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Chevrolet/Divulgação
Chevrolet/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, 2.198 cm3 de cilindrada, 138 cv de potência máxima a 5.200 rpm e torque máximo de 20,7 mkgf a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, com ABS
SUSPENSÃO
Dianteira Independente tipo McPherson, com subframe, molas helicoidais, braço de controle inferior e barra estabilizadora; Traseira
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
RODAS / PNEUS
6 x 15 polegadas (alumínio) / 195/65 R 15
PESO
1.345 kg
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
500 litros
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
57 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Travas elétricas, alarme anti-furto, vidros elétricos, cinco cintos de segurança de três pontos retráteis, faróis de neblina, brake light, pedais desarmáveis em caso de colisão, chave eletrônica Transponder, pára-brisa laminado degradê, abertura do porta-malas com controle remoto, freios ABS, ar-condicionado, coluna de direção regulável, desembaçador elétrico do vidro traseiro, espelhos retrovisores com comandos elétricos internos, regulagem elétrica dos faróis, banco do motorista com regulagem manual de altura, antena integrada ao pára-brisa, rádio AM/FM com toca-fitas.
OPCIONAIS
Air bag duplo, acabamento interno em couro, controle de velocidade de cruzeiro, sistema eletrônico de controle de tração, teto solar elétrico, transmissão automática de quatro velocidades.
CHEVROLET VECTRA CD 2.2 16V SFI X CONCORRENTES
Chevrolet Vectra 2.2 16V Chrysler Neon 2.0 16V Honda Civic 1.6 16V
Potência (cv) 138 133 126
Dimensões (AxBxC) (m) 4,49x1,71x1,41 4,39x1,71x1,42 4,33x1,69x1,38
Dimensões (DxE) (m) 2,64x1,95 2,66x1,91 2,62x1,99
Porta-malas (litros) 500 370 375
Velocidade máxima (km/h)* 205 200 185
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)* 10,0 10,8 11,3
Consumo cidade/estrada (km/l)* 9,7/12,9 10,6/14,6 9,8/13,0
Acomprimento, B
(*) Dados fornecidos pelos fabricantes
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
O acabamento da carroceria, principalmente das portas, não faz jus ao carro estão desalinhadas. Capô e porta-malas, por sua vez, estão corretos, bem como a pintura com bom acabamento em geral.
VÃO DO MOTOR
É bom o espaço para manutenção e os principais componentes estão bem posicionados. O isolamento acústico do grupo motopropulsor em relação ao habitáculo é ruim, levando-se em conta que é um automóvel de categoria superior.
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, apresentou pequenas interferências com o solo, tanto na frente (já vem com chapa protetora para carter e câmbio) como no meio do chassi, ao passar por quebramolas mais salientes.
FREIOS
Apresentou um bom comportamento dinâmico em geral. A altura do pedal de freio, em relação ao da embreagem, é menor, mas auxilia muito numa condução mais esportiva, com sucessivas frenagens com reduções de marchas simultâneas.
CÂMBIO
Apresentou comportamento normal com engates precisos e boa maciez. O curso da alavanca é longo, principalmente para 2ª e 4ª marcha onde o braço chega a tocar o encosto do banco dianteiro. As relações de 3ª, 4ª e 5ª marchas são longas, o que obriga a trocas constantes quando se quer uma boa retomada.
MOTOR
Com 138 cv, permite um desempenho razoável em alta velocidade, mas na cidade, com carga máxima e ar-condicionado ligado, é discreto, pois o torque máximo só aparece em altas rotações. Esta versão (top) merecia um motor V6.
VEDAÇÃO
Não foram notadas infiltrações de água ou poeira durante o teste.
NÍVEL DE RUÍDOS
É alto o nível de ruídos no habitáculo quando se trafega sobre paralelepípedos, deixando a desejar. O som produzido pela
aspiração do motor também incomoda, bem como o som proveniente do ar de encontro com a carroceria em alta velocidade, mesmo com os vidros totalmente fechados.
SUSPENSÃO
Merecia um melhor trabalho na calibragem em geral. Para o segmento de mercado a que se destina, a suspensão é dura em qualquer situação (vazio ou carregado), prejudicando o conforto dos ocupantes, já penalizados pelos bancos duros. A
estabilidade, em geral, é boa e conta com controle de tração, muito eficiente, principalmente em pisos de baixo atrito, como
estradas de terra.
DIREÇÃO
O volante tem regulagem de altura e boa pega, mas o efeito retorno é um pouco lento. Mesmo assim é preciso tanto em retas como em curvas e a calibragem da assistência hidráulica está correta, permitindo boa sensibilidade - sem muito esforço -em qualquer situação.
ILUMINAÇÃO
Possui luzes de cortesia nos pára-sóis, porta-luvas e portamalas. Os faróis iluminam bem, tanto no baixo quanto no alto,
e contam ainda com regulágem elétrica de altura. Faróis auxiliares de neblina no pára-choques, complementam o conjunto,
aumentando a eficiência.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As palhetas varrem uma boa área, permitindo boa visibilidade na chuva. Além disso, o sistema de esguicho de água para limpeza do pára-brisa é eficiente.
ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas, o aro não é em liga leve, mas o pneu é igual aos de uso. A alavanca de acionamento não tem proteção para as mãos, e a troca não é simples, pois as soleiras têm saias nas quais é necessário retirar as tampas
plásticas para posicionar o macaco. Além disso, para soltar os parafusos das rodas deve-se retirar a calota central com
chave específica. Sem sentido as tampas plásticas pretas que cobrem a cabeça dos parafusos, já que são encaixadas na calota sobre pressão, e ajudam a dificultar a troca.
FERRAMENTAS
Possui uma chave de fenda combinada e um gancho para reboque de emergência.
ALARME
Acionado por controle remoto por meio de botões na chave de ignição. Fecha portas, porta-malas e tampa do bocal do tanque
de combustível. Deveria ter o fechamento automático dos vidros ao se travar, detalhe que causa desconforto num veículo “top”.
* Estas avaliações foram realizadas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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