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Chevrolet/Divulgação
Chevrolet/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.998 cm3 de cilindrada, 136 cv de potência máxima a 5.400 rpm e torque máximo de 19,2 mkgf a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, braço de controle inferior e barra
Traseira Tipo eixo rígido, molas tipo ‘barril’ e braço de controle integrado
DIREÇÃO
Eletro-hidráulica
RODAS / PNEUS
6J x 15’’ em alumínio/ 195/65 R 15
PESO
1.415 kg
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
150 litros (sete passageiros)/600 litros (cinco passageiros)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
58 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima 178 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4 s
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Barras longitudinais no teto, pára-choques, espelhos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, rodas de alumínio, ar-condicionado, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, difusores de ar traseiros ajustáveis, direção eletro-hidráulica,espelhos retrovisores com ajuste elétrico, indicador de revisão, regulagem de altura do banco do motorista, travas elétricas, vidros elétricos, terceira fila de bancos com dois lugares e rebatível no nível do assoalho, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina, alarme e imobilizador do motor.
OPCIONAIS
Áudio CD Changer/Player, controle remoto no volante, computador de bordo, airbag duplo, freios ABS com EBD
CHEVROLET ZAFIRA 2.0 16V X CONCORRENTES
ZAFIRA 2.0 16V RENAULT SCÉNIC RXE 2.0
Potência (cv) 136 138
Dimensões (AxBxC)(m) 4,31x2,70x1,74 4,16x2,58x1,71
Porta-malas (litros) 600 (cinco passageiros) 550
Velocidade máxima (km/h)(*) 186 196
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)(*) 11,7 10,2
Consumo cidade/estrada (km/l)(*) 8,6/12,5 ND
A comprimento; B
(*) Dados fornecidos pelo fabricante
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
Tanto as portas como o capô estão descentralizados, além das lanternas traseiras estarem mal colocadas. Tudo destoa, apesar da pintura ter um bom acabamento, bem como a montagem dos componentes. (+++)
VÃO DO MOTOR
O motor faz barulho no interior em alta rotação. Deveria ter um melhor isolamento acústico. O conjunto mecânico preenche bem o vão, dificultando o acesso a alguns componentes de manutenção. (++)
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima (600kg), as interferências com o solo foram mínimas. Para garantia, o conjunto motor/câmbio é protegido por chapa vazada. (+)
CLIMATIZAÇÃO
O sistema, manual com quatro velocidades, é eficiente. Tem boa distribuição, inclusive com saídas para os passageiros de trás no final do console central. (+)
FREIOS
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS, apresentaram um bom comportamento dinâmico em qualquer situação, inclusive boa resistência ao “fading” (perda de eficiência após uso constante em descida de serra. (+)
CÂMBIO
As relações de marcha/diferencial permitem uma boa dirigibilidade em todas as situações. Os engates são macios e precisos. O curso e altura da alavanca são aceitáveis. (+)
MOTOR
O ideal seria um motor (e o veículo merece) com maior potência e torque, apesar do atual atender a proposta do veículo. O torque máximo atua numa faixa alta, prejudicando o desempenho. Mesmo no plano, em 4ª e 5ª marcha na estrada, com o veículo
carregado, as retomadas são muito lentas, sendo necessário, conforme a situação, o uso eficaz da 3ª marcha. Para arrancar em uma subida forte, é preciso elevar bem a rotação do motor para sair da inércia. (++)
VEDAÇÃO
Não foram notadas infiltrações de água ou poeira durante o teste. (+)
NÍVEL DE RUÍDOS
Internamente não é silencioso. Apresentou pequenos ruídos no painel, painéis das portas, interior das colunas B e parte traseira, quando se trafega em pisos irregulares. (+++)
SUSPENSÃO
Andando vazio, o conforto de marcha é satisfatório. Piora quando está carregado. Merecia bancos mais confortáveis, tanto no formato quanto na densidade da espuma. Aestabilidade é boa em qualquer situação. (++)
DIREÇÃO
O volante, com boa pega e diâmetro, tem regulagem em altura e profundidade, muito útil para o motorista. O conjunto é preciso, não trepida, e o efeito retorno e diâmetro de giro satisfazem. (+)
ILUMINAÇÃO
Os faróis, com regulagem elétrica em altura, iluminam muito bem e têm o auxílio de auxiliares de neblina. Existem luzes de cortesia nos pára-sóis, porta luvas e porta malas, além do habitáculo ter boa iluminação. (+)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas trabalham cruzadas e varrem uma área satisfatória do pára-brisa. Mas, do lado do motorista, poderia ter 12cm a mais no comprimento para melhorar o campo de visão. (+++)
ESTEPE/MACACO
A operação de troca não é simples. O estepe fica do lado de fora, sob o porta-malas, preso a um suporte basculável acionado internamente. Além disso, a alavanca de acionamento do macaco não tem proteção para as mãos. (+++)
FERRAMENTAS
Possui somente uma chave de fenda combinada e um gancho para reboque de emergência. (+)
ALARME
Ao travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o alarme é acionado. Muito prático. Possui também chave de ignição com imobilizador do motor. (+)
* Estas avaliações foram realizadas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Fonte: Fabricante

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