Belo ! parabens Gm . Até que enfim volta aos velhos tempos de marca líder mundial . | Denuncie |

Autor: joao lima
realmente MUITO parecido com o gol..finalmente a turma do desing da chevrolet parou de se entorpecer.. acertaram..esse carro aí por fora é muito mais interessante do que o sonic que é de categoria superior.. se NÃO ARREBENTAREM com o interior, pra concorrer só o gol G6 SE a VW acertar a mão.. | Denuncie |

Autor: Raimundo Trindade Júnior
Esse não é o Corsa europeu, fabricado pela Opel? | Denuncie |

Autor: Antonio Fonseca de Oliveira
Putz, se não tivesse a logo, eu juraria se tratar de um Gol G VI. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque