• (4) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Briga em família »

Citroën C3 Exclusive 1.6 x Citroën C3 Tendance 1.5 - Irmãos na arena

Impressiona o conforto da suspensão na versão Tendance, enquanto a Exclusive é mais dura pelos pneus de perfil mais baixo. O desempenho da 1.6 é superior, mas o consumo...


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 07/11/2012 11:24 Atualização: 07/11/2012 11:51

O novo compacto da marca francesa se destaca pelo desenho criativo e bonito da 
carroceria e acerto da suspensão, que consegue conciliar conforto e estabilidade (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
O novo compacto da marca francesa se destaca pelo desenho criativo e bonito da carroceria e acerto da suspensão, que consegue conciliar conforto e estabilidade


O novo Citroën C3 é o produto mais significativo que a marca já lançou no mercado nacional. O desenho da carroceria agradou tanto que servirá de inspiração para a reestilização do modelo europeu. Confrontamos a segunda versão – a de entrada é a Origine – com a topo de linha Exclusive. A primeira diferença é a motorização.

» Espaço interno
É bom para modelos compactos. No banco traseiro, acomodam-se melhor dois adultos e uma criança. O para-brisa alongado tira um pouco o espaço para cabeças atrás.
Tendance    8    Exclusive    8

Clique aqui e veja fotos dos dois carros!

» Porta-malas
Coerente com o tamanho do carro e até um pouco maior do que o de alguns modelos do segmento. Para levar bagagem de viagem de quatro adultos é preciso arrumar para não deixar ninguém insatisfeito.
Tendance    8    Exclusive    8

As lanternas em forma de bumerangue invertido e cromado na base da tampa do porta-malas nas duas versões (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
As lanternas em forma de bumerangue invertido e cromado na base da tampa do porta-malas nas duas versões


» Câmbio
O trambulador do grupo PSA (Peugeot/Citroën) é barulhento e o curso da alavanca, longo. Porém, os engates são precisos. As relações de marchas estão bem escalonadas.
Tendance    7    Exclusive    7

» Suspensão/direção

A diferença de uma suspensão para outra são os pneus de perfil mais baixo na versão Exclusive. O diâmetro do conjunto roda/pneu é o mesmo, mas a versão Tendance usa pneus 195/60 R15 enquanto os da Exclusive são 195/55 R16. A diferença é de 1 centímetro a mais de borracha para a Tendance. Para quem acha que 1cm é pouco, basta dirigir os dois modelos sobre superfícies irregulares para constatar a diferença. A suspensão da versão Tendance é macia sobre qualquer piso, enquanto a da Exclusive transfere um pouco. A estabilidade é ótima nos dois modelos. Não é exagero afirmar que é o melhor Citroën já lançado no país.
Tendance    10    Exclusive    8


Painel do Citroën C3 Tendance 1.5  (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Painel do Citroën C3 Tendance 1.5


» Motor/desempenho
Com comando variável de válvulas, maior cilindrada e com valores superiores de potência e de torque, a versão Exclusive tem desempenho quase esportivo. A diferença é de 29cv e de 2,2kgfm a mais no motor 1.6, com etanol, e sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho. Entretanto, o desempenho do motor 1.5 surpreende e dá conta do recado em todas as situações.
Tendance    8    Exclusive    10

» Estilo
O excesso de cromados na Exclusive não agrada a todos. A Tendance é mais sóbria e elegante. As linhas do novo C3 são muito harmônicas e equilibradas e o modelo nacional vai inspirar a reestilização do francês.
Tendance    9    Exclusive    8

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


» Ergonomia

É a mesma nas duas versões.
Tendance    7    Exclusive    7

» Conforto/tecnologia
A versão mais cara tem mais itens de conforto – ar-condicionado digital de série e detector de obstáculo traseiro na lista de opcionais – e de tecnologia, como o sistema de partida a frio sem tanquinho. Porém, paga-se bem mais por isso.
Tendance    8    Exclusive    9

» Consumo
Neste quesito o motor 1.5 dá de goleada. trata-se de um dos poucos flex que consome pouco etanol. A média chega 8km/l na cidade contra apenas 5km/l do motor 1.6. Na estrada a diferença é grande com cerca de 13km/l contra 10km/l do 1.6. A Citroën atribui o baixo consumo à taxa de compressão elevada.
Tendance    9    Exclusive    6

Clique aqui e veja fotos dos dois carros!

» Acabamento/montagem
Benfeito e de boa qualidade nas duas versões. O material do painel poderia ser em plástico emborrachado em vez de duro, mas a aparência é boa. A forração da versão Exclusive é em couro (opcional) e a Tendance, em tecido.
Tendance    8    Exclusive    8

Clique e veja as análises ergonômicas (Arte EM)
Clique e veja as análises ergonômicas


» Segurança
A vantagem da versão mais cara são os airbags laterais e alarme na lista de opcionais, além dos sensores crepuscular e de chuva de série e o controlador automático de velocidade.
Tendance    8    Exclusive    9

» Custo-benefício
No fim das contas, a versão Tendance tem melhor relação do que a Exclusive. A diferença do preço sugerido é de R$ 6 mil, o que explica o número de itens de conforto e conveniência a mais da Exclusive.
Tendance    9    Exclusive    8

» RESULTADO
Tendance    99    Exclusive    96


Rodas do C3 Tendance 1.5  (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Rodas do C3 Tendance 1.5


FICHA TÉCNICA

 

» MOTOR

C3 1.5
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.449cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 89cv (gasolina) e de 93cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 13,5kgfm (gasolina) e de 14,2kgfm (etanol) a 4.000rpm

C3 1.6

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.587cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 115cv (gasolina) a 6.000rpm e de 122cv (etanol) a 5.800rpm e torques máximos de 15,5kgfm (gasolina) e de 16,4kgfm (etanol) a 4.000rpm

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

» DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

» FREIOS
Com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS e repartidor eletrônico de frenagem (REF)

» SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, com travessa deformável e barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas, de liga leve / 195/60 R15 (1.5) e 6 x 15 polegadas, de liga leve / 195/55 R16 (1.6)

» CAPACIDADES
Do tanque, 55 litros; de carga (bagagens e passageiros), 411 quilos (1.5) e 406 quilos (1.6); porta-malas (**), 289 litros

» PESO (quilos) 1.110 (1.5)    1.139 (1.6)


» Dimensões
(A x B x C x D x E) (m) (*) 3,94 x 1,70 x 1,52 x2,46 x 1,86       

(*)
A: comprimento, B: largura, C: altura, D: entre-eixos e
E: medida de conforto (distância entre o pedal de freio e
o encosto do banco traseiro)
(**) Medição do caderno Vrum
(g) gasolina e (e) etanol

Obs: O fabricante não disponibiliza dados de consumo e de desempenho


 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

 

 

» EQUIPAMENTOS Tendance

DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Ar-condicionado, direção com assistência elétrica variável, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, computador de bordo, indicador de temperatura externa, limpadores do vidro traseiro com desembaçador, porta-luvas com refrigeração, rádio CD Player/MP3/USB/entrada auxiliar/Bluetooth/comando satélite na coluna de direção, retrovisores com regulagem elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com um toque e antiesmagamento, vidros traseiros elétricos, volante com regulagem de altura e distância.

Aparência – Para-brisa Zenith com ocultador manual, rodas em liga leve de 15 polegadas diamantadas, maçanetas, retrovisores e para-choques na cor da carroceria.

» OPCIONAIS
Rádio navegador MyWay GPS com tela de sete polegadas. 


Rodas do Citroën C3 Exclusive 1.6  (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Rodas do Citroën C3 Exclusive 1.6


» EQUIPAMENTOS Exclusive

DE SÉRIE

Conforto/conveniência – Sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com apoio de braço, limitador e regulador de velocidade, 

Aparência – Volante com aplique plástico imitando alumínio, maçanetas cromadas, pedais com acabamento em alumínio, ponteira do escapamento cromada, retrovisores com capa cromada, rodas em liga leve aro 16 com inserto cromado e volante em couro.

» OPCIONAIS

Airbags laterais dianteiros, alarme com proteção volumétrica e perimétrica, detector de obstáculo traseiro, bancos revstido em couro e rádio navegador MyWay GPS com tela de sete polegadas. 

Interior do Citroën C3 Exclusive 1.6  (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Interior do Citroën C3 Exclusive 1.6


» SEGURANÇA
Airbag duplo frontal, freios ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF), terceira luz de freio, faróis de neblina, chave com dispositivo antifurto transponder, lanternas diurnas de LED, protetor de cárter, travamento automático das portas com o veículo em movimento, travas das portas e porta-malas com comando à distância na chave e travas de segurança manuais das portas traseiras para crianças.

» QUANTO CUSTAM
O novo Citroën C3 1.5 na versão Tendance tem preços sugeridos que vão de R$ 43.990 a R$ 47.880 (com os opcionais). E a Exclusive de R$ 49.990 a R$ 55.090.

Clique aqui e veja fotos dos dois carros!


A versão Exclusive tem retrovisores cromados enquanto os da Tendance são na cor da carroceria (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
A versão Exclusive tem retrovisores cromados enquanto os da Tendance são na cor da carroceria

 

Tags:

Esta matéria tem: (4) comentários

Autor: Luiz Antonio Candido
Comprei um C3 exclusive automático, estou apaixonado pelo carinho, bom de tudo, só um pequeno problema tem a suspensão dura, mais baixei um pouco a calibragem dos pneus e praticamente resolvi o problema. | Denuncie |

Autor: ITAMAR ARANTES
ESTIVE HOGE EM UMA CONSECIONARIA CITROEM PARA TROCAR MEU COROLA POR UM C3 MODELO NOVO MAS ANTES GOSTARIA DE SABER A AUTONOMIA DESTE CARRO SOMENTE NA CIDADE POIS IREI ANDAR SO NA CIDADE( MOD.1.5) | Denuncie |

Autor: marcelo ferreira
Olhem o painel .. pagar 50000,00 num carro com esse interior, nem um radio integrado há ... temos opções melhores entre nacionais e importados nesse valor .. desse jeito a Citroen não emplaca esse carrinhos, que apesar disso são bons ... | Denuncie |

Autor: Leonardo Guimarães
Já tive um C3 Exclusive e achava super confortável, mas dá problema demais. Parece que não foi "tropicalizado". As peças são caríssimas, seguro muito caro, sem contar que as duas concessionárias de BH são péssimas. Nunca tinham peças no estoque e as oficinas viviam lotadas. Mal sinal. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque