Golf GT 2.0 Flex - Para botar banca Golf GT marca presença e é gostoso de dirigir, com câmbio e direção bem ajustados. Mas faltam fôlego de esportivo e itens básicos de segurança no assento central traseiro

Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 13/09/2008 18:03 Atualização:

Faróis com máscara negra vieram do GTi (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 20/8/08)
Faróis com máscara negra vieram do GTi
Os fabricantes já perceberam que, para se dar bem no mercado brasileiro, o carro precisa ter dois ingredientes fundamentais: preço e visual. Ou seja, na maioria das vezes vale mais a pena investir numa embalagem bonita, mesmo que não corresponda exatamente ao que vai embrulhado. A mesma fórmula que funciona para as versões aventureiras (Palio Weekend Adventure, CrossFox, 206 SW Escapade, entre outros) vale também para os que vestem trajes esportivos (Stilo Sporting, Vectra GT etc.), e que acabam de ganhar um concorrente de peso: o Golf GT.



Visual
Com roupagem claramente inspirada na versão GTi, a GT tem muitos ingredientes para conquistar quem gosta de visual mais esportivo: faróis com máscara negra, rodas de liga de 16 polegadas, com superfície polida, parte interna pintada de cinza e desenho que deixa transparecer os discos e as pinças de freio; faróis de neblina embutidos no pára-choque; coluna B pintada de preto; defletor no teto na cor preta; soleira inferior pintada de preto; lanternas traseiras com lentes fumê; saída dupla e cromada do escapamento; e, claro, as inscrições GT na grade dianteira e na tampa traseira.

Veja mais fotos do Golf GT!
Na traseira, lanternas com lentes fumê e saídas de escape duplo
Na traseira, lanternas com lentes fumê e saídas de escape duplo

Por dentro
No habitáculo, o ambiente também respira esportividade. O revestimento dos bancos de formato esportivo mescla couro com tecido, ambos na tonalidade cinza. O painel mistura tons escuros com detalhes de metal, que também estão presentes na tampa do cinzeiro e nas travas das portas. O volante de três raios tem boa pega e, assim como o da versão GTi, tem a inscrição GT em metal em sua base. Completa o pacote a pedaleira em alumínio. Em termos de conforto, essa versão traz de série itens interessantes, como computador de bordo e ar-condicionado eletrônico (Climatronic). Como o Golf passou recentemente apenas por uma reestilização, o espaço interno continua o mesmo, ou seja, conforto apenas para quatro pessoas, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo túnel central, além - o que é mais grave - de não ter apoio de cabeça e nem cinto de três pontos. Capacidade do porta-malas é razoável.

Desempenho
O motor 2.0, que é quase todo produzido no México, passou por algumas mudanças (novos materiais nos pistãos, anéis, válvulas, assento e comando das válvulas, coletor de admissão e virabrequim) e foi adaptado para consumir também álcool, em qualquer proporção. Com isso, a taxa de compressão subiu de 10,3:1 para 11,5:1. Na prática, há diferença significativa de desempenho quando o carro está abastecido com álcool (120 cv de potência e 18,4 kgfm de torque), em relação à gasolina (116 cv e 17,7 kgfm). Mas nada que chegue a entusiasmar, ou que leve o motorista a pensar que está num verdadeiro esportivo.

Golf GT x Concorrentes


Prazer
Por outro lado, o casamento desse propulsor com um câmbio de relações de marchas bem acertadas e engates macios e precisos, aliado a um sistema de direção bem calibrado, proporciona uma dirigibilidade bem agradável. O motorista pode "curtir" o Golf. E sente que pode abusar nas curvas mais fechadas, pois o carro continua na mão, equilibrado. O encanto só é quebrado quando o veículo passa por pisos irregulares, pois a suspensão transfere bastante as imperfeições para o habitáculo, que se torna muito ruidoso. Detalhe interessante: o perfil dos pneus (205/55 R16) não é tão baixo, o que credencia o GT a encarar melhor as precárias condições de nossas estradas, com menos riscos para o conjunto pneu/roda.

Leia mais sobre o Golf GT 2.0 flex no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque