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Chevrolet/Divulgação
Chevrolet/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.998 cm3 de cilindrada, que gera 121 cv a 5.200 rpm (gasolina) e 127,6 cv a 5.200 rpm (álcool) e torque máximo de 18,3 kgfm a 2.600 rpm (gasolina) e de 19,6 kgfm a 2.400 rpm (álcool)
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, do tipo McPherson, com braço de controle ligado ao subchassi e barra de torção ligada à haste tensora
Traseira Semi-independente, com viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle
RODAS / PNEUS
6,5J x 16 polegadas (em liga leve) / 205/55 R 16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
52 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
526 litros
PESO
1.275 kg
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Sistema de alarme com controle remoto; alarme sonoro de faróis acesos e chave na ignição; chapa de proteção para cárter e motor; terceira luz de freio; cinto traseiro de três pontos para o passageiro do meio; destravamento automático das portas em caso de acidente; faróis de neblina; regulagem elétrica de altura dos faróis; trava de portas e vidros, alarme e vidros com acionamento elétrico; sistema de alerta de velocidade; travamento automático das portas acima de 15 km/h; rodas de liga leve; ar-condicionado eletrônico digital; coluna de direção regulável em altura e profundidade; controle automático de velocidade; banco do motorista com regulagem de altura e lombar; rodas aro 16; bancos traseiros rebatíveis; luzes de leitura dianteira e
traseiras; pára-sol com iluminação; volante com detalhes cromados e porta-óculos.
OPCIONAIS
Air bags frontais e laterais para motorista e passageiro; freios ABS com EBD; CD Player com comandos no volante; sensor de chuva; controle automático de velocidade; freios ABS; rádio com controle no volante; transmissão automática e pintura metálica.
VECTRA ELEGANCE 2.0 FLEXPOWER x CONCORRENTES
VECTRA ELEGANCE FORD FOCUS GLX 2.0 TOYOTA COROLLA HONDA CIVIC
2.0 FLEXPOWER XEI 1.8 LX 1.7
Potência(cv) 121 (gas.) e
127,6 (álc.) 147 136 130
Dimensões(AxB)
(m) (*) 4,62x1,73 4,44x1,70 x 4,53x1,71 4,43x1,69
(CxDxE)(m) *) 1,46x2,70x1,96 1,45x2,62x1,90 1,48x2,60x1,91 1,44x2,62x1,99
Porta-malas
(litros) 526 490 437 402
Velocidade máxima 196 (gas.)
(km/h) (**) e 198 (álc.) 207 190 195
Aceleração de 0 a 10,5 (gas.)
100 km/h (**) e 10 (álc.) 9,8 12,4 11,1
Consumo cidade 10,1 (gas.)
(km/l) (**) e 7,1 (álc.) 11,2 11,1 11,1
Consumo estrada 15,1 (gas.)
(km/l) (**) e 10,7 (álc.) 16,2 16,9 18,1
(*) A comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade final da pintura não é boa, pois existem alguns pontos com impurezas. A tampa do porta-malas está descentralizada, mas o restante das partes móveis tem montagem satisfatória. A nova ossatura interna do capô forma uma peça única com a externa, o que impossibilita pequenos reparos.
VÃO DO MOTOR
O reservatório de partida a frio (com apenas 0,46 litro) tem fácil acesso, mas não há luz espia no quadro de instrumentos
indicando quando o mesmo está vazio. O acesso à manutenção, em geral, é bom e a sistematização dos componentes é bem feita. O
isolamento acústico (presente apenas no painel de fogo) apresenta bom resultado.
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, ocorreram leves raspadas na parte da frente e central do chassi ao passar sobre piso irregular de terra e quebra-molas salientes de perfil curto. Tem chapa protetora inferior para o cárter e caixa de marchas.
CLIMATIZAÇÃO
O sistema tem quatro difusores frontais no painel e um difusor ajustável para os passageiros de trás. A vazão de ar é boa e o nível de ruídos é baixo. Não há opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Existe saída climatizada
dentro do portaluvas. O sistema está bem vedado.
FREIOS
Estão bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS atuou com precisão. O freio de estacionamento sustenta o veículo em subidas e descidas. No uso bem esportivo, é boa a desaceleração na entrada de curvas, com reações equilibradas nos dois eixos e boa resistência a superaquecimento.
CÂMBIO
As relações de marchas satisfazem no uso cidade/estrada. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez. Tem interruptor
no console central que indica o tempo exato para a troca de marchas.
MOTOR
O sistema flexpower funcionou bem com qualquer combustível ou misturado, com boa partida a frio ou a quente, manutenção de marcha lenta e boa progressividade na aceleração. O funcionamento é um pouco áspero. As retomadas de velocidade e aceleração
são aceitáveis para a cilindrada. A diferença de potência e torque (que são muito bons quando com álcool) é significativa
e proporciona uma dinâmica muito boa na cidade e na estrada.
VEDAÇÃO
Boa contra água.
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade, mas no habitáculo surgem vários ruídos, principalmente no painel, que incomodam quando se trafega sobre calçamento, terra e asfalto malconservado.
SUSPENSÃO
Proporcionam uma estabilidade muito boa em curvas de raios variados com pouca inclinação da carroceria. O conforto de marcha é razoável, mas ocorrem transferências das imperfeições do solo para dentro, ficando pior quando o veículo está carregado.
DIREÇÃO
A coluna de direção tem regulagem em altura e profundidade e o volantetem bom tamanho e pega. As cargas do sistema assistido estão bem definidas, proporcionando conforto no uso urbano e em manobras e boa sensibilidade em rodovias. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro em manobras são bons.
ILUMINAÇÃO
O grupo óptico dianteiro é eficiente, tem dupla parábola e ajuste elétrico de altura do facho em função da carga transportada. Conta com auxílio de faróis de neblina inseridos no pára-choque. O quadro de instrumentos no console central
e os comandos no painel de porta têm boa identificação noturna. Existem luzes de cortesia no porta-malas, portaluvas e pára-sóis. Na zona do teto tem plafoniê junto ao retrovisor, com lanterna central integrada (de duplo spot fixo) e uma lanterna bipartida no banco traseiro.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, as palhetas atuam automaticamente, varrendo uma boa área. É fácil o acesso
para o reabastecimento d’água no vão do motor.
ESTEPE/MACACO
O estepe tem a roda em aço e pneu (P6000 195/60 15” com índice de velocidade ‘H’) diferente dos de uso (P7 205/55 16” com índice de velocidade ‘V’) em medida e confecção do pneu. Fica instalado dentro do porta-malas e embaixo dele está o kit de troca (macaco e chave de rodas), dentro de uma bolsa. A operação de troca é normal, mas o comportamento dinâmico do automóvel
fica comprometido com o pneu reserva.
FERRAMENTAS
Tem uma chave de fenda combinada.
ALARME
O sistema é completo com chave de ignição codificada, proteção volumétrica dentro do habitáculo e proteção periférica das partes móveis. O sistema de proteção antiesmagamento funcionou.
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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