Ford Focus Sedan Ghia 2.0 Automático - Evolução da qualidade Terceira geração do médio chega ao Brasil pouco tempo depois de ter sido lançada na Europa. Modelo é vendido em configuração única de equipamentos na versão topo

Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 08/10/2008 20:30 Atualização:

 (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 16/9/2008)
Por motivos pouco convincentes, a Ford não soube vender a primeira geração do modelo no Brasil. O carro era apontado como o melhor no segmento dos médios, mas os apelos de marketing eram fracos e a produção na Argentina, insuficiente. A terceira geração chega com força total, pouco tempo depois de ser apresentada na Europa. O carro cresceu em largura e altura, o comprimento é um centímetro menor do que o sedã da primeira geração. A segunda geração, que não foi vendida no Brasil, e lançada em 2004 no mercado europeu, é praticamente a idêntica à terceira.



Estilo
É bastante parecido com os modelos da Volvo, principalmente a dianteira. A plataforma é a mesma do Volvo C30 e Mazda 3. A traseira é bastante comum e se assemelha à do Peugeot 307, sem graça. Mas o conjunto é equilibrado, embora passe despercebido nas ruas. Os faróis estão maiores e iluminam melhor. No interior, percebe-se a evolução, com uso de material plástico emborrachado, arremates e encaixes bem-feitos do painel central e das portas. No quadro de instrumentos, os mostradores são redondos, de fácil leitura e desenho tradicional.

Veja mais fotos do Ford Focus!

Direção
Volante de quatro raios tem boa pega e agrupa diversos comandos para facilitar a tarefa do motorista. Além das regulagens convencionais da coluna em altura e distância, a direção pode ser calibrada conforme o estilo de cada motorista: conforto, normal ou esportiva. Para tanto, basta procurar a função no computador de bordo. É simples. A direção é precisa, como em poucos automóveis, e transmite muita confiança ao motorista.

Suspensão
O DNA do Focus é a sofisticada suspensão traseira, que deixa o carro pregado no chão e não transfere as imperfeições do piso para dentro. Quando a maioria dos automóveis passa por piso com depressão, o sistema não consegue segurar tanto a distensão da mola, e os ocupantes do banco traseiro são impulsionados para cima. É quando os passageiros parecem saltar do banco. No Focus, esse fenômeno é mínimo. Além do conforto, a segurança está em patamar superior. Tem que andar para sentir.

Conforto
Na versão mais sofisticada, a Ghia, a forração do interior é em couro. Os bancos têm assentos largos, o que proporciona mais conforto, e não faltam mimos, como ar-condicionado automático digital com controle individual de temperatura, controle por voz para som, ar e celular e conexões para Bluettoth, USB e iPod, entre muitos outros. O nível interno de ruídos é baixo. O dilema do banco traseiro é a inclinação para dentro da coluna C, que incomoda bastante quando se tem três ocupantes. Quando há oscilação lateral, é inevitável o choque da cabeça contra a coluna.

Veja o preço do Focus e quem são seus adversários no vídeo abaixo


Preço dos concorrentes
Modelo Preço (R$)
Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 Flex 69.900
Honda Civic LXL 1.8 Flex 70.520
Toyota Corolla XEi 1.8 Flex 71.590
Chevrolet Vectra Elite 2.0 Flexpower 77.098
Renault Mégane Privilege 2.0 77.290
Citroën C4 Pallas Exclusive 2.0 77.760

Motor/Câmbio
O sistema flex fica para o ano que vem. O fabricante optou pelo lançamento quase simultâneo com a Europa a esperar pelo flex. O desempenho é bom pelo peso do carro. O motor 2.0 Duratec é muito bom e eficiente. A partida nessa versão dispensa a chave e é por comando no console. Basta a chave estar no interior. Mas o consumo de gasolina na versão com câmbio automático é proporcional à pressão exercida sobre o acelerador. Na cidade, registrou de 5 km/l a 6,3 km/l, e na estrada, de 7,5 km/l a 11 km/l. A transmissão de quatro velocidades limita o desempenho em algumas situações, mas interpreta a maneira de dirigir do motorista e evoluiu muito. Porém, falta a quinta marcha, que reduziria consumo e aumentaria o prazer ao volante.

O Focus está ainda melhor e é páreo duro para os concorrentes, com excelente qualidade de construção, interior silencioso e suspensão traseira sofisticada.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais, o preço e a ficha técnica do Focus Sedan Ghia no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais


ofertas em destaque