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Mercedes-benz/Divulgação
Mercedes-benz/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.898 cm3 de cilindrada, que desenvolve 125 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 18,3 kgfm a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
DIREÇÃO
Hidráulica eletrônica
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, com sistema McPherson, molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Independente, com braços longitudinais, molas helicoidais e barra estabilizadora
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
RODAS / PNEUS
5,5 x 15” / 195/55 R 15
PESO
1.095 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
54 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Direção hidráulica eletrônica, Sistema Assyst (gerencia as condições de uso e informa o momento para parada na oficina), limitador de velocidade, Tempomat (controlador de velocidade), airbag duplo, terceira luz de freio, faróis de neblina
integrados, limpador e desembaçador do vidro traseiro, Sistemas ESP, ASR, BAS, EBD e ABS, travamento dinâmico das portas, travamento central com acionamento interno, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores e vidros com comandos elétricos, rodas de liga leve, rádio toca-fitas, entre outros.
OPCIONAL
Não há.
MERCEDES-BENS CLASSE A 190 AVANTGARDE X CONCORRENTE
Classe A 190 Chevrolet Meriva 1.8 16V
Potência (cv) 125 122
Dimensões (AxBxC)(m)(*) 3,57x2,42x1,88 4,04x2,63x1,93
Porta-malas (litros) 350 292
Velocidade máxima (km/h)(**) 190 185
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)(**) 9,4 11,3
Consumo cidade/estrada (km/l)(**) 11,9/16,9 9,8/13,8
(*) A comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
É bom o acabamento final da pintura, inclusive nas partes plásticas (pára-lamas dianteiros, tampa traseira e párachoques),
sem impurezas e com a tonalidade homogênea. As portas apresentam-se desniveladas e a tampa traseira descentralizada. (++)
VÃO MOTOR
O projeto do motor tem construção e fixação inovadoras e o acesso à manutenção é quase que feito por baixo do veículo. O isolamento acústico tem resultado final aceitável. (+)
ALTURA DO SOLO
Com cinco adultos e mais 50 kg de bagagem toca a parte dianteira em saídas de garagem, que têm um pequeno degrau, e a zona central do chassi quando sobre estrada de terra com algumas imperfeições e ao transpor quebra-molas muito salientes. Tem
chapa metálica protetora para cárter e câmbio. (++)
CLIMATIZAÇÃO
É por comando manual, tem boa eficiência e está bem dimensionado e distribuído para a área interna do automóvel. Possui duas
saídas de ar climatizado nas laterais traseiras do console central, mas com vazão muito fraca. E o recírculo de ar interno é
bem vedado. (+)
FREIOS
Apresentaram um ótimo comportamento dinâmico, além da eficiência do ABS e EBD atuando juntos, trazendo muita segurança aos ocupantes. Permitem uma condução bem esportiva. Apresentou, também, boa resistência ao fadinge o freio de estacionamento foi eficaz. É baixo o esforço aplicado sobre o pedal, que tem uma boa sensibilidade. (+)
CÂMBIO
Apresentou um bom funcionamento, com engates precisos, macios e uma relação de marchas/diferencial inteligente, além de
bom curso da alavanca. (+)
MOTOR
Performance é excelente para sua cilindrada com retomadas de velocidade e de aceleração muito boas. O funcionamento é elástico com baixa rumorosidade. Com o veículo com carga útil de 400kg e ar-condicionado ligado, ainda satisfaz bem o seu rendimento no uso misto. Falta importante informação no quadro de instrumentos da temperatura da água do motor, que só
tem luz espia. (+)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Quando sobre piso de terra, paralelepípedo e asfalto ruim surgem vários ruídos que incomodam. O efeito do vento sobre a carroceria é de fácil percepção a partir de 100 km/h. (+++)
SUSPENSÃO
A estabilidade é excepcional e merece destaque inclusive com o veículo em alta velocidade sobre piso molhado (asfalto liso). A calibragem da suspensão não foi alterada nesta nova versão, continuando excessivamente dura, com um conforto de marcha
muito ruim. Em algumas condições de piso, a suspensão dianteira é bem rumorosa. Os pneus da série 55 prejudicam o conforto. A inclinação da carroceria, em curvas feitas no limite de aderência, é mínima e a estabilidade vertical é muito boa. (++)
DIREÇÃO
O efeito retorno é lento, principalmente quando se atinge ¾ do diâmetro de giro. O volante é de boa pega e tamanho, além de ter regulagem angular em altura, sendo excelente a posição de dirigir. A precisão na reta e em curvas é muito boa, com o veículo em velocidade. Apresentou baixa rumorosidade e trepidação quando sobre piso irregular, inclusive em curvas. (+)
ILUMINAÇÃO
Os faróis são eficientes, tanto no facho baixo quanto no alto, mas não possui regulagem elétrica em altura. Os faróis de neblina estão inseridos no mesmo conjunto e a iluminação no habitáculo (zona do teto) e quadro de instrumentos satisfaz. Há luzes de cortesia somente no porta-luvas. (++)
ESTEPE/MACACO
A operação de troca é normal. O estepe fica no interior do porta-malas, no assoalho. Possui um calço para segurança na troca sobre piso inclinado. A alavanca de acionamento do macaco é do tipo catraca, o que facilita a operação, além da grande base de apoio do macaco no solo. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
O sistema é muito eficiente. As palhetas trabalham cruzadas com boa velocidade e área de varredura, além de boa vazão do esguicho que, quando acionado, ativa o sistema automaticamente. O limpador do vidro traseiro também é bom, com o esguicho de boa vazão, de cima para baixo. Os comandos são fáceis de operar e é muito fácil o acesso ao reservatório d’água no vão do motor. (+)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
O alarme antifurto tem bloqueio de arranque com chave de ignição codificada e é comandado por infravermelho. Não tem aviso sonoro, apenas luminoso a cada operação. Ao dar comando de travar as portas, os vidros não sobem automaticamente e não possui alarme contra arrombamento. (++)
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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