Siena HLX 1.8 X Logan Privilège 1.6 16V - Malas gigantes Sedãs conquistam pela capacidade do porta-malas, espaço interno e conforto familiar, mas a praticidade é limitada. Leia o teste

Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 09/01/2008 15:12 Atualização:

 (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 14/2/07 (Siena) e 6/7/07 (Logan))
Sedãs seduzem os brasileiros pela capacidade do porta-malas, que é o atrativo principal desse tipo de automóvel. A desvantagem desses porta-malas enormes é não transportar objetos maiores por causa da abertura limitada. Mesmo assim, eles facilitam a tarefa dos que não gostam de ter que arrumar o compartimento de bagagem ou das "famílias-caramujo", aquelas que carregam a casa nas costas. Além disso, o sedã precisa ter espaço interno suficiente para cinco ocupantes com conforto. Segurança não pode ser relegada a segundo plano e precisa ser eficaz. Saiba por que o Logan vence a disputa.

Veja mais fotos do novo Siena!
Veja mais fotos do Logan!

Espaço interno
O principal atrativo do Logan é o habitáculo espaçoso. O carro da Renault supera o da Fiat tanto na distância entre-eixos quanto na medida de conforto - medidas determinantes do espaço interno. No Renault, três adultos viajam confortavelmente no banco traseiro, mas no Fiat só em percursos curtos. O Logan tem preço de compacto e espaço de médio-grande. A fórmula é muito boa.
Siena 2 x 4 Logan

Porta-malas
O Logan tem 10 litros a mais de capacidade, o que não é significativo. São porta-malas gigantes - 510 litros contra 500. Porém, o sedã da Fiat tem a opção do encosto do banco traseiro rebatível, o que possibilita o transporte de objetos compridos. O encosto do Renault é fixo. Por isso, o Siena leva a melhor.
Siena 5 x 4 Logan

Câmbio
As relações estão bem escalonadas nos dois modelos, mas os engates e precisão do câmbio da Renault superam o da Fiat. O curso da alavanca poderia ser mais curto em ambos.
Siena 3 x 4 Logan
Porta-malas são amplos, mas abertura pequena impede colocação de objetos maiores. A ergonomia é melhor no Siena. Mas os engates do câmbio do Logan superam o Fiat
Porta-malas são amplos, mas abertura pequena impede colocação de objetos maiores. A ergonomia é melhor no Siena. Mas os engates do câmbio do Logan superam o Fiat

Suspensão
Um dos destaques do Logan é o sistema de suspensão, que conjuga como poucos automóveis a relação conforto/estabilidade de maneira excepcional. O Logan tem rodar macio e contorna curvas com precisão A calibragem do Fiat faz com que a traseira seja desconfortável e transfira para dentro as imperfeições do solo. Além disso, a estabilidade do Siena está longe do padrão Fiat.
Siena 2 x 4 Logan

Motor/desempenho
O do Siena tem mais força e potência pela maior cilindrada (1.8) contra o 1.6 16V do Logan. Mas o propulsor da Renault é um dos melhores em produção no Brasil, proporciona ótimo desempenho e funcionamento suave. Além disso, esse motor 1.8 da Powertrain - união da Fiat e GM - tem funcionamento áspero e consumo elevado. Porém, tem muita força em baixa rotação, mas deixa a desejar em alta rotação.
Siena 4 x 4 Logan

Estilo
Gosto não se discute, mas as linhas do Logan são retilíneas e ultrapassadas. Mesmo assim, o carro agrada. A quarta geração do Siena é a mais bonita de todas, com destaque para a dianteira, com grade frontal e as lanternas estreitas herdadas da Alfa Romeo.
Siena 4 x 2 Logan

Ergonomia
Outro ponto para o Fiat, que tem comandos mais bem localizados do que o Renault. Como o Logan foi projetado para ser modelo de custo baixo, o fabricante economizou até nisso.
Siena 3 x 2 Logan

Conforto
O Siena tem mais atrativos, como sistema MP3, Bluetooth e entradas USB e iPod, e a versão topo de linha do Logan conta apenas com computador de bordo. Na lista de opcionais do Siena há opções de sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular. Entretanto, o rodar macio do Logan, mesmo em piso irregular, torna a vida a bordo m ais agradável.
Siena 3 x 3 Logan

Consumo
Depende muito da forma de dirigir, mas o motor 1.8 Powertrain tem vocação para bebedeira, o que causa desespero. O consumo é praticamente o mesmo de um motor de seis cilindros, mas sem o som agradável daquele propulsor. O da Renault está coerente com a cilindrada.
Siena 1 x 3 Logan

Acabamento
Ponto para o Siena, que não é um primor, mas melhor do que o do Logan, principalmente no porta-malas. O projeto do Logan é despojado, mas não há rebarbas de plástico.
Siena 3 x 2 Logan

Segurança
Não há dúvidas neste quesito. Os dois são equipados com três apoios de cabeça no banco traseiro, mas ficam devendo cinto central traseiro de três pontos. O Logan tem opção de airbags frontais, mas não de ABS. O Siena pode ser comprado com airbags laterais e frontais, como opcionais.
Siena 3 x 2 Logan

RESULTADO

Siena 33 x 35 Logan

Leia mais sobre a disputa Siena X Logan no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque