Polo Sedan 1.6 Comfortline - Visual renova fôlego Adoção do estilo europeu rejuvenesce a linha e se alia ao bom acabamento para melhorar vendas. Mas espaço interno e suspensão continuam deixando a desejar

Eduardo Aquino - Estado de Minas

Publicação: 29/11/2006 00:01 Atualização:

Modelo sedã é uma exclusividade do mercado brasileiro (Fotos: Marlos Ney Vidal/EM - 7/11/06)
Modelo sedã é uma exclusividade do mercado brasileiro
Para tentar melhorar as vendas do Polo, a Volkswagen promoveu verdadeira plástica na linha. As mudanças no hatch foram praticamente as mesmas feitas no modelo europeu, exceto por detalhes. Já o sedã, que não é vendido na Europa, teve as linhas da traseira totalmente redesenhadas no Brasil.

Design

A reestilização seguiu o mesmo caminho já adotado em outros modelos, como Passat, Jetta, etc. Ou seja, a máscara prateada, a forma em V do conjunto pára-choque, grade e capô (que vem se tornando a nova identidade visual da Volkswagen) e as lanternas traseiras com elementos circulares (praticamente idênticas às do Passat) deixaram o sedã com aparência mais jovem e esportiva. Outra novidade na linha, e que é de série na versão avaliada (Comfortline), é o sensor de estacionamento, bastante útil, já que a visibilidade traseira não é das melhores. E as alterações já deram resultado: em outubro de 2005 foram vendidas 612 unidades do sedã e, no mesmo mês desse ano, foram comercializadas 1.869. Ou seja, triplicou.

Acabamento

Outro ponto que continua positivo na linha Polo é o acabamento. É fácil perceber a boa qualidade e montagem dos plásticos adotados no painel, dos revestimentos dos bancos, da forração das portas e até do porta-malas, que resulta em interior agradável. Mas o nível de ruídos é alto. Também continua negativo a falta de espaço interno, principalmente para quem senta no banco traseiro, onde somente dois adultos viajam com conforto e quem senta no meio é prejudicado pelo túnel central. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção. Por outro lado, a visibilidade traseira é prejudicada pela altura do encosto do banco de trás e pela inclinação do vidro traseiro, embora o retrovisor interno seja de bom tamanho.
Detalhe interessante: banco traseiro tem chave. Já as rodas em liga leve são de 15 polegadas
Detalhe interessante: banco traseiro tem chave. Já as rodas em liga leve são de 15 polegadas

Esportividade

O acabamento interno em tom preto também dá um toque de esportividade ao modelo. De clássico ficaram apenas os detalhes cromados das maçanetas das portas e do pino do freio de estacionamento. O painel continua com o mesmo desenho e grafismo. O volante agora é de três raios e o aro fino não oferece boa pega. A versão que avaliamos (Comfortline) é a topo de linha e é recheada de equipamentos de conforto e segurança, com destaque para o sistema de som (com CD Player com MP3), que garante um som de alta qualidade; ar-condicionado eletrônico; gavetas sob o banco (o porta-luvas é muito pequeno), para esconder objetos dos amigos do alheio; airbag duplo; terceiro apoio de cabeça no banco traseiro; e freios com ABS, muito eficientes em qualquer situação. Mas falta cinto de três pontos para quem senta no meio do banco traseiro.

Força

O motor 1.6 dá conta do recado e o sistema flex é eficiente em qualquer situação. Com um bom torque, mesmo em baixas rotações, o propulsor garante boas arrancadas e retomadas de velocidade, que resultam em ultrapassagens mais seguras e dirigibilidade agradável. Mesmo com quatro adultos e ar-condicionado ligado, o desempenho ainda continua compatível com um carro desse tipo (sedã) e com esse propulsor (de 1.600cm³). A Volkswagen fez algumas mudanças nas relações de marchas, que ficaram mais acertadas, melhorando principalmente o consumo. Os engates também são precisos e macios. Outro ponto positivo do carro é a estabilidade, que permite até alguns abusos em curvas mais fechadas. Por outro lado, a suspensão sacrifica bem o conforto, penalizando principalmente os passageiros do banco de trás.

Leia, assista e veja outras fotos do novo Polo Sedan no Veja Também, no canto superior direito desta página.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »


ofertas em destaque