Voyage 1.6 Trend - Mudança radical Volkswagen Voyage tem bom desempenho, proporcionado pelo motor 1.6 flex transversal, e suspensão que garante segurança em curvas. Falta apoio de cabeça central traseiro

Enio Greco - Estado de Minas

Publicação: 08/11/2008 11:19 Atualização:

Com formas robustas e linha de cintura alta, modelo tem no estilo um de seus principais atrativos (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 23/10/08)
Com formas robustas e linha de cintura alta, modelo tem no estilo um de seus principais atrativos
Você se lembra do VW Voyage, produzido de 1981 a 1995? Pois é, ele está de volta. Mas, do antigo modelo, só preserva o nome. O sedã compacto chega com visual moderno, mas sem ousadia, com a mesma frente da nova geração do Gol e traseira equilibrada. Usa a plataforma do Polo, um dos projetos mais bem-sucedidos da marca alemã. Mas tem bancos desconfortáveis, visibilidade traseira ruim e falta terceiro apoio de cabeça atrás.



Desenho
O estilo do novo Voyage não lembra em nada a última geração do modelo, que deixou de ser produzido em 1995. O sedã tem a mesma frente do Gol, porém com faróis de dupla parábola. O conjunto é equilibrado, com linha de cintura elevada, vincos e frisos nas laterais e traseira mais alta. Na tampa do porta-malas, uma saliência imita um aerofólio. As lanternas traseiras recortadas lembram as do Gol. Trata-se de um projeto mais moderno porém, faltou um pouco de ousadia.

Veja como foi o videochat sobre o novo Voyage!
Veja fotos do Voyage!

Espaço
Com o recurso do motor transversal, abolindo de vez o longitudinal, a Volkswagen conseguiu encontrar melhor solução de espaço interno para o Voyage, assim como no Gol. No banco traseiro, o espaço é ideal para duas pessoas, mesmo porque falta o apoio de cabeça central e o cinto de segurança do meio é abdominal. O banco do motorista tem regulagem de altura, mas, como os outros, não é confortável. O volante tem ajuste de altura e distância, mas o aro é fino.

Ergonomia
Os comandos dos vidros dianteiros nos painéis das portas estão bem localizados, mas os dos traseiros continuam no centro do painel, que não é a melhor posição. O estepe ficou afastado da boca do porta-malas, exigindo que se faça um certo contorcionismo para alcançá-lo. É que o pneu reserva está na mesma posição adotada no Gol, que é um hatch, porém com alguns centímetros de lata a mais na carroceria, por causa do porta-malas, que é maior no sedã. A traseira alta e as colunas C mais largas comprometem a visibilidade traseira.

Acabamento
Por dentro, o Voyage tem bancos com revestimento em tecido de boa qualidade e plástico duro no painel, que conta com instrumentos de fundo preto e saídas de ar redondas. Há um visor digital com computador de bordo, que informa, entre outras coisas, consumo de combustível e velocidade média. O pacote de itens de série da versão Trend não é dos melhores e perde em conteúdo para alguns concorrentes.



Voyage X Concorrentes
Modelo Preço (R$)
Volkswagen Voyage 1.6 35.180
Volkswagen Voyage 1.6 Trend - carro testado 37.600
Chevrolet Corsa Maxx 1.4 35.647
Fiat Siena ELX 1.4 38.310
Ford Fiesta Sedan 1.6 38.320
Peugeot 207 Passion 1.6 46.500
Renault Clio Sedan 1.6 43.490

Desempenho
O novo motor transversal tem bom torque, que proporciona respostas rápidas, com arrancadas e retomadas de velocidade seguras. A transmissão também contribui, com marchas bem escalonadas e câmbio com trocas macias e precisas. As suspensões garantem boa estabilidade ao sedã, que faz curvas como um hatch, mas transferem um pouco as imperfeições do solo. A direção, com assistência hidráulica, foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, facilitando nas manobras e conferindo segurança em velocidades mais elevadas. O sistema de freios, com ABS opcional, atuou de forma eficiente.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais e a ficha técnica do Voyage 1.6 Trend no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Anderson Almeida
Tenho duvida sobre meu voyage.eu devo virar a chave do contato direto ou devo virar parcialmente ate acender as luzes do painel e esperar apagar algumas luzes e depois ligar o carro. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais


ofertas em destaque