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Peugeot/Divulgação
Peugeot/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1997 cm3 de cilindrada, 16 válvulas, que gera 138 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 19,4 kgfm a 4.100 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático seqüencial de 4 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Rodas independentes, pseudo McPherson invertido, com barra estabilizadora
Traseira Rodas independentes, com barra de dois braços deformável e barra estabilizadora
RODAS / PNEUS
6,5 x 15 polegadas (em liga leve) / 195/65 R 15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica variável
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
60 litros
PESO
1.330 kg
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Freios ABS, airbags para motorista e passageiro, apoios de cabeça “ativos” dianteiros (reguláveis em altura e inclinação), três apoios de cabeça traseiros, sistema de assistência em frenagem de emergência, terceira luz de freio, chave de ignição codificada, computador de bordo, corte de alimentação de combustível em caso de acidente, dispositivo para neutralizar airbag do passageiro, regulagem interna de altura do facho dos faróis, faróis e luz de neblina, protetor de cárter, alarmes sonoros de esquecimento da chave no contato,luzes acesas e combustível na reserva, ar-condicionado automático, comando do rádio no volante, regulagem da coluna de direção em altura e profundidade, faróis com acendimento automático, porta-luvas
refrigerado e tocadiscos.
OPCIONAIS
Sensor de distância traseiro, acendedor de cigarros, disqueteira para CD e pintura metálica.
PEUGEOT 307 2.0 AUTOMÁTICO x CONCORRENTES
PEUGEOT 307 FORD FOCUS GLX ASTRA HATCH ELITE VW GOLF 2.0
2.0 AUT. 2.0 AUT. 2.0 FLEX AUT. COMFORTLINE AUT.
Potência (cv) 138 131 121 (gas) 116
Dimensões (AxBxC 4,20x1,74x1,51 4,17x1,70x1,48 4,20x1,71x1,43 4,15x1,73x1,44
xDxE) (m) (*) x2,60x1,90 x2,61x1,90 x2,61x1,93 x2,51x1,90
Porta-malas
(litros) 420 350 370 330
Velocidade máxima
(km/h) (**) 202 197 198 (gas) 192
Aceleração de 0 a
100 km/h (s)
(**) 11,8 11,8 11,4 (gas) 11,7
Consumo (cidade/
estrada) (**) ND 7,6/13,6 10,1/14,9 (gas) 8,4/15,2
(*) A comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
POSITIVO
* Estabilidade
* Porta-malas
* Espaço interno
NEGATIVO
* Nível de ruídos
* Visibilidade traseira
* Acionamento da buzina
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade da pintura não é boa devido aos pontos com impurezas. A montagem das partes móveis é satisfatória, menos a da
tampa traseira, que está descentralizada. (++)
VÃO DO MOTOR
Presente apenas no painel de fogo, o isolamento acústico está mal fixado. Mas o resultado é eficiente no habitáculo. O motor 2.0 16V e seus componentes preenchem todo o vão, limitando bem o acesso a vários componentes. (++)
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, a parte da frente do chassi e a aba inferior do pára-choque dianteiro raspam levemente no chão ao transpor quebra-molas e em pisos irregulares. Possui chapa protetora em aço que protege a parte da frente do conjunto câmbio/motor. (++)
CLIMATIZAÇÃO
O sistema apresentou-se bem vedado, com bom funcionamento. Não tem saídas reguláveis para os passageiros de trás, apenas dutos fixos abaixo dos assentos dianteiros. O nível de ruídos gerados pelo funcionamento é razoável, e o tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo foi satisfatório, após o carro ficar meia hora parado sob o sol e com os vidros fechados. O portaluvas também é climatizado. (+)
FREIOS
O conjunto está bem dimensionado e apresenta reações balanceadas, com ABS bem calibrado e discos nas quatro rodas. O espaço percorrido até a imobilização no asfalto seco foi muito bom. O sistema também apresentou boa resistência térmica após uso
prolongado. (+)
CÂMBIO
Um quadro no painel de instrumentos mostra a marcha engatada. As relações de marchas são bem adequadas e proporcionam uma boa dirigibilidade no uso misto. O gerenciamento eletrônico tem programa auto-adaptativo, além de dois programas específicos
um para uso esportivo e outro para piso de baixo atrito. O funcionamento, de uma forma geral, foi muito bom. (+)
MOTOR
Apesar do torque atuar com força máxima em rotação mais altas (4.100 rpm) e ser acoplado a um câmbio automático, a sua performance na cidade é razoável e na estrada satisfaz bem. O motor tem boa elasticidade e baixa rumorosidade de funcionamento. (+)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Apesar do efeito aerodinâmico ser satisfatório mesmo em alta velocidade, o nível de ruídos em todo o habitáculo deixa a desejar. (++)
SUSPENSÃO
O conforto de marcha merecia um melhor acerto para as condições brasileiras, pois as imperfeições no solo são transferidas para dentro. Com o veículo carregado, a suspensão traseira é barulhenta, chegando a ocorrer batida no fim de curso dos
amortecedores. A estabilidade é muito boa e permite contornar curvas com boa precisão e pouca inclinação da carroceria. (++)
DIREÇÃO
A coluna de direção tem regulagem em altura e profundidade e o volante tem boa pega. Suas reações são diretas e imediatas. A precisão nas retas e nas curvas é muito boa. (+)
ILUMINAÇÃO
Os faróis têm regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular, que é eficiente, tanto no baixo quanto no alto. Os faróis de neblina estão inseridos no mesmo conjunto. Porta-malas, porta-luvas e pára-sóis possuem luzes de cortesias. A iluminação no habitáculo é boa e o quadro de instrumentos e console têm boa identificação à noite. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica no assoalho e o pneu é igual aos de uso. O kit de troca fica encaixado dentro do aro em suporte plástico. Existe um calço para maior segurança em trocas sobre piso inclinado e um pino guia para melhor centragem da roda. A operação
de troca é normal e a manivela de acionamento do macaco tem proteção para as mãos. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas do pára-brisa trabalham cruzadas e possuem aletas para aumentar a pressão aerodinâmica em ambos os lados. O esguicho é eficiente, do tipo spray em “V”, e ao acioná-lo as palhetas atuam automaticamente, limpando uma grande área. No vidro traseiro, a vazão do esguicho é excelente e a palheta, também de boa qualidade, varre uma boa área. É fácil o acesso ao reservatório d’água no vão do motor. (+)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
Tem chave de ignição codificada e alarme. Ao dar comando por controle remoto para travar as portas, os vidros sobem
automaticamente, se o motorista continua pressionando a tecla. (+)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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