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Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 999 cm3 de cilindrada, alimentado por injeção eletrônica multiponto sequencial EEC-V, que gera 65 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 8,9 mkgf a 3.250 rpm.
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Discos sólidos nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, braços inferiores em forma triangular, com amortecedores
telescópicos pressurizados e barra estabilizadora
Traseira Semi-independente, tipo "twist beam" em forma de V invertido, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica opcional.
RODAS / PNEUS
5 x 13 polegadas / 165/70 R 13
PESO
1.025 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
42 litros
FIESTA GL CLASS 1.0 X CONCORRENTES
FIESTA 1.0 GOL 1.0 PALIO 1.0 CORSA 1.0
Potência (cv) 65 57 61 60
Dimensões (AxBxC) (m) 3,82x1,63x1,37 3,88x1,62x1,41 3,73x1,61x1,44 3,72x1,60x1,38
Dimensões (DxE) (m) 2,44x1,84 2,46x1,86 2,36x1,86 2,44x1,89
Porta-malas (litros) 250 285 280 280
Velocidade máxima (km/h) 156 145 152 150
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 15,5 18,3 16,3 15,6
A COMPRIMENTO, B
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade da pintura é boa. O mesmo não se pode dizer da montagem dos componentes móveis da carroceria, como as portas
traseiras e a tampa do porta-malas que estão desniveladas e descentralizadas.
VÃO DO MOTOR
Apesar do bom layout e sistematização dos vários componentes, peca pela falta de isolamento acústico no painel de fogo e parte interna do capô, o que permite um forte ruído do motor em alta rotação no habitáculo. O barulho é percebido até em marcha lenta. O coletor de descarga é 100% revestido termicamente para conter a calor próximo da parede do painel de fogo.
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima (cinco pessoas mais 50 kg de bagagem), só raspa a parte central da carroceria em quebra-molas de perfil alto. Por isso, como prevenção, deveria ter uma proteção para motor (que tem cárter em alumínio) e caixa de marchas.
FREIOS
Estão bem dimensionados para o automóvel, apresentando um bom comportamento dinâmico em geral, apesar de não terem ABS.
CÂMBIO
É ótimo, tanto na qualidade dos engates, precisão, maciez e curso de alavanca. As relações de marcha estão corretas, tanto para o uso na cidade quanto em estrada. A embreagem é macia.
MOTOR
Tem ótima potência e torque em baixo regime para um motor de 1,0. litro, e não sente muito o ar-condicionado. De ruim, o som
proveniente da aspiração e a transferência de vibrações/ressonâncias dos suportes (coxins) do motopropulsor para o habitáculo. Em certas faixas de rotação e aceleração chegam a incomodar. Ao esticar uma marcha, o barulho do motor é estridente.
VEDAÇÃO
Não houve infiltrações de água ou poeira durante o teste.
NÍVEL DE RUÍDOS
Além do mau isolamento acústico do motopropulsor, ocorrem vários pequenos ruídos no habitáculo, provenientes do painel, painéis de porta e zona do porta-malas, quando se anda em paralelepípedos.
SUSPENSÃO
A estabilidade que proporciona é muito boa, transmitindo segurança ao motorista. Quando se anda sozinho, o conforto de marcha
é satisfatório, mas piora com carga máxima.
DIREÇÃO
O volante tem bom diâmetro externo e pega, mas não tem regulagem de altura, o que é ruim para quem é alto. O sistema, servo-assistindo, tem boa calibragem e reações homogêneas, permitindo uma boa precisão em retas e curvas.
ILUMINAÇÃO
Os faróis iluminam bem, tanto no facho alto como no baixo. Internamente tem apenas uma lanterna no teto, na frente, que ilumina razoavelmente. Não tem nenhuma luz de cortesia.
ESTEPE/MACACO
O estepe, colocado sob o assoalho por fora, é difícil de retirar e recolocar no lugar por causa do sistema de fixação. Fora isso, a operação de troca é simples, inclusive com os locais de apoio do macaco na carroceria bem visíveis.
FERRAMENTAS
Não tem nenhuma, apenas o gancho de reboque de emergência.
LIMPADOR DE PÁRABRISA
A área de varredura deveria ser maior do lado do motorista, junto a coluna A, para permitir uma melhor visibilidade. O limpador traseiro atua bem, inclusive com boa vazão de água pelo esguichador.
ALARME
Tem sistema imobilizador do motor na chave de ignição. As portas, com trava elétrica, são acionadas ao virar a chave na fechadura.
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do ESTADO DE MINAS pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Fonte: Fabricante

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