Palio ELX 1.4 Flex - Modelito da hora Compacto da Fiat ganha roupa nova, da frente à traseira, e alguns equipamentos importantes de série. Mas acabamento e espaço interno ainda são pontos negativos

Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 11/04/2007 12:37 Atualização:

 (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 23/3/07)
Os estilistas costumam dizer que o tempo médio para que um modelo fique ultrapassado é de cinco anos. Mas a Fiat não esperou tanto tempo para mudar a cara do seu modelo mais vendido no país. Aliás, se dependesse apenas da montadora, o novo Palio teria sido lançado em outubro do ano passado, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, e não no início de março deste ano.

Estilo
Criadas em conjunto pelos centros de estilos da Itália e do Brasil, as novas linhas deram um aspecto mais moderno ao compacto. A frente incorpora o V (bastante em moda atualmente), formado pelos fortes vincos, que começam no capô, passam por grade e faróis e vão até a tomada de ar inferior. Na versão ELX 1.4, a grade e a tomada de ar têm contornos cromados. O pára-choque também é totalmente novo e mais integrado ao conjunto. Os faróis foram espichados, entrando bem mais nos pára-lamas, e agora têm parábola simples, em vez de dupla. Para compensar a perda de luminosidade, a Fiat alega que melhorou o foco. Mas, na prática, os antigos parecem melhor.

Perfil
A lateral também mudou bastante, com novos vincos; novas molduras das caixas de roda; minissaias incorporadas à lateral inferior; e 'novas' (são as mesmas da antiga versão 1.8R) rodas de liga, com aro de 14 polegadas na versão ELX. As alterações no perfil dão um ar mais robusto e esportivo ao Palio. Mas a traseira, mais arredondada e alta, destoa bastante da modernidade do conjunto: as lanternas ficaram mais horizontalizadas e, embora mais visíveis (e, portanto, mais seguras), ficaram no lugar-comum, lembrando até modelos antigos de outras marcas (Mitsubishi Colt, Daihatsu Charade, Peugeot 306, entre outros); a tampa ganhou novo desenho; e o break-light (terceira luz de freio) passa a ser item de série em todas as versões.
Desenho da traseira ficou no lugar comum e a placa passou ta tampa do porta-malas para o pára-choque
Desenho da traseira ficou no lugar comum e a placa passou ta tampa do porta-malas para o pára-choque

Habitáculo
Por dentro, as principais mudanças estão no painel, que na versão ELX tem fundo branco, com números pretos, ponteiros vermelhos e boa iluminação, que facilitam a leitura de dia ou de noite; na forração dos bancos e painéis de porta; nos apliques prateados do painel central; e na mudança dos controles do sistema My Car, do painel central para a alavanca (da direita) na coluna de direção. Mas o novo marcador de combustível digital é muito pequeno e de difícil leitura, deixando o motorista em dúvida. A chave agora incorpora os botões do alarme, ficando mais compacta. Mas os comandos são muito sensíveis e o motorista costuma acionar involuntariamente o alarme ao ligar ou desligar o motor.

Apoios
Mas a alteração mais importante do novo Palio foi a instalação do terceiro apoio de cabeça no banco traseiro (dispositivo fundamental para a segurança) como item de série em todas as versões, que também passam a ter volante com regulagem de altura, espelho de cortesia para o motorista, ganchos para rede do tipo porta-objetos no porta-malas, porta-óculos e cinzeiro do tipo copinho, que pode ser usado como porta-objetos. A Fiat fez alterações no isolamento acústico, mas o Palio continua com nível de ruídos que incomoda, principalmente em calçamentos. E, como não houve alteração na carroceria, também continua com espaço interno bastante limitado. Os novos bancos também contribuem para o desconforto. O acabamento, de uma forma geral, deixa a desejar.

Andando
Embora não chegue a entusiasmar, o motor 1.4 da versão ELX dá conta do recado, ou seja, tem aquele fôlego reserva, com álcool ou gasolina, que falta aos modelos 1.0 quando se liga o ar-condicionado, ao encarar aquela subida mais íngreme ou em uma ultrapassagem mais apertada. E faz isso sem cobrar muito, pois é bem econômico. O Palio continua bom de curvas e fácil de manobrar em espaços pequenos.

Leia mais sobre o novo Palio ELX 1.4 e assista ao teste do modelo, em alta e baixa resolução, no Veja Também, no canto supeior direito desta página.
______________________________________________________________

Arnaldo Antunes
A Fiat está inovando na forma de divulgar o novo Palio na internet. O hotsite www.novopalio.com.br divulga uma poesia interativa de Arnaldo Antunes, inspirada em palavras-chaves das qualidades do novo carro. Ao clicar nessas palavras, o internauta tem acesso ao verso correspondente. Além disso, ele pode visualizar o Palio em 360 graus.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque