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Fiat Punto T-Jet 1.4 16V - Arisco na alta, manso na baixa

O único hatch compacto esportivo fabricado no Brasil teve ligeira alteração de estilo da carroceria na linha 2013. O painel central é todo novo e há novidades na eletrônica


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 21/11/2012 13:00 Atualização: 04/01/2013 18:50

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


Assim pode se definir a versão esportiva (T-Jet) do Punto. Equipado com motor 1.4 turbo importado, o carro tem muito fôlego acima de 2.000rpm e é de fato um esportivo. Porém, abaixo disso o desempenho é semelhante ao de motor 1.0. O único hatch compacto esportivo nacional empolga bastante com o som do escape e a firmeza nas curvas.

Clique aqui e veja mais fotos do Punto T-Jet

Além das ligeiras alterações de estilo, como o novo para-choque, que parece ter ganhado um bigode, e o painel central, o Punto T-Jet tem seletor para definir o ritmo da tocada. Denominado de DNA – Dinâmico, Normal e Autonomia –, o comando está colocado no console central à frente da alavanca de marchas e atua sobre a curva do pedal do acelerador, que é eletrônico, determinando se a aceleração será suave, normal ou abrupta. O modo autonomia visa diminuir o consumo de combustível e no quadro de instrumentos são indicados os momentos de troca ideal, além da indicação em barras do desempenho da turbina, enquanto o dinâmico otimiza o desempenho por meio de acelerações mais abruptas porque a proporção entre o curso do pedal do acelerador e a abertura da borboleta é aumentada. À menor pressão no acelerador, o motor responde imediatamente. E o modo normal é o meio-termo: nem muita potência nem consumo excessivo.


O consumo do motor 1.4 depende fundamentalmente do ritmo imposto pelo motorista. Na cidade pode variar de 10km/l a 5km/l dependendo da topografia e principalmente do peso do pé sobre o pedal do acelerador. Na estrada é possível atingir tranquilamente a marca de 15km/l dentro dos limites estabelecidos por lei, mas se o entusiasmo do motorista prevalecer, o consumo fica até abaixo de 10km/l. Carro equipado com motor turbo de baixa cilindrada consome e emite pouco. Por isso, estão cada vez mais na ordem do dia em tempos de ar limpo e combustível caro.

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


CONFORTO O vermelho das fitas do cinto de segurança foi substituído pelo preto sóbrio, e as pinças de freio estão pintadas na cor vermelha, enfatizando a esportividade. Os bancos são esportivos e abraçam bem o motorista, mas carro esportivo não tem rodar macio nem confortável, ainda mais no piso nacional, com muitas imperfeições e ondulações. A suspensão enrijecida e os pneus de perfil baixo são imprescindíveis para manter o carro sempre colocado no chão. Assim, as imperfeições são transferidas com mais intensidade para o habitáculo e é preciso ter cuidado para não tocar a parte inferior do carro no piso irregular.

O Punto tem boa habitabilidade, mas o porta-malas é pequeno, exigindo paciência e criatividade na arrumação da bagagem de viagem. A visibilidade traseira não é das melhores devido à largura da coluna C.

Uma das novidades é o sinalizador de frenagem de emergência denominado ESS, que consiste no acionamento intermitente das luzes indicadoras de direção ao frear o veículo bruscamente. É um alerta aos motoristas da uma situação de emergência. Ele é acionado na desaceleração maior que 7m/s², velocidade igual ou maior que 50 km/h e pisca-alerta desligado. A função permanece ativa até que a desaceleração atinja 2,5 m/s². O Punto não está equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade, o que exige atenção especial por aqueles que não têm domínio total sobre a máquina.


 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


AVALIAÇÃO TÉCNICA

Acabamento da carroceria
As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. O adesivo superior de acabamento da porta traseira direita está com bolhas. O acabamento da pintura é satisfatório. A tampa traseira está desnivelada no lado direito e o capô, descentralizado. A montagem dos recobrimentos plásticos que envolvem a curvatura dos para-lamas e soleiras está benfeita. Os faróis, lanternas, para-choques, retrovisores, pestanas dos vidros, faixas adesivas nas laterais da porta, spoiler têm boa montagem. REGULAR

Vão do motor

O motor 1.4 turbo importado preenche bem o pequeno vão e o acesso à manutenção é limitado a alguns componentes. O layout está racional, tem aspecto organizado e os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. O resultado da insonorização do vão em relação ao habitáculo é boa. REGULAR

Altura do solo

Tem chapa em aço sob o conjunto motopropulsor. A altura do solo homologada para esta versão T-Jet está coerente pelo efeito estético estático e pelo ótimo comportamento dinâmico. Ocorreram poucas interferências com o solo no uso urbano. POSITIVO

Fiat Punto T-Jet: Luz de ré ao centro e de Led nas lanternas, saídas falsas de ar nas laterais e borracha no meio do para-choque são novidades (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Fiat Punto T-Jet: Luz de ré ao centro e de Led nas lanternas, saídas falsas de ar nas laterais e borracha no meio do para-choque são novidades


Climatização

O climatizador é automático. A vazão de ar e a angulação das aletas dos difusores do painel são boas. É aceitável o tempo para climatizar o habitáculo com sensação de conforto após meia hora trancado ao sol, apesar de o tipo de recobrimento do teto solar e vidro superior do teto ser perfurado, onde a incidência solar é evidente nas cabeças, além de excesso de claridade. A rumorosidade de funcionamento do conjunto e da vazão de ar é razoável. Não tem regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro nem difusor de ar específico para os passageiros de trás. Está bem vedado. REGULAR

Freios

O pedal de freio tem boa relação e sensibilidade. Com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e sistema ABS bem calibrado, apresentaram bom e seguro comportamento dinâmico. Não ocorreu superaquecimento e o freio de estacionamento atuou normalmente. POSITIVO

Câmbio

A alavanca de marchas tem altura esportiva, uma pega razoável mesmo com o inibidor de ré, mas o curso é longo e poderia ser mais curto nesta versão, favorecendo nas trocas rápidas e reduções. A qualidade de engate é razoável numa utilização normal, mas falta precisão e maciez nas trocas rápidas ascendentes e descendentes, numa condução bem esportiva. As relações de marchas/diferencial atendem bem a dinâmica. REGULAR

Fiat Punto T-Jet: Pinça vermelha e pneu de perfil baixo (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Fiat Punto T-Jet: Pinça vermelha e pneu de perfil baixo


Motor

A potência e torque gerados e a curva para sua cilindrada são ótimos. A aceleração é brilhante, rápida e com ótima progressividade do turbo. As retomadas de velocidade são notáveis e aceitáveis em baixa rotação em 3ª, 4ª e 5ª marchas. O ganho em dirigibilidade em baixa rotação, retomadas e aceleração no modo dinâmico é significativo. A rumorosidade de funcionamento é baixa. São três as opções de programação eletrônica na curva do pedal do acelerador: autonomia, normal e dinâmica. POSITIVO

Vedação

Boa contra poeira e água. POSITIVO

Clique aqui e veja mais fotos do Punto T-Jet

Nível interno de ruídos
Apresentou vários pequenos ruídos no habitáculo sobre paralelepípedo e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO

Suspensão

A estabilidade é brilhante, aliada a um conforto de marcha bem satisfatório para esta versão realmente esportiva com motor potenciado. Em frenagens fortes na entrada de curvas, o afundamento do eixo dianteiro é contido favorecendo a retomada da aceleração com manutenção da trajetória imposta em curvas de raios variados. Mesmo com pneus de perfil baixo (bastante vulneráveis a buracos e de alto custo de reposição), o conforto satisfaz bem, além do ganho no handling. No limite da aderência lateral em curvas de raio curto e médio, onde a inclinação da carroceria é um pouco evidente, tem também ótima precisão ajudado pela alta tração do eixo motriz dianteiro e reações da direção. POSITIVO

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


Direção

Não é do tipo direta, mas tem uma boa relação e sensibilidade. As cargas do sistema assistido poderiam ter calibração diferenciada favorecendo o conforto e maciez para o uso urbano e em manobras apertadas. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre o piso irregular. O diâmetro de giro é grande (11,8 metros), o que dificulta as manobras, e a velocidade do efeito-retorno satisfaz. Em aceleração total em arrancada, mantém boa estabilidade direcional. REGULAR

Iluminação

Tem sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro, com parábola simples e lâmpadas halógenas, apresentou eficiência normal no baixo/alto. Tem auxílio de faróis de neblina, mas não há regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Existe luz de cortesia no porta-luvas, para-sóis e porta-malas. O quadro de instrumentos, console central e interruptores nos painéis de porta têm fácil identificação noturna. No teto há uma lanterna com duplo spot fixo junto ao retrovisor com resultado discreto em iluminação. REGULAR

Limpador do para-brisa

Tem sensor de chuva. Ao esguichar seis jatos de água no para-brisa, que tem boa vazão e abertura, palhetas de qualidade varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro o sistema também é eficiente. É fácil a identificação e manuseio do reservatório d’água instalado no vão motor. POSITIVO

Estepe/ macaco

O estepe que tem a roda e pneu iguais aos de uso está instalado dentro do porta-malas, o que é muito prático e seguro no caso de uma possível troca do pneu/roda em rodovias. No kit de troca existe porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal. POSITIVO

Alarme

A chave de ignição do tipo canivete contém as teclas de travar e destravar as portas e é codificada com imobilizador do motor. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. O veículo testado estava equipado com proteção volumétrica dentro do habitáculo contra a invasão pela quebra dos vidros e a perimétrica das partes móveis contra abertura forçada das portas, capô e tampa traseira. POSITIVO

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 280 litros e o encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada foi de 256 litros.




Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.wordpress.com

Palavra de especialista
Diversão garantida
DANIEL RIBEIRO FILHO
ENGENHEIRO

É realmente um hatch esportivo e com a vantagem de ser fabricado no Brasil. Não tem concorrentes diretos no país e satisfaz plenamente pelo conjunto mecânico para um automóvel esporte com motor de baixa cilindrada. É muito agradável de dirigir (deve-se selecionar no modo dinâmico). Não tem controle eletrônico de tração e estabilidade, o que proporciona mais prazer para quem tem experiência e bom senso numa condução bem esportiva, sendo perigoso para amadores, mesmo contando com até seis airbags. É agradável o ruído (ronco) de funcionamento do motor, conjugado com filtro de ar e som da descarga, faltando apenas as ponteiras paralelas do silencioso serem chanfradas. As pinças de freio, agora pintadas de vermelho, dão o tempero certo no visual das rodas de 17 polegadas. O quadro de instrumentos com fundo branco seria o ideal para facilitar a leitura durante o dia, que é ruim, e melhorar o estilo. O tecido central dos bancos e botões decorativos destoam do bom gosto do conjunto do habitáculo. A qualidade do áudio é boa, e merecia ter cintos de segurança na cor vermelha, uma característica da Fiat, desde um Uno 1.5R, por ser um esportivo e não um Sporting.


Fiat Punto T-Jet: Painel bicolor é todo novo e uma das principais alterações de estilo do Punto (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Fiat Punto T-Jet: Painel bicolor é todo novo e uma das principais alterações de estilo do Punto


DE OLHO NOS EQUIPAMENTOS

Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, 16 válvulas, a gasolina, que desenvolve potência de 152cv a 5.500rpm e torque máximo de 21,1kgfm de 2.250rpm a 4.500rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica

Suspensões/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson, com braços oscilantes fixados ao subchassi, com barra estabilizadora; traseira, semi-independente, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora/6,5 x 17 polegadas (liga leve) / 205/50 R17

Freios
Discos dianteiros ventilados e traseiros sólidos, com ABS

Peso
1.263 quilos

Capacidades (litros)
Tanque, 60; porta-malas,
280 (**)/256(***)

Dimensões (A x B x C xD x E) (m) (*)
4,03 x 1,68 x 1,50 x 2,51 x 1,90

Desempenho
Velocidade máxima (km/h) (**) 203; aceleração até 100 km/h (s) (**) 8,4

Consumo (km/l) (**) cidade 12,3;
estrada 16,4

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; E: medida de conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco traseiro)
(**) Dados do fabricante
(***) Medição caderno Vrum

Fiat Punto T-Jet: Quadro de instrumentos tem fundo preto (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Fiat Punto T-Jet: Quadro de instrumentos tem fundo preto


Equipamentos

SÉRIE
Aparência – Faróis com máscara negra, spoiler bicolor na tampa traseira, pedaleira de alumínio, rodas de liga leve, vidros verdes.

Conforto/conveniência – Alerta de velocidade e manutenção programada; ar-condicionado e para-brisa degradê; banco do motorista com regulagem de altura; Blue&Me (sistema baseado no Windows Mobile, operado por comandos de voz, com entrada USB e viva-voz bluetooth. Inclui volante de couro com comandos do rádio e telefone – 8 botões + EcoDrive); comandos internos de abertura do porta-malas e do tanque de combustível; computador de bordo; controle automático de velocidade; direção hidráulica, retrovisores externos elétricos; temporizador de faróis com chave desligada (Follow me home); limpador e lavador do vidro traseiro com acionamento automático a ré; My Car Fiat; controlador de velocidade (piloto automático); rádio CD/MP3 integrado ao painel com entrada USB e conexão iPod; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; travas elétricas nas portas + travamento automático das portas a 20km/h; vidros elétricos dianteiros e traseiros com sistema one touch e antiesmagamento, volante com em altura e distância.

Segurança – Terceira luz de freio; faróis de neblina; Fiat Code (imobilizador eletrônico de motor); airbag duplo; freios ABS; sinalização de frenagem de emergência; freios a disco nas quatro rodas; kit parafusos antifurto (um por roda).

Opcionais
Alarme antifurto, ar-condicionado automático digital, Blue&Me NAV, side bags dianteiros, windows bags, antiwhiplash para os apoios de cabeça dianteiros e teto solar elétrico Skydome.

Notas (0 a 10)

  • Desempenho 9
  • Espaço interno 7
  • Porta-malas 6
  • Suspensão/direção 8
  • Conforto/ergonomia 7
  • Itens de série/opcionais 9
  • Segurança 9
  • Estilo 8
  • Consumo 8
  • Tecnologia 8
  • Acabamento 7
  • Custo/benefício 9


Quanto custa
O Punto T-Jet tem preço sugerido de R$ 55.740, e com todos os opcionais, R$ 65.600.

Saída dupla de escapamento esportivo. Clique e veja mais fotos! (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Saída dupla de escapamento esportivo. Clique e veja mais fotos!

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Esta matéria tem: (37) comentários

Autor: vlademir dos santos
eu gostaria de saber qual a diferença da direçao eletrica e hidraulica.sou fa deste programa. | Denuncie |

Autor: Wedson
Esse motor 1.4 turbo importado é pouco para o Punto e menos ainda para o Bravo, âmbos merecem o motor 1.6 16V Flex com turbo e câmbio DSG de dupla embreagem para desbancar todos os outros esportivos a venda por menos de R$ 100 mi. Dá-lhes FIAT!!! | Denuncie |

Autor: Wedson
O punto T-jet é um carrão, faz curvas como se estivesse sob trilhos, anda muito e tem consumo compatível com o desempenho, mas a FIAT poderia equipá-lo c/ o 1.6 16V Flex turbo e câmbio DSG dupla embreagem p/ virar um canhão de 180 cv e 25 kgfm de troque e ficar PERFEITO!!! | Denuncie |

Autor: Cadu cadu cadu Cadu
FIAT, tristeza!!!! Tenho um carro 2.2 q faz 10km/l na cidade!!! Acabamento premium!! Pergunta se eh algum destes nacionias empurrados para nos consumidores!!! | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
CAro andré os únicos caixotes na rua hoje em dia são da FIAT: chama-se UNO = caixa com 4 rodas e puxada a motor a vapor! | Denuncie |

Autor: André Amorim
O camarada vem cheio de teorias e tem vergonha de falar o modelo de carro que possui. Deve ter receio que tal modelo seja criticado ou deve ter vergonha do carro. Se for econômico e parecer um caixote, não vale. | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
A tenologia existe. E carro com motor maior é mais econômico que motor menor devido ao melhor aproveitamento das forças geradas por ele que nos notores menores são insignifantes além se serem tecnologicamente atrasados. | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Você sabia que no último ano do UNO fabricado na Europa o brinquedinho fazia 21km/l???? PEsquise utilizando o tradutor do google para italiano. Porque o mesmo UNO aki mal atinge os 15km/l. | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
A FIAT possui 4 modelos que curiosamente tiveram notas dignificamente bais baixas que o mesmo modelo vendido na EUROPA. E as outras montadoras brasileiras não ficam atrás. | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
A tecnologia Hibrida por exempo, ela existe desde 1999 e as montadoras fazem o que podem para continuar ganhando a qualquer custo sem investir nada e escondendo que a tecnologia já existe. O carro pode ser econômico. | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Os carros além de baixa qualidade, que é um fato, ainda tem baixa tecnologia o que acarreta em alto consumo. Como ja informei, não é Ford, mas a FORD tem o FUSION hibrido que com motor 2.5 e toda parafernália ligada faz 12km/l na cidade. Sem impostos = 55.000 | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Se eu falar a marca, vocês irão fazer falso juizo de modelo. Mas a regra é clara. O carro não é montado no brasil e muito menos é FIAT, nem VW, nem GM ou FORD. Isso se chama qualidade. Os veículos de 1.0 a 1.8 brasileiros são alvos em reportagens aqui mesno no VRUM por serem beberrões. | Denuncie |

Autor: André Amorim
1º de abril está longe! kkkkkk! | Denuncie |

Autor: wagner cunha
Carro 2.0 automatico que faz 14.4 Km/l ? O milagre santo !!!!! | Denuncie |

Autor: Marcelo Lima
Prezado Marcio Correa, confesso que fiquei muito curioso, por favor esclareça que carro milagroso é esse...Obrigado ! | Denuncie |

Autor: Marcio Correa Filho
Não vou discutir nem falar marca. Apenas informar que meu carro QUE NÂO È FIAT com motor 2.0, sedã, pesando 20 mais, automático (e não atomatizado >>gambiarra<, que é uma grande diferença) tem 25/100 a mais de torque 30/100 a mais de CV e faz uma média de 14.4 km/l REAL na cidade. Que estranho né?? | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Pra ela nao concorrer com a sua Hudson! Você ta precisando muito mais! | Denuncie |

Autor: André Amorim
Eu sempre gostei do Punto e tenho um HLX 2007/2008, o qual estou na dúvida se vendo ou fico com ele. Também tenho um Bravo 2013 e é outro tipo de carro comparado ao antigo. Porém, esse Punto 2013 top de linha (TJET) ficou muito show mesmo. Só o Bravo TJET para desbancá-lo. | Denuncie |

Autor: Hudson
campos campos....Depois do expediente da faxina na oficina central la na Fiat, vc vem aqui pra descolar mais um troco dela....Que coisa feia Campos....Pq vc não põe sua mulher pra vender quebra queixo na portaria? Vai faturar mais..... | Denuncie |

Autor: Mario Silva
Carro de 65k, turbo e cheio de firulas. Mas o cinto central traseiro continua abdominal. Deve ser pra facilitar o voo do 5º ocupante pelo teto solar em caso de colisão. E a avaliação técnica não contemplou a segurança porque? É... segurança no Brasil está no 8º plano. Pelo menos a gente é PENTA!!! | Denuncie |

Autor: Antonio Ferreira
Gosto muito do meu Punto 2012 a única coisa que não gosto é daquela tampa do porta malas.Aquela engenhoca quando sai do lugar ée tão ruim de coloca-la no lugar certo de novo. | Denuncie |

Autor: Antonio Ferreira
No Punto 2013 não me agradaa o painel e as partes externas de plastico sem pintura igua a lataria.Realmente ficou parecendo com o Novo Pálio.Nesse ponto a FIAT errou feio.Não sei se na troca compro outro. | Denuncie |

Autor: Antonio Ferreira
O punto 2012 é muito mais bonito que o novo modelo 2013.Comprei um já sabendo lançamento e das modificações do modelo 2013. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Continua sendo FIAT... ou seja, acabamento melhor que VW e mais tecnologia que VW. hehe | Denuncie |

Autor: Campos Campos
O Punto atual é bem diferente do anterior... o acabamento interno do painel agora é emborrachado. Nao é aquele plastico duro do anterior. Isso nao deixa ele longe assim do Bravo. | Denuncie |

Autor: fabiano alves
Continua sendo um fiat... afff | Denuncie |

Autor: Jomário Borges
Boa matéria, como todo carro existem pontos negativos. Agora esses alegados pelo nobre jornalista parece pegadinha. | Denuncie |

Autor: Marcelo Lima
Vou apresentar minha opinião sem intenção de gerar polêmica, já tive um punto sporting, quando fui trocar conheci o Bravo, hoje tenho um Tjet. Sinceramente, por uma diferença pequena, você tem um outro nível de carro, estou muito satisfeito vale a pena o sacrifício... fui surpreendido positivamente. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
As saidas do escape poderiam ser maiores... igual a do Palio Sporting. Essas dele sao muito pequenas... desproporcional ao tamanho do carro. | Denuncie |

Autor: Campos Campos
Ainda bem que nao possui fundo branco nos quadros de instrumentos! Isso é coisa de Astrossauro! Falar que o freio é apenas "BOM" é brincadeira... é EXCELENTE! | Denuncie |

Autor: Campos Campos
O Gol G5 tem seu torque maximo a 2500rpm! Esse tem a 2250rpm! raramente vc roda abaixo de 2000rpm. Ou seja, voce vai andar nele com torque maximo o tempo todo. | Denuncie |

Autor: Fábio Leal
Ah, mais uma coisa: Isso ai é mesmo um Punto? Parece muuuuuuuito com o novo Pálio. | Denuncie |

Autor: Fábio Leal
Fábio Almeida, exigir torque abaixo de 2000RPM não é querer demais não. A própria FIAT tem o etorq 1.8 16v que disponibiliza 80% do torque máximo a 1500RPM e 93% aos 2500RPM. Tá certo que é um carro Turbo, mas dessa forma um motor aspirado bem trabalhado teria melhor rendimento e durabilidade. | Denuncie |

Autor: André Lustosa
O Punto se comparado a um Veloster tem um preço justo levando em conta que o desempenho do Punto TJet humilha um Veloster. | Denuncie |

Autor: alvaro mello
lindo, mas caro | Denuncie |

Autor: Fábio Almeida
Exigir porta malas grande de um punto é demais, né? ele é um carro hatch e não um sedã e outra exigir torque de qualquer motor ABAIXO de 2.000 rpm é demais também, né? Acho que para o que o carro propõe, é uma boa escolha de compra. | Denuncie |

Autor: Jose Junior
Bakana o carrinho, mas eu não compraria. Gosto mais de sedans ou então um SUV. Abraço a todos. | Denuncie |

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