VW Gol Trend 1.0 Flex - Desempenho limitado Pacote Trend, disponível para a versão básica, acrescenta alguns itens interessantes no visual interno e externo, mas motor 1.0 é muito lento em retomadas de velocidade

Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 06/09/2008 16:02 Atualização:

 (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D. A Press - 4/8/08)
O lançamento do Gol era o mais esperado deste ano. Afinal, tratava-se da renovação do modelo mais vendido no mercado brasileiro. Mas, assim que foi revelado ao público, parece que as opiniões ficaram bem divididas quanto ao design. Uns acham que a frente do carro mistura linhas do Chevrolet Celta com as do VW Fox e que a traseira carece de personalidade. Inclusive, não tem os elementos circulares nas lanternas, característicos dos carros da marca. Outros já o vêem como um modelo de estilo bem equilibrado.



Linhas
Embora beleza seja uma questão subjetiva, um ponto parece pacífico: o design do novo Gol não é impactante, embora agrade de forma geral - as boas vendas do primeiro mês mostram isso. Por enquanto, o hatch só está disponível na carroceria de quatro portas. Quem quiser a opção duas portas deve esperar 2009 (mais para o fim do ano) ou comprar um da geração 4, que continua sendo comercializada como modelo de entrada. Um dos pontos negativos da nova carroceria é a visibilidade traseira, devido ao pequeno tamanho do vidro, embora os retrovisores externos sejam de dimensões bem razoáveis. Por outro lado, as portas traseiras têm um bom ângulo de abertura e facilitam a entrada dos passageiros.

Veja mais fotos do novo Gol

Pacote
Como a versão com motor 1.0 do novo Gol é bem desprovida de equipamentos de série, o "módulo" Trend (que aumenta R$ 1.015 no preço do veículo) ajuda a melhorar o visual, tanto externa como internamente: revestimento das portas em tecido; detalhes internos cromados; faróis duplos; aerofólio traseiro; rodas de aço de 14 polegadas, com calotas que imitam com perfeição rodas de liga leve; tecido dos bancos de toque agradável; cobertura lateral dos assentos dos bancos dianteiros; e frisos laterais na cor da carroceria.



Modelo Preço (R$)
Novo Gol 1.0 29.240
Renault Clio Campus 1.0 27.790
Fiat Palio Fire 1.0 28.400
Chevrolet Corsa Joy 1.0 30.920
Ford Fiesta 1.0 31.765

Por dentro
A primeira coisa que chama a atenção no habitáculo do novo Gol é o painel de instrumentos, bem mais decente do que o do modelo anterior. Além da estética, os números são bem mais visíveis. O modelo em teste estava equipado com pacote Trend, que inclui conta-giros (fundamental para que o motorista consiga melhorar o desempenho e a economia de combustível); e com o "módulo" volante multifuncional, que incorpora os comandos do rádio. O painel também é todo novo, mas mantém as saídas circulares do ar-condicionado. O acabamento melhorou de forma significativa. Ponto negativo: teclas dos vidros traseiros estão no painel central, num local mais confuso.
Tamanho reduzido do vidro traseiro prejudica a visibilidade
Tamanho reduzido do vidro traseiro prejudica a visibilidade

Espaço
O habitáculo não mudou muito em relação ao modelo anterior, pois continua apertado para três adultos no banco traseiro, embora o túnel central seja mais baixo. Até a capacidade do porta-malas se manteve em 285 litros. O pacote de segurança tem opcionais importantes, como freios ABS e airbags frontais, mas deixa de fora itens simples e eficientes, como apoio de cabeça e cinto de três pontos para quem senta no meio do banco traseiro.

O que você achou do Novo Gol? Clique aqui e comente!

Desempenho
O motor 1.0 exige uma certa paciência ao encarar uma ladeira com dois adultos e uma criança e ar-condicionado ligado, e muito cuidado ao realizar uma ultrapassagem mais apertada, pois as retomadas de velocidade são lentas. O propulsor tem um bom torque máximo, mas ele só está disponível em rotação mais alta. O câmbio tem engates precisos e macios, embora haja um buraco (queda de rotação) entre a segunda e a terceira marchas. A suspensão privilegia nitidamente a estabilidade, sacrificando o conforto.

Veja a avaliação técnica, os equipamentos, o preço e a ficha técnica do Gol 1.0 Trend no Veja Também, no canto superior direito desta página. Aproveite e leia o teste do Gol 1.6 Trend.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque