Chevrolet Corsa 1.4 X Fiat Palio 1.4 - Briga de compactos Desempenho melhor do que 1.0 e consumo menor do que 1.6 são os atrativos desses motores que fazem sucesso no mercado

Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 07/05/2008 14:43 Atualização:

 (Fotos do Palio: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press 23/3/07)
Os motores 1.4 eram considerados tabu no Brasil até que a Peugeot equipou seus modelos compactos com esse propulsor. A partir daí, Fiat e GM entraram no segmento. A vantagem do motor 1.4 é que ele tem força e potência superior ao 1.0 e consome menos do que os 1.6, pelo menos em tese. Corsa e Palio são hatches compactos equipados com motores 1.4 flex. Para este comparativo são consideras as versões completas, principalmente em equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Confira o duelo.

Espaço interno
Nenhum deles é generoso com os ocupantes do banco traseiro. Três adultos vão espremidos por causa da largura. Os carros são estreitos. O Corsa tem distância entre-eixos e medida de conforto maiores. Essas medidas determinam o aproveitamento do espaço interno. Mas a sensação é a de que o Palio tem mais espaço.
Corsa 3 x Palio 2

Porta-malas
Melhor para o Palio. A diferença de capacidade é de 30 litros a mais para o Fiat, embora o espaço destinado às bagagens seja pequeno nos dois modelos.
Corsa 2 x Palio 3

Câmbio
As relações de transmissão estão bem escalonadas e os engates do câmbio são razoáveis. O curso da alavanca é um pouco mais longo no Fiat. Mas não há queda de rotação entre uma marcha e outra.
Corsa 3 x Palio 2

Suspensão
Estão bem calibradas nos dois carros, com inclinação de carroceria perceptível em curvas acentuadas. Ambas transferem as imperfeições do piso para o habitáculo. A estabilidade é boa tanto no Chevrolet quanto no Fiat.
Corsa 2 x Palio 2

Motor/Desempenho
O Chevrolet dá um banho no Fiat. A diferença de potência é de 19cv com álcool. O motor da GM tem mais torque e desempenho de motor 1.6. O da Fiat dá conta do recado, sem ser brilhante.
Corsa 5 x Palio 3

Estilo
Um dos pontos mais criticados nesta geração do Palio são as lanternas horizontais. É esperada alteração de estilo na traseira do Palio. O do Corsa segue a receita das lanternas traseiras verticais no alto da coluna e o cojunto agrada.
Corsa 3 x Palio 3
 (Fotos do Corsa: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press 17/7/07)

Ergonomia
Não é destaque nos dois modelos, que têm problemas crônicos tanto na anatomia dos bancos quanto na localização dos comandos.
Corsa 2 x Palio 2

Conforto/Tecnologia
Vitória do Fiat, que tem muito mais equipamentos de conforto e conveniência. O Chevrolet leva a pior neste quesito, basta conferir a lista de equipamentos de série e opcionais dos carros.
Corsa 2 x Palio 4

Consumo
Motores de pequena cilindrada têm como atrativo consumo baixo de combustível. Mas os flex ainda precisam evoluir para consumir menos. Os dois não são beberrões, mas deveriam otimizar consumo. Porém, consumo depende da maneira de dirigir.
Corsa 3 x Palio 3

Acabamento
Melhor para o Corsa, que tem arremates e encaixes mais bem-feitos do que o Palio. Mas neste segmento o acabamento não é primoroso.
Corsa 3 x Palio 2

Segurança
O Corsa não tem na lista de opcionais freios ABS e airbags, além de não ter o apoio de cabeça central traseiro, equipamento eficaz e de baixo custo. O Palio, além de ser equipado de série com três apoios de cabeça no banco traseiro, tem entre os equipamentos opcionais ABS e airbag. Nenhum dos dois dispõe de cinto traseiro central de três pontos.
Corsa 2 x Palio 4

RESULTADO
Corsa 30 x Palio 30

1 - ruim; 2 - regular; 3 - bom; 4 - muito bom; 5 - ótimo

Veja a ficha técnica, os preços e os equipamentos dos dois carros no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque