Fiat Strada Adventure Locker 1.8 - Na trilha da perua Assim como a Weekend, versão aventureira da picape ganha visual agressivo, suspensão elevada e diferencial blocante. Mas visibilidade traseira e consumo são ruins

Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 17/09/2008 16:49 Atualização:

 (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 4/9/2008)
Picapes derivadas de compactos são típicas do mercado brasileiro. Além de serem uma boa opção para carga leve no tumultuado trânsito urbano, esses veículos já conquistaram os consumidores jovens, que geralmente não precisam de espaço para a família, pois passeiam mais com a namorada ou amigos e usam a caçamba para levar moto, jet-ski ou equipamento esportivo. Prova disso é que a versão Adventure é responsável por 30% das vendas da Strada. De olho nesse sucesso, a Fiat resolveu deixar sua picape mais invocada.



Roupagem
A frente é a mesma da Palio Weekend Adventure Locker, com novos faróis de dupla parábola e máscara negra; grade com dupla barra cromada; e quebra-mato incorporado ao pára-choque, que embute os faróis de neblina e de longo alcance. De perfil, destacam-se as molduras plásticas que cobrem os pára-lamas, que, assim como os da perua, ganharam novos recortes; a barra de apoio para carga no teto; os novos retrovisores, que incorporam os repetidores de seta; os estribos (muito úteis para o acesso à caçamba); e as (bonitas) rodas de liga leve de 15 polegadas.

Veja fotos da linha Strada 2009!

Caçamba
Na traseira, o que mais chama a atenção esteticamente são as novas lanternas, que agora invadem a tampa. Mas a grande inovação é a própria tampa da caçamba, que ficou mais prática por dois motivos: ganhou fechadura (com puxador embutido no símbolo Fiat), que, com a capota marítima, permite esconder melhor a carga dos amigos do alheio; e pode ser removida, para o caso de se transportar objeto que exceda um pouco o comprimento da caçamba, como uma moto maior, por exemplo. Os protetores de caçamba e do vidro traseiro são itens de série.
Lanternas invadem tampa traseira e lateral
Lanternas invadem tampa traseira e lateral

Por dentro
O acabamento interno é o mesmo da perua. Os bancos podem ser revestidos em couro, de dois tons, e com o bordado Adventure na parte de cima do encosto; os instrumentos têm fundo branco e grafismos próprios; e painel central é pintado na cor cinza. A Fiat sabe que, no caso do público jovem, alguns "reloginhos" a mais no painel podem fazer a diferença. Por isso, na Strada também estão presentes a bússola e os clinômetros. A utilidade prática pode até ser questionada por quem não usa o veículo no fora-de-estrada, mas é divertido ver a inclinação do carro quando se freia, se arranca, ou se trafega por subidas e descidas; e saber se o nariz da picape está apontado para o Norte ou para o Sul. De qualquer forma, a Strada tem habilidades para pequenas aventuras: boa altura do solo, pneus de uso misto e o sistema Locker de bloqueio do diferencial, que, embora limitado (só até 20 km/h), ajuda a arrancar em rampas cascalhadas, pequenos atoleiros, superfícies escorregadias, entre outros.



Espaço
Um dos grandes trunfos da Strada é a cabine estendida (responsável por metade das vendas da picape), cujo espaço atrás dos bancos é bastante útil para bagagens e pequenos objetos. Na Versão Locker, o estepe pode ser fixado dentro da cabine, mas tira espaço. São pontos negativos a visibilidade traseira, que é prejudicada pelas duas barras transversais do protetor do vidro traseiro; e o teto solar (opcional), que não tem cortina e deixa o sol cozinhando o cérebro de motorista e passageiro.

Desempenho
O motor 1.8 flex, embora tenha bom fôlego, continua sendo um beberrão. O câmbio tem engates macios e precisos e relações de marchas bem adequadas. Com maior altura do solo, a Strada perdeu em estabilidade e exige certo cuidado, principalmente quando a caçamba está vazia e em curvas fechadas e de piso irregular. Por outro lado, os freios são bastante eficientes, garantindo paradas precisas.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, opcionais, preço e ficha técnica da Strada Locker no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Compartilhe

| Mais


ofertas em destaque